PROPRIEDADES DO AR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades do ar.
Advertisements

PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
MECÂNICA DO FLUIDOS Fluidos Jacson.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
TEMPO E CLIMA.
Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
Esforços de Massa e de Superfície
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Estudo do Estado Gasoso
AULA 03 – Características do ar
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Antes de falarmos sobre a pressão atmosférica vamos dizer o que é pressão.Temos um botija rígida de metal contendo um gás como aquele que usamos na cozinha.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA IVAN SANTOS. HIDROSTÁTIC A É a parte da Hidráulica que estuda os líquidos em repouso, bem como as forças que podem ser aplicadas.
Hidrostática Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
PROPRIEDADES DO AR.
Módulo 2.
Propriedades Gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Termodinâmica.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Ar e ciência Pág: 106.
Hidrostática Um sólido tem forma e volume definidos;
PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano
HIDROSTÁTICA HIDROSTÁTICA hIDROSTÁTICA.
Profª. Andréia 9º Ano Olímpico
Propriedades Coligativas Professor Claudio Reinke
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
COLÉGIO SÃO JOSÉ Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
Poluição atmosférica Revisão – 6º Ano Avaliação Mensal ( 2º Bimestre)
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
O estado gasoso Gases Química.
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
HIDROSTÁTICA HIDROSTÁTICA hIDROSTÁTICA.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Pressão.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta.
Fenômenos de transporte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Licenciatura em Geociências
ESTUDO DOS GASES.
PRESSÃO ATMOSFÉRICA O ar exerce uma força sobre as superfícies que possui contato. Isso ocorre devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem.
Revisão Prova Mensal 2°Bimestre - 6º ano
Gustavo Henrique Talmon Andrade Yuri Marchesini
Grandezas Físicas Capítulo 1.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Elasticidade.
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
COLÉGIO SÃO JOSÉ Ciências- 6º ano O AR E A ATMOSFERA
FONTES DE POLUIÇÃO.
A quantidade de matéria de um objeto é a
Curso Fenômenos de Transporte
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Aula 19 Mecânica de Fluidos I
Como funciona um motor?.
Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
PROPRIEDADES DO AR.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES DO AR

O AR O ar é matéria, (qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço) portanto tem massa (peso) e ocupa um lugar no espaço. Objetos que apresentam estar vazios, como um copo, estão cheios de ar.

Propriedades do ar 1. COMPRESSÃO OU COMPRESSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Quando empurramos o êmbolo, o ar vai sendo comprimido, isto é, o volume do ar de dentro vai diminuindo. À medida que o volume do ar diminui; a pressão exercida pelo ar dentro da seringa vai aumentando até ficar igual a pressão exercida sobre o êmbolo. Nesse momento não conseguimos apertá-lo.

Propriedades do ar 2. ELASTICIDADE: É a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando cessa a compressão. Sem compressão o êmbolo da seringa sobe. Aí, então, o ar volta a ter o seu volume inicial.

Propriedades do ar 3. EXPANSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espaço disponível. O ar de alguns ambientes da casa ocupa todos os espaços, ele se expande. Por isso, quando uma substância volátil (pode se transformar em gás) entra em contato com o ar, sentimos o seu cheiro. Por exemplo: perfume, álcool, éter, etc...

ALTERANDO A PRESSÃO DO AR Se enchermos de ar um balão de borracha, aumentamos a pressão interna no balão. Quanto mais ar colocamos, maior fica a pressão. O balão arrebenta quando a pressão do ar dentro do balão se torna maior do que a pressão do ar de fora do balão.

A pressão do ar dentro de um recipiente também varia com a temperatura A pressão do ar dentro de um recipiente também varia com a temperatura. Assim, se fecharmos a boca de um frasco com um balão e aquecermos o frasco, o ar aquecido se expande e enche o balão. Colocando-se gelo ao redor do frasco o ar esfria, se contrai, tem menos pressão e o balão esvazia.

O ar exerce pressão A imensa camada de ar atmosférico exerce pressão sobre tudo o que estiver na superfície da Terra. É a PRESSÃO ATMOSFÉRICA (pressão exercida pela camada de ar que envolve a terra). A medida que aumenta a altitude, a camada atmosférica vai ficando menos concentrada (ar rarefeito) e, portanto, a pressão diminui. A quantidade de gases é menor quanto maior a altitude. Assim, a pressão atmosférica ao nível do mar é maior do que, por exemplo, sobre a montanha.

As diferenças de pressão dependem da altura da coluna de ar

Pressão atmosférica

Nós não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra em nosso organismo; dos pulmões ele passa para o sangue e os outros líquidos do corpo, exercendo, de dentro para fora, uma pressão equivalente à pressão atmosférica.

Medindo a pressão atmosférica. Experimento de Torricelli 1643. Torricelli concluiu que a pressão atmosférica sobre o mercúrio que estava no recipiente impedia que a coluna de mercúrio decesse mais.

A partir do experimento de Torricelli, dizemos que, ao nível do mar, uma coluna de mercúrio com 760 mm de altura é sustentada pela pressão que tem o valor de 1 atmosfera, assim, temos que 760 mmHg = 1 atm.

Porque conseguimos tomar suco de canudinho?

A partir do experimento de Torricelli... Tornou-se possível medir a pressão do ar em qualquer lugar. Basta medir a altura máxima do mercúrio no tubo. Esse valor vai diminuindo à medida que a altitude se eleva.

A partir desse experimento, foram construídos os primeiros BARÔMETROS (instrumento que mede a pressão atmosférica). BAROS= PRESSÃO e METRO= MEDIÇÃO

Experimento de Otto Von Guericke... As pressões do ar acontece em todas as direções. Como o ar interno foi retirado, a pressão do ar dentro da esfera foi menor do que fora. Foi difícil separar suas metades. Quando permitiu-se a entrada do ar, a pressão do ar dentro da esfera ficou equilibrada, então foi fácil separá-las.