MINISTÉRIO DAS CIDADES DENATRAN Maria Cristina Hoffmann Lei nº 12.009/2009 – que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte.

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Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DAS CIDADES DENATRAN Maria Cristina Hoffmann Lei nº /2009 – que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e cargas (motofretista

Fonte: Pesquisa de avaliação - Campanha educação no trânsito 2010 – Checon Pesquisa/ M. das Cidades “O motoboy não tira os retrovisor, ele só arranca os que não estão sendo usados” Motociclista, 28 anos, Porto Alegre. “Por conta do trabalho, os motociclistas tem uma determinada forma de transitar, tem que ser mais rápido, mais ágil e os motoristas, de uma forma geral, se irritam com isso” Motociclista, 59 anos, Brasília.

FALTA DE INSTRUÇÃO “O cúmulo do absurdo! Ficar fazendo „oitinho ‟ e „zerinho ‟ numa pista onde não tem movimento nenhum, estão simplesmente dando uma arma engatilhada para o cara se matar! “ Motociclista, 40 anos, Brasília. SENTIMENTO DE ONIPOTÊNCIA Quanto mais eu bebia, mais eu corria, mais eu dava cavalo de pau, parece que eu ficava o super homem” Motorista, 37 anos, Salvador. MARGINALIZAÇÃO. Às vezes estou atrasado, tô nem aí pro outros, quero chegar no meu horário lá, e cometo infração de trânsito, azar de todo mundo! Motociclista, 22 anos, Belo Horizonte. INDEPENDÊNCIA “Por conta do trabalho, os motociclistas tem uma determinada forma de transitar, tem que ser mais rápido, mais ágil e os motoristas, de uma forma geral, se irritam com isso” Motociclista, 59 anos, Brasília.

CONSUMO ACESSIBILIDADE EMPODERAMENTO ELEVAÇÃO DESPROPORCIONAL DE ACIDENTES NO TRÂNSITO A moto oferece várias vantagens no dia a dia. Serve para o trabalho, para o transporte mais rápido, traz mais conforto e liberdade para quem usa.

Quanto custa ser motofrete

Estudo da Organização Mundial de Saúde estima 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, no ano de 2009, em 178 países; O Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito precedido pela Índia, China, EUA e Rússia. Resolução A/64/L44 da ONU 2 de março de de maio de 2011 Dia Mundial de Início da Década Lançamento no Brasil do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito

cenário Mortes no trânsito Homens 78,3% das vitimas 15,6% admitiram o consumo de bebidas 21,7% queda de motocicletas em 2010, as mortes com motocicletas mais que triplicaram na Região Sudeste, saltando de 940, em 2002, para 2.948,– um crescimento de 214%. Os óbitos cresceram 165% no Nordeste, 158% no Centro-Oeste, 147% no Norte e 144% no Sul. Fonte: SIM - Ministério da Saúde

Cenário – Frota Motorizada Brasileira Fonte: Ministério da Saúde Cenário Em 1970, as 62 mil motocicletas registradas no país representavam só 2,4% do total de veículos motorizados Em ,5 milhões de unidades, representando 25,5% dos veículos motorizados. Cidades que ultrapassam os 10 motociclistas mortos para cada 100 mil habitantes: Rondônia, Roraima, Tocantins, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Mato Grosso, com Espírito Santo bem no limiar. 2011, os números apontam que são 72,4 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil, vítimas de moto, o que representa quase 50%. A vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que sua letalidade em acidentes chega a ser 14 vezes maior que a dos ocupantes de automóvel

Cenário – Frota Motorizada Brasileira Fonte: Denatran Cenário

Cenário – Frota Motorizada Brasileira Fonte: manual de segurança viária OMS Cenário Países de baixa renda – 33% a 69% dos condutores mortos estão sob efeito de álcool. Na Tailândia -36% dos acidentes com motocicletas na Tailândia – álcool foi fator determinante Na Colômbia, 23% dos óbitos dos motociclistas estão relacionados ao consumo de álcool No NEPAL, 28% dos acidentes envolveram motocicletas Nos EUA 40% dos óbitos de jovens ligados ao consumo de álcool Na África do Sul, 51% dos óbitos, elevado nível de alcoolemia

Cenário – Frota Motorizada Brasileira Fonte: manual de segurança viária OMS Cenário Álcool – efeito depressor ou estimulante Produz alteração fisiológica -aumenta o risco de acidentes Modifica a capacidade de discernimento, torna reflexos mais lentos, reduz acuidade visual, a visão sofre deterioração Álcool prejudica aspectos da segurança : uso do cinto de segurança, capacete, respeito ao limite da velocidade Motociclista – alcoolemia superior a 0,05g/100ml – aumenta em até 40 vezes o risco de acidentes

Cenário – Frota Motorizada Brasileira Fonte: manual de segurança viária OMS Cenário Sexo masculino; Entre 18 e 24 anos Camada socioeconômica baixa Solteiros ou divorciados Atividade profissional não qualificada Nível de escolaridade baixo; Baixa auto estima Brasil - a quantidade de fatalidades em acidentes de trânsito cresceu de 2000 a 2007, em 30% nesse período. Dados do DPVAT, registram em 2007 um total de mortes

Estratégia

ABR – 2011 PARE e PENSE SET – 2011 Semana Nacional De Trânsito JUN – 2011 PARADA DEZ – 2011 FINAL DE ANO JAN MOTOCICLISTA

FEV CARNAVAL ABR SEMANA SANTA ABR CORPUS CHRISTI JUN FESTAS JUNINAS SET SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

OUT PARADINHA NOV CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO DEZ TRADIÇÃO DE FINAL DE ANO

AÇÕES MINISTÉRIO CIDADES / DENATRAN CAMPANHA PERMANENTE SETEMBRO 2012 SALÃO DO AUTOMÓVEL SIMULADOR DE DIREÇÃO

Campanha – Internet/ Redes Sociais Páginas do PARADA na internet e redes sociais: paradapelavida.com.br rotasdascidades.com.br Twitter; Facebook; Facebook.com/paradapelavidaFacebook.com/paradapelavida