CURSO PREPARATÓRIO PARA EVANGELIZADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS
Advertisements

EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
O Julgo Leve “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.” (São Mateus, 11:28)
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE
XI ...AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO... *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
A Prece.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
Bem vindos ao PESC 2011 Palestra de Evangelização 10 Jan 2011
A CANDEIA.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
I. Necessidade do Estudo ESDE/ESME
MARCOS
O que você espera do discipulado?
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A importância do Auto - Conhecimento
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
A Alegria do Evangelho.
Caminho Verdade Vida.
Em busca da ovelha perdida. Jo
Por que lemos a Bíblia, hoje?
veio morar no meio de nós
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
5/6/ Se enganar-se é desagradável, pior ainda é ser mistificado. Aliás, é esse um inconveniente de que mais facilmente podemos nos preservar.
Igreja-Mãe.
Maria a Bem-Aventurada
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
PARABOLA do semeador i.
Associação Espírita Caridade 15 anos
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
A habitual dependência diária de Deus é o fundamento da fidelidade e do sucesso na vida. Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
Assunto: Jesus, único Salvador – O Caminho.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121). “A maior e mais urgente de todas as nossas necessidades é um reavivamento da verdadeira.
A Parábola do semeador Lucas 8:
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
Pe. Audinei Carreira da Silva
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Carta de Paulo a Filemon
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO
DOUTRINA DOS ANJOS GUARDIÃES ANJOS GUARDIÃES REVISTA ESPÍRITA – Allan Kardec Formatação e Montagem: E.Gaudenzi Música : Ave Maris Stella.
Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
Objeto de Estudo do ESDE: O objeto de ensino e aprendizagem do ESDE é a Doutrina Espírita. A Doutrina Espírita está contida nas obras básicas do Espiritismo.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.
1º Encontro Marcilene & Nalva. Considerações Pertinentes.
Transcrição da apresentação:

CURSO PREPARATÓRIO PARA EVANGELIZADORES 1º Encontro Marcilene & Nalva

CURSO PREPARATÓRIO PARA EVANGELIZADORES Considerações Pertinentes

-. Objetivos do Curso; - Conteúdo; -. Divisão de Aulas; - - *Objetivos do Curso; - Conteúdo; - *Divisão de Aulas; - *Datas dos Encontros; - A Apostila: entrega e contribuição.

Dos Objetivos: Conscientizar para a importância da Evangelização à luz da Doutrina Espírita. Preparar evangelizadores cônscios de suas responsabilidades. Qualificar os Evangelizadores, despertando neles, a dedicação, disciplina, boa vontade e empenho, tão necessários ao cumprimento da tarefa.

Sábado: 22/11/2008 1ª Parte – Marcilene e Nalva Apresentação /O Centro Espírita: Uma Escola/ Por que Evangelizar? 2ª Parte – Geni e Sérgio Quem Evangelizar? O que Evangelizar? Quem Evangeliza?

Sábado: 29/11/2008 3ª Parte – Maria Juliana e Paulo Rocha Como Evangelizar? Metodologia / Metodologia de Jesus. 4ª Parte – Janaína e Elza Como Evangelizar? / Planejamento/ Elaborando Planos de Aula. Sábado: 06/12/2008 Simulado com aulas práticas.

Após o curso: A casa está obrigada? Eu estou obrigado?

O Evangelho Segundo o Espiritismo MISSÃO DOS ESPIRITAS O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XX – Erasto

É chegada a hora em que deveis sacrificar os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas futilidades, à sua propagação. Ide e pregai: os Espíritos elevados estão convosco. Falareis, certamente, a pessoas que não quererão escutar a palavra de Deus, porque essa palavra os convida incessantemente ao sacrifício.

Sim, vós todos, homens de boa-fé, que tendes consciência de vossa inferioridade, ao contemplar no infinito os mundos espaciais, parti em cruzada contra a injustiça e a iniqüidade. Ide e aniquilai o culto do bezerro de ouro, que dia a dia mais se expande. Ide, que Deus vos conduz! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão, e falareis como nenhum orador sabe falar. Ide e pregai, que as populações atentas receberão com alegria as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.

Ide, homens que sois grandes perante Deus, e que, mais felizes do que Tomé, credes sem querer ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando nada conseguiste obter por vós mesmos. Ide: o Espírito de Deus vos guia.

Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que novos concedeu Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que novos concedeu. Mas, cuidado, que entre os chamados para o Espiritismo, muitos se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho?

Responderemos: Podeis reconhecê-los pelo ensino e a prática dos verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu altruísmo. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios, porque Deus quer que a Sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos, que vencerão.

O que é o Centro Espírita?

"O Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender a ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorarmo-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna" Emmanuel

1º Elemento: O Centro Espírita é uma escola

“onde podemos aprender a ensinar” 2º Elemento: “onde podemos aprender a ensinar”

"(aprender) a plantar o bem" 3º Elemento: "(aprender) a plantar o bem"

"(aprender) a recolher as graças (do bem praticado)" 4º Elemento: "(aprender) a recolher as graças (do bem praticado)"

"(aprender) a aperfeiçoar os outros" 5º Elemento: "(aprender) a aperfeiçoar os outros"

"(aprender) a aprimoramo-nos" 6º Elemento: "(aprender) a aprimoramo-nos"

"(aprimorarmo-nos e) aperfeiçoar os outros na senda eterna" 7º Elemento: "(aprimorarmo-nos e) aperfeiçoar os outros na senda eterna"

despertando no Homem o desejo de renovar–se. Finalidade do Centro Espírita: Divulgar o Evangelho interpretando os fatos à luz da Doutrina Espírita, despertando no Homem o desejo de renovar–se. ("Artigo: O Centro Espírita - Jornal O Mundo Espírita, Jan/93 pág. 5 Prof. Ney Lobo "O Centro Espírita” - Prof. Herculano Pires)

Uma das primeiras necessidades que temos, numa Casa Espírita, é a de entender por que a preocupação de termos Cursos Doutrinários como atividades permanentes.

Segundo considerações dos Espíritos Por que evangelizar? Segundo Jesus “Voltou Jesus a ensinar à beira-mar, e reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.” “Assim lhes ensinava muitas cousas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.” Segundo Kardec “Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar.” (O Livro dos Médiuns – Capítulo III – 1ª parte) Segundo considerações dos Espíritos “Em qualquer setor de trabalho a ausência de estudo significa estagnação. Esse ou aquele cooperador que desistem de aprender incorporando novos conhecimentos, condenam-se totalmente, às atividades de subnível.” (Nos domínios da mediunidade – André Luiz)

doutrinar é o mesmo que evangelizar?

necessário é a luz do amor no íntimo Evangelizar necessário é a luz do amor no íntimo é preciso vibrar e sentir com o Cristo o sincero evangelizador será sempre o reservatório da verdade, habilitado a servir às necessidades de outrem, sem privar-se da fortuna espiritual de si mesmo. Doutrinar basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo bastarão a leitura e o conhecimento o doutrinador muitas vezes não é senão o canal dos ensinamentos

Há diferença entre instruir e educar?

relaciona-se com o INTELECTO relaciona-se com o CARÁTER INSTRUÇÃO relaciona-se com o INTELECTO é ilustrar a mente com certa soma de conhecimentos sobre um ou vários ramos científicos EDUCAÇÃO relaciona-se com o CARÁTER é desenvolver os poderes do espírito, não só na aquisição do saber, como especialmente na formação e consolidação do caráter

A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral." IMPORTANTE É preciso não confundir instrução com educação. A educação abrange a instrução, mas pode haver instrução desacompanhada de educação. É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade." A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral."