Capítulo 2 Tópicos Preliminares

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Capítulo 2 Tópicos Preliminares Lógica de Programação Capítulo 2 Tópicos Preliminares Lógica de Programação – Rômulo César

Tópicos Preliminares Neste capítulo Tipos Primitivos Variáveis Expressões Aritméticas, Lógicas e Relacionais Comandos de Entrada e Saída Blocos Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Tópicos Preliminares Tipos Primitivos São os tipos básicos de informação dos algoritmos Inteiro: informação pertencente ao conjunto dos números inteiros relativos (positiva ou negativa) Real: informação pertencente ao conjunto dos números reais Caracter: informação alfanumérica (caracteres alfabéticos, numéricos e especiais) Lógico: informação biestável (admite apenas 2 valores) Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Tópicos Preliminares Constantes São valores que não sofrem nenhuma variação no decorrer do tempo São exemplos de constantes: o valor de PI, a velocidade da luz, 5, “Não fume” Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Variáveis São valores que podem sofrer alteração no decorrer do tempo. Ex: Cotação do dólar, o peso de uma pessoa, o preço da gasolina São como gavetas que podem receber diversos tipos de objetos Identificadores: São os nomes escolhidos para as informações variáveis Deve iniciar por caracter alfabético Pode ser seguido por mais caracteres alfabéticos ou numéricos Não devem ser usados caracteres especiais Declaração: processo de reservar e etiquetar gavetas Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Expressões Expressões Aritméticas Operadores aritméticos: utilizados para a realização de cálculos matemáticos Operador Função Exemplos + Adição 2 + 3, X + Y - Subtração 4 - 2, N – M * Multiplicação 3 * 4, A * B / Divisão 10 / 2, C / D pot(x,y) Potenciação (x elevado a y) pot(2, 3) rad(x) Raiz quadrada (de x) rad(9) Mod Resto da divisão 9 mod 4 resulta 1 Div Quociente da divisão inteira 9 div 4 resulta 2 Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Expressões Expressões Lógicas Operadores relacionais: utilizados para a estabelecer relação de comparação entre valores Operador Função Exemplos = Igual a 3 = 3, X = Y > Maior que 5 > 4, X > Y < Menor que 3 < 6, X < Y >= Maior ou igual a 5 >= 3, X >= Y <= Menor ou igual a 3 <= 5, X <= Y <> Diferente de 8 <> 9, X <> Y Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Expressões Expressões Lógicas Operadores lógicos: utilizados para a efetuar avaliações lógicas entre valores Tabelas Verdade: Conjunto de todas as possibilidades de cada operador lógico Operador Função Exemplos Não Negação não V, não X e Conjugação V e V, X e Y ou Disjunção V ou V, X ou Y A não A F V A B A e B F V A B A ou B F V Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Atribuição Processo de associar um valor a uma variável (guardar um objeto na gaveta) O tipo de dado deve ser compatível com a variável (objeto precisa caber na gaveta) Cada variável pode receber apenas um valor. O segundo valor sobrepõe-se ao anterior Podem ser atribuídos: Constantes Variáveis Expressões (aritméticas, relacionais ou lógicas) Comando de atribuição : ¬ Ex.: B ¬ 7; A ¬ B; X ¬ B + 13 div 5; Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Entrada e Saída Algoritmos objetivam transformar informações Algoritmo = Entrada + Processamento + Saída Entrada: obtenção de dados provenientes do meio externo Comando: leia Exemplos: leia (X); leia (A, NOTA); Saída: entrega dos resultados ao meio externo Comando: escreva escreva (X); escreva (B, MEDIA, 2+2); Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Blocos Um Bloco é um conjunto de ações com uma função definida O algoritmo pode ser visto como um Bloco O algoritmo pode conter vários Blocos Exemplo: início // início do bloco (algoritmo) // declaração de variáveis // seqüência de ações (eventualmente mais blocos) fim. // fim do bloco (algoritmo) Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Formas de Representação Algoritmo em Fluxograma início ir para o primeiro soquete posicionar escada não acendeu? F soquetes restantes < 10 buscar lâmpada nova F V acionar o interruptor retirar a lâmpada queimada V acionar o interruptor subir na escada colocar lâmpada nova não acendeu? retirar a lâmpada queimada F ir ao próximo soquete colocar lâmpada nova V pegar uma escada acionar o interruptor fim Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Exercício Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Escrever um algoritmo para determinar o consumo médio de um automóvel sendo fornecida a distância total percorrida pelo automóvel e o total de combustível gasto. Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Reposta 1º algoritmo "ex1" var x, y: inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Digite o primeiro número: ") leia(x) escreval("Digite o segundo número: ") leia(y) escreva("A soma dos números é: ",x+y) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Reposta 2º algoritmo "ex2" var x, y: real inicio // Seção de Comandos escreva("Digite o primeiro número: ") leia(x) escreva("Digite o segundo número: ") leia(y) escreval("A soma é: ",x+y) escreval("A subtração é: ",x-y) escreval("A multiplicação é: ",x*y) escreval("A divisão é: ",x/y) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2

Reposta 3º algoritmo "ex3“ var distancia, combustivel: real inicio // Seção de Comandos escreval("========== Cálculo de consumo médio de combustível =========") escreva("Digite a distância pecorrida: ") leia(distancia) escreva("Digite o combustível gasto: ") leia(combustivel) escreval("O consumo médio de combustível do seu veículo é: ",distancia/combustivel) fimalgoritmo Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher – Capítulo 2