1. Caracterização do APL Localização: Região do Seridó

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Cooperação e governança: novas perspectivas e abordagens.
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO.
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Gestão Estratégica para ONG’s
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
PLENÁRIA FINAL.
São José do Rio Preto / SP
5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
Outubro de 2009 A Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste: Oportunidades e Desafios.
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
Projeto APL Pegmatitos da Região Seridó e Agreste Potiguar
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
APICULTURA DE VILHENA-RO
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PROJETO: APL DE PEGMATITOS DO SERIDÓ E AGRESTE POTIGUAR MENSURAÇÕES T0, T1, T2 e TF Ano de Referência: 2008 a 2011 MENSURAÇÕES T0, T1, T2 e TF Ano de Referência:
Setembro
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
BNDES. BNDES/ÁREA DE PLANEJAMENTO ATUAÇÃO DO BNDES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS JUNHO DE 2004 AP/DEPRO.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

1. Caracterização do APL Localização: Região do Seridó Município: Jardim de Piranhas (Ampliado para Caicó e Currais 2007/2009) Nº de habitantes: 13.270 mil habitantes Distância: 327Km capital Nº de empresas de tecelagem: 250 formais e informais Nº de empregos: 4 mil empregos diretos e indiretos envolvidos na atividade.

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Localização

Empresas Planejamento Principais ações em 2008 1. Consultorias de adequação dos processos Foi negociado durante o ano de 2007 o projeto PRODECOT, tendo suas ações realizadas com sucesso em 2008 conforme abaixo: Modalidade Turmas/ Empresas Planejamento Horas/ Turma Total de horas Nº de Atendimentos Executado Curso de costureiras 4 turmas 80 320 77 Aperfeiçoamento 20 empresas 20 400 300 310 Gestão Têxtil 1 turma 100 25 15 Consultoria 500 195 197 Total 225 1320 600 599

Principais ações em 2008 2. Consultorias de adequação dos processos e produtos do projeto FINEP/UFRN aprovado em 2007 com realização 2007/2009. Foi realizado o diagnóstico de necessidades nas 10 empresas que serão atendidas diretamente neste projeto;

Principais ações em 2008 3. Missão FEBRATEX – Blumenau, 12 a 15 de agosto/20085 Participaram da missão 16 empresas do projeto de Tecelagem. Obtiveram informações e conhecimentos de novas tecnologias e adquiriram novos equipamentos em torno de 400 mil reais.

Principais ações em 2008 4. Participação da ASITEX e COOPTEXTIL na Festa do Boi 2008.

Principais ações em 2008 5. Projeto BNDES para o Centro Produtivo. Parceria Sebrae, BNDES, Governo do Estado, Prefeitura de Jardim de Piranhas e Cooptêxtil. O projeto já foi aprovado pelo BNDES dependendo da liberação da licença ambiental pelo IDEMA para a assinatura formal, fato que deverá ocorrer até dia 10/11/2008.

DESAFIOS (Ações 2007/2009) ÁREA INDUSTRIAL 2. CENTRO PRODUTIVO SENAI /CNPq/ IMTECOT BNDES GOVERNO DO ESTADO EMPRESÁRIOS SEBRAE 3. AGENCIA BANCÁRIA E TORRE DE CELULAR 4. SANEAMENTO BÁSICO 5. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 6. Acesso a novos mercados; 7. Formalização de empresas; 8. Fortalecer ainda mais a cultura de cooperação; 9. Aprimorar a inovação de processo e produtos;

Pesquisa do APL de Tecelagem de Jardim de Piranhas/RN Pesquisa do Censo Empresarial de Jardim de Piranhas/RN realizada em Fevereiro de 2008. Pesquisa do APL de Tecelagem de Jardim de Piranhas/RN

Resultados Finalísticos Resultados Intermediários 1 - Elevar em 20% o número de peças vendidas até dezembro de 2009. 2 - Destinar 3% das vendas para o mercado externo até dezembro de 2009. Resultados Intermediários 3 - Reduzir em 20% o número de peças com defeito co produto final até dezembro de 2009. 4 - Elevar em 10% carteira de clientes até dezembro de 2009.

GOVERNANÇA Muito Obrigado! www.sigeor.sebrae.com.br Maiores Informações: José Rangel de Araújo – SEBRAE/RN Gestor da APL de tecelagem do Seridó. rangel@rn.sebrae.com.br 84. 9962.0313 www.sigeor.sebrae.com.br