A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
História e Geografia de Portugal
O Zimbábue passa por uma grave crise política, após as eleições que colocaram à prova o poder do presidente Robert Mugabe, homem- forte que governou o.
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
General Eurico Gaspar Dutra ( )
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
1ª Guerra Mundial.
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
GENERAL EURICO GASPAR DUTRA
Repressão e violência na Síria
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Trabalho de Geografia Richard Alonso n°16 Fábio Martins n°05
Em Maio de 1968 a França mergulhou no caos: o protesto de amplos sectores da sociedade francesa contra a situação económica e social provocou graves confrontos.
O vídeo mostra a performance de quatro jovens dentro da Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, em 21 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte do Pussy.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
A CRISE NA UCRANIA.
As Tensões entre Rússia e Ucrânia
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Ucrania: como entender a crise
Assunto: Ucrânia.
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
REVOLUÇÃO RUSSA.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
UCRÂNIA: NOVA FACE DA GUERRA FRIA ??
Resquícios da Guerra Fria
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Programa Solidariedade Distintivo de Solidariedade Escoteira
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
ORIENTE MÉDIO.
De Julho de 1847 a Abril de 1851 De Gramido à Regeneração / 03 / 14.
Revolução Russa Rússia.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Revolução Farroupilha
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
1964 a 1985: os Anos de Chumbo Prof. Paulo Leite - ospyciu.wordpress.com.
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
A Revolução Islâmica no Irã
Venezuela 1819  Simón Bolívar Nação “sul americana” independente e hegemônica.
REGIME MILITAR NO BRASIL
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL REPÚBLICA VELHA
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Professor Hudson de Paula
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Rússia e Europa Oriental
Análises de Conjuntura focado nos interesses para a CT em saúde, com destaque para o Projeto Mais Médicos 25 de Abril 2016.
Crise na Ucrânia. Possui uma das maiores usinas de aço do mundo, um lucro de 300 milhões de dólares ao ano. Possui grande reserva de carvão. Grande produção.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de novembro de 2013, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE); O conflito reflete uma divisão interna do país; Os três meses de protestos, que se tornaram violentos em fevereiro de 2014, culminaram, no dia 22 de fevereiro, na destituição do contestado presidente pelo Parlamento e no agendamento de eleições antecipadas para 25 de maio.

A criação de um novo governo pró-União Europeia acirrou as tensões separatistas na península da Crimeia, de maioria russa, levando a uma escalada militar com ação de Moscou na região. A interferência dos russos, que teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás e tomar medidas protecionistas contra acesso dos produtos ucranianos ao seu mercado, foi criticada pelo bloco europeu. Os grupos oposicionistas passaram a exigir a renúncia do presidente e do primeiro-ministro. Também decidiram criar um quartel-general da resistência nacional e organizar uma greve em todo o país. O primeiro- ministro Mykola Azarov renunciou em 28 de janeiro, mas isso não foi o suficiente para encerrar a crise.

Em 21 de janeiro, após uma escalada ainda mais forte da violência, um acordo entre assinado entre Yanukovich e os líderes da oposição determinou a realização de eleições presidenciais antecipadas no país e a volta à Constituição de 2004, que reduz os poderes presidenciais. O acordo também previa a formação de um "governo de unidade", em uma tentativa de solucionar a violenta crise política.

QUEDA DO GOVERNO  No dia seguinte à assinatura do acordo, o presidente deixou Kiev e foi para paradeiro desconhecido. Com sua ausência da capital, sua casa, escritório e outros prédios do governo foram tomados pela oposição. . O presidente recém-eleito do Parlamento, o opositor Oleksander Turchynov, assumiu o governo temporariamente, afirmando que o país estava pronto para conversar com a liderança da Rússia para melhorar as relações bilaterais, mas que a integração europeia era prioridade. Yanukovich teve sua prisão decretada pela morte de civis.

Em 27 de fevereiro, o Parlamento aprovou um governo de coalizão que vai governar até as eleições de maio, com o pró-europeu Arseny Yatseniuk como premiê interino.

INTERESSE RUSSO A Ucrânia está em uma longa disputa com Moscou sobre o custo do gás russo. Em meio à crise, a companhia russa Gazprom decidiu acabar a partir de abril com a redução do preço do gás vendido à Ucrânia, o que prejudicará a economia do país. A empresa também ameaçou cortar o fornecimento de gás. A destituição de Yanukovich aumentou a tensão na Crimeia, onde as manifestações pró-Rússia se intensificaram, com a invasão de prédios do governo e dois aeroportos.

Com o aumento das tensões separatistas, o Parlamento russo aprovou, a pedido do presidente Vladimir Putin, o envio de tropas à Crimeia para “normalizar” a situação. A região aprovou um referendo para debater sua autonomia e elegeu um premiê pró-Rússia, Sergei Aksyonov, não reconhecido pelo governo central ucraniano. No dia 4 de março, ele afirmou planejar assumir o controle militar da península. Dois dias depois, em 6 de março, o Parlamento da Crimeia aprovou sua adesão à Rússia e marcou um referendo para definir o status da região para 16 de março.

O movimento russo levou o presidente dos EUA, Barack Obama, a pedir a Putin o recuo das tropas na Crimeia. Para Obama, Putin violou a lei internacional com sua intervenção. Os EUA também ameaçaram a Rússia com sanções, e suspenderam as transações comerciais com o país, além de um acordo de cooperação militar. A Rússia respondeu afirmando que o estabelecimento de sanções também afetaria os EUA. A Ucrânia convocou todas suas reservas militares para reagir a um possível ataque russo e afirmou que se trata de uma "declaração de guerra". Segundo o país, mais de 30 mil soldados russos já foram enviados à região. Os Estados Unidos estimam o efetivo russo na região em 20 mil militares.

Em meio à crise, o Ocidente pressionou a Rússia por uma saída diplomática. A escalada de tensão também levou a uma ruptura entre as grandes potências, com o G7 condenando a ação e cancelando uma reunião com a Rússia.