Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
GRUPO 1 - ICT Artigos: 1°, 2°, 3°, 4°, 6°, 7°, 8° e 26° Coordenador: Sergio Pontes - ON Participantes: Iman Vieira - MPAG, Ludmila Brito - IBICT, Sandra.
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Confronto Legislacional: dificuldades operacionais Visão das ICTs FIESP - São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Angela.
Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Profa. Adriana Diaféria
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Rio de Janeiro – outubro de 2005
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Propriedade Intelectual
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Rio de Janeiro – outubro/2005
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Talentos para Inovação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Marcus Julius Zanon Workshop para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de T T - Potencialidades Face à Lei.
Consolidação, Capacitação e Integração do
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Laboratório de Ensino a Distância
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Empresa Junior.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Universidade de Brasília Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

Universidade de Brasília Projetos submetidos ao Edital FVA/TIB: FINEP/CNPq 01/2002 Ednalva Fernandes Costa de Morais Vice-Diretora CDT/UnB-DF Rio de Janeiro, 19 a 21 de outubro de 2005.

Universidade de Brasília O objetivo do edital era apoiar projetos no âmbito do programa TIB, visando expandir e consolidar a infra-estrutura de serviços tecnológicos em propriedade intelectual. Para o tema de propriedade intelectual haviam 2 chamadas: núcleos de apoio ao patenteamento e organização de escritórios de negócios.

Universidade de Brasília Projeto 1: Núcleo de apoio ao patenteamento: Projeto destinado a criar ou consolidar núcleos especializados no fornecimento de serviços de assistência técnica e informação sobre PI.

Universidade de Brasília Organização de Escritórios de Negócios: Promover o estabelecimento de escritórios de negócios em propriedade intelectual, como mecanismos de orientação e assessoramento, atuando na interface entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, e identificando resultados de pesquisa com potencial de aplicação comercial.

Universidade de Brasília NUPITEC Criado em 1999, o Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – NUPITEC, atendia somente à comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, alunos, técnicos de laboratório e administrativo). O projeto propôs estender o escopo de atendimento ao público externo como micro e pequenas empresas do DF e inventores isolados.

Universidade de Brasília Serviços Consultoria em propriedade intelectual para a comunidade externa via Disque Tecnologia e Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT Assessoria técnica nos trâmites de proteção e acompanhamento das tecnologias da Universidade de Brasília Comercialização das tecnologias geradas na Universidade para o setor produtivo, por meio de transferência ou licenciamento

Universidade de Brasília Projetos propostos pelo CDT Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Ampliado.

Universidade de Brasília Objetivos Específicos Criação de mecanismos e rotinas para atendimento às empresas e inventores isolados Aperfeiçoamento dos processos internos de atendimento a professores/pesquisadores na geração de tecnologias criadas na UnB Formação e capacitação de recursos humanos na área de propriedade intelectual Estimular e orientar empresários/inventores na proteção dos conhecimentos gerados nas suas respectivas empresas, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico nacional.

Universidade de Brasília Resultados Esperados Melhoria da capacidade técnica da instituição no que se refere aos trâmites do processo de patenteamento Absorção de mão-de-obra capacitada; Melhoria da infra-estrutura do NUPITEC; Ampliação do número de patentes e outros registros da Universidade Aumento do número de depósitos de patentes e outros registros pelas empresas do Distrito Federal

Universidade de Brasília Resultados Alcançados Elaboração do manual de procedimentos; Atualização do banco de dados de pesquisadores; Estudo de setores e segmentos empresariais relevantes na economia local, com identificação das principais necessidades quanto a propriedade intelectual do DF e C&T&I; Ampliação da quantidade de tecnologias protegidas; Palestras Institucionais;

Universidade de Brasília PATENTES: 15 Patentes de invenção - Pasteurizador de Leite Híbrido (Eng. Mecânica) - Processo de obtenção de etanol a partir de matéria-prima amilácea (Biologia) 08 Patentes em Co-titularidade Resultados do NUPITEC Ativos Intangíveis Protegidos Exemplos Insulina Humana Recombinante – Biobrás/Biomm (Biologia) (protegida em 7 países)

Universidade de Brasília 02 Patentes de Modelo de Utilidade Aplicador de Fita Adesiva (Desenho Industrial) 01 Registro Desenho Industrial Guitarra (Desenho Industrial)

Universidade de Brasília 06 Registros de Software Localização de celulares roubados, clonados e Emergências (Eng. Elétrica) 31 Marcas - 09 CDT - 04 UnB - 09 DEX - 09 Editora

Universidade de Brasília Outros Serviços: 45 Atendimentos via Disque Tecnologia, dentre eles: micro e pequenos empresários e inventores isolados. Exemplos: - Consultoria em registro de marcas para empresas do ramo de vestuário e jóias. - Consultoria em proteção a patentes para inventores Isolados, em diferentes áreas do conhecimento. 04 Palestras e Seminários em propriedade intelectual para a comunidade acadêmica, micro e pequenos empresários e atuantes na área.

Universidade de Brasília Gráfico da evolução do número de tecnologias protegidas na UnB desde a criação do NUPITEC

Universidade de Brasília Cabe ressaltar que durante o período de vigência do projeto, 18/08/03 a 18/02/2005, o número de ativos intangíveis protegidos aumentou significantemente, constando: 10 patentes; 01 Desenho Industrial; 02 Softwares.

Universidade de Brasília Projeto 2 Organização de Escritórios de Negócios: Criação da Agência de Comercialização de Tecnologia O objetivo do projeto foi criar uma agência para negociação/comercialização das tecnologias desenvolvidas na UnB, atuando como interface entre a Universidade e o setor produtivo.

Universidade de Brasília Objetivos Específicos Estabelecer contatos com o setor produtivo visando negociações de projetos de desenvolvimento tecnológico; Criar rotinas internas para a transferência de tecnologias;

Universidade de Brasília Objetivos Específicos Criar mecanismos para a divulgação; Estabelecer critérios de valoração das tecnologias; Criar mecanismos para a negociação; Capacitar recursos humanos na área.

Universidade de Brasília Resultados Esperados Criação da Agência de Comercialização de Tecnologia; Ampliação do conhecimento em negociações de tecnologias; Ampliação da disponibilização de tecnologias desenvolvidas na UnB à sociedade; Produtos de melhor qualidade e custo mais baixos lançados no mercado.

Universidade de Brasília Resultados alcançados Estudo de metodologia da implantação da Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) Desenvolvimento do banco de dados gerenciais para a ACT Conhecimento e tecnologias em processo de comercialização - 02

Universidade de Brasília Estrutura da ACT - Equipe Nome Formação Função Luís Afonso Bermúdez Engenharia Elétrica Diretor Ednalva de Morais Sociologia Vice Diretora Kátia Beltrão Administração Gerente de Tecnologia Márcia Aguiar Coordenadora NUPITEC Jorge Nogueira Economia Coordenador de Contratos e Convênios Poliana Andrade Direito Técnica em Contratos e Convênios Sheila Nunes Relações Internacionais Técnica em PI e TT

Universidade de Brasília Dificuldades no decorrer do Projeto Operacional Glosa no orçamento por parte do CNPq; Carência de profissionais com perfil adequado na área de PI; Dificuldade na manutenção dos quadros existentes; Prazo insuficiente para mensuração de sua efetividade; Interrupção do processo referente a PI por parte dos micro e pequenos empresários.

Universidade de Brasília Problemas Ambientais Falta de visão e conhecimento por parte dos pesquisadores e das MPE´s sobre a importância da proteção da PI; Necessidade de intensificar e ampliar as iniciativas dos órgãos competentes no sentido de fomentar a política de PI; Melhor alinhamento de visão entre os fomentadores de pesquisa (CAPES, CNPq e FINEP com os institutos de ensino superior (PI x Publicação x titularidade); Demora no processo da concessão da patente

Universidade de Brasília Lei de Inovação – Lei 10.973, 02/12/2004 Instrumento jurídico legal que pode facilitar os processos negociais de TT e a criação de EBTs pelos pesquisadores

Universidade de Brasília Vantagens Facilitação para a transferência de tecnologia; Remuneração ao pesquisador; Parceria universidade-empresa; Disseminação da cultura de proteção ao conhecimento e exploração dos resultados obtidos pela pesquisa nacional; Profissionalização dos recursos humanos; Construção de redes.

Universidade de Brasília O CDT é um possível candidato ao Núcleo de Inovação Tecnológica? Sim, baseado nos artigos 2º, § VI e o 16 da Lei de Inovação.

Contatos www.cdt.unb.br Prof. Luís Afonso Bermúdez Diretor – CDT/UnB bermudez@cdt.unb.br Profª Ednalva F. de Morais Vice Diretora – CDT/UnB ednalva@cdt.unb.br Fone: (61) 3307-2730 / 3347-0617 www.cdt.unb.br