Setembro 2008 Sandra da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A Casa Espírita.
Relação professor/aluno
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Psicologia e práticas educativas.
PSICOLOGIA.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
Espiritismo e Ecologia
65 milhões anos atrás extinção dos dinossauros
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
PESTALOZZI ( ).
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PROFETA GENTILEZA Por um mundo mais gentil.
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
DAFA/FERGS Departamento de Assuntos da família.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
- Educar -.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Do Princípio Inteligente à Angelitude
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Do Princípio Inteligente à Angelitude
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
No âmago de cada coração há uma escadaria..
- EDUCAR -.
PESTALOZZI ( ) Muitas influências de Rousseau e da revolução francesa
Didática: organização do trabalho pedagógico
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
Missão do Lar.
A Casa Espírita.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Educação.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Favor dar um clique a cada página Da mesma forma como o deserto necessita de chuva,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EDUCAR É AMAR Sergito de S Cavalcante. A violência tem sido um dos mais lamentáveis e terríveis problemas que a sociedade atual enfrenta.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Do Princípio Inteligente à Angelitude
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
– Educar – Rubens Alves.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
Lei de Destruição e Lei de Conservação
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Existem os caminhos do mundo, e existem os caminhos da alma.
O AFETO NA PEDAGOGIA Setembro 2008 Sandra da Silva Clique no mouse para continuar.
Transcrição da apresentação:

Setembro 2008 Sandra da Silva O AFETO NA PEDAGOGIA Setembro 2008 Sandra da Silva Clique no mouse para continuar

O AFETO NA PEDAGOGIA Palestra Interativa Visualização: LUZ ROSA (apoio musical) Pontos para a reflexão sobre a Pedagogia do Afeto O que é Pedagogia? Como se dá o aprendizado? Aprendizado Compartimentalizado O Aprendizado Holístico Seguindo com a Evolução (a pedagogia com Afeto) A importância da Gentileza (o Profeta Gentileza - exercício da caridade) O exemplo da Fraternidade (Fraternura) Amar é também disciplinar! (apelo aos pais, professores, co-educadores) Pergunta de encerramento L.E. 685a Momento de interiorização

Muito grande. Conforme já dissemos. Introdução L.E.208 „Os espíritos podem exercer alguma influência sobre os filhos, após o nascimento destes?“ Muito grande. Conforme já dissemos.

Pedagogia Princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. (Novo Dicionário Aurélio) Johann Heinrich Pestalozzi(1746-1827) Antecipando as concepções da Escola Nova(séc.19 e 20), afirmava que a função principal do ensino é levar aos aprendizes a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. Princípio: Extrair e não pôr !!!!!

Aprendizado compartimentalizado O aprender Tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em consequência de estudo, observação, experiência,advertência.(N.D.Aurélio) Aprendizado compartimentalizado

Aprendizado com a emoção O cruzamento de informações lógicas com estímulos interioriza o aprendizado, através da emoção.

Educando com a emoção: emoção tensa A memória do passado não é estática! É possível se reconstruir o passado. „O presente relê o passado“ O registro na memória é involuntário,… A memória se abre por janelas e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. emoção tensa

Emoção serena / tranquila

Mente -corpo Esquema ressalta uma pessoa recebendo influências sobre os estímulos do ambiente.

Construção dos pensamentos É multifocal O gerenciamento da construção dos pensamentos leva ao equilíbrio. „Só o conhecimento sobre si mesmo e o amor pela espécie humana libertam o Homo sapiens das suas loucuras“ A. Cury

Cap. XIX. Evangelho segundo o Espiritismo Cap. XIX Evangelho segundo o Espiritismo „A fé transporta montanhas, …“

A importância da gentileza „O princípio norteador de tudo é a gentileza, como modo de ser.“ José de Trino (1917-1996) O maluco“do viaduto do Cajú _ „Maluco para te amar, louco para te salvar Seja maluco como eu, mas seja maluco beleza, da Natureza, das coisas divinas.“

Fraternura Francisco de Assis : ex. da fraternidade Viveu para nos ensinar a aplicar o coração, a emoção na prática do aprendizado. Se despede desta dizendo:„Io mi parto de voi con la persona, ma vi lascio il mio cuore.“ Leonardo Boff se refere ao Fraternura: „ O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo. Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cor-dialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com a irmã e mãe Terra ,,, como fez Francisco“

Amar é também disciplinar! O que tem se observado é que na tentativa de se praticar uma educação democrática, os educadores, sejam pais ou professores estão se atrapalhando. Inversão da postura até o séc. passado, autoritária: Pais/professores obedientesX Filhos/ alunos autoritários „O processo deve ser dirigido pelos pais que tem mais experiência do que o filho, em que os pais tem mais responsabilidade, e o filho precisa a aprender a ter, em que os pais sabem o que o filho precisa, e o filho acha que precisa do que lhe dá prazer.“ Respeitando-se os estágios de desenvolvimento do indivíduo e se dando atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, segundo Pestalozzi a criança aflora. E esta é uma das partes mais importantes da missão de educador!

Pergunta final L.E.685a „No entanto, que fará o velho que precisa trabalhar para viver, mas está incapacitado de trabalho? „O forte deve trabalhar para o fraco. Na falta da família, a sociedade deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade. … … Há um elemento a que não se tem dado o devido valor e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria: a educação. … A educação moral … que consiste na arte de formar os caracteres, aquele que cria hábitos... Quando esta arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência.“ …

Bibliografia: "A Psicologia do Afeto", Olganir Merçon Tezolin , DP&A " Saber Cuidar- Ética do humano- Compaixão pela Terra", Leonardo Boff, Ed. Vozes "O Mestre Inesquecível", Augusto Cury, Sextante "Educação& Vivências", J. Raul Teixeira "Saúde Espiritual", Alírio de Cerqueira Filho, ebm editora "O Evangelho Segundo o Espiritismo" FEB "O Livro dos Espíritos" Sala Educar- Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo Consulta em várias páginas da Internet Palestra proferida por Sandra da Silva no CEEAK- Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec- Winterthur-Suiça- em 09.setembro.2008.