PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Prof. Dr. Mauro Sancovski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

Hospital Central Aristharco Pessoa
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O TRABALHO DE PARTO
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
PLANEJAMENTO FAMILIAR
A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Óbitos Infantis e Fetais
Transmissão Mãe – Filho
Enfermagem obstétrica
Oral Vip Bebê Clínica.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Amamentação / Alimentação
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Seminário BH pelo Parto Normal
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Workshop de Atenção à Gestante
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
A importância do estímulo ao parto normal
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Seção 5: Práticas de parto e aleitamento materno
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Assistência ao Pré-natal
O que acontece com seu corpo durante o trabalho de parto. Dr
Atendimento humanizado
Depressão.
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
1.Preparar a equipe de saúde: A entrada do pai nas rotinas assistenciais precisa do apoio dos gestores para a mudança de concepções de gênero e de família,
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Natália Miranda Monteiro Enfermeira Residente de Enfermagem Obstétrica da UFAM.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Ações Necessárias Hospitais
Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense. Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense.
Transcrição da apresentação:

PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Prof. Dr. Mauro Sancovski HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS “WALDEMAR SEISSEL ARRRELIA” Gerência de Ensino e Pesquisa / CENPHMI Prof. Dr. Mauro Sancovski

PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução Introdução: A assistência pré-natal (APN) é procedimento fundamental para poder garantir o sucesso de uma gestação. É um conjunto de medidas de várias naturezas com o intuito precípuo de permitir uma gestação com saúde para a mãe e para o feto, permitindo que este venha ao mundo, preferentemente por vias naturais, o mais saudável possível, preservando ao máximo o seu potencial genético.

...... Médico PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO enfermagem odontologia Introdução enfermagem odontologia fisioterapia psicologia ...... Médico nutrição educação física terapía ocupacional serviço social

...... O médico deve exercer, dentro de suas PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução enfermagem odontologia fisioterapia O médico deve exercer, dentro de suas possibilidades, o papel de trazer a tranqüilidade bio – psico - social – qualidade de vida - afim de tentar garantir a gestação saudável com RN saudável. psicologia ...... Médico nutrição educação física terapía ocupacional serviço social

desde o início da gravidez até a consulta de puerpério. PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução O SisPreNatal é o software que foi desenvolvido pelo Datasus, com a finalidade de permitir o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde.  No SisPreNatal está definido o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência pré-natal adequada. Permite o acompanhamento das gestantes, desde o início da gravidez até a consulta de puerpério.

Número mínimo de consultas. Realização de exames fundamentais. PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução O programa chega a contemplar financeiramente o cumprimento de metas tais como: Captação precoce. Número mínimo de consultas. Realização de exames fundamentais. Repetição de exames necessários. Garantia de parto. Consulta de puerpério.                         Mas isto é garantia de bom pré-natal ?????????? Médico deve exercer dentro de suas possibilidades o papel de trazer a tranqüilidade bio – psico - social – qualidade de vida - afim de tentar garantir a gestação saudável com RN saudável.

CFM AMB FEBRASGO Projeto Diretrizes PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução CFM AMB FEBRASGO Projeto Diretrizes Oferecer informações atualizadas para realização da assistência pré-natal em gestantes normais, buscando que cada gestação culmine no parto de um recém-nascido saudável, sem prejuízos à saúde da mãe, através de: a) Prevenção, identificação e/ou correção dos distúrbios maternos ou fetais que afetam a gravidez, incluindo os fatores sociais, econômicos, psicológicos e emocionais, bem como os médicos e/ou obstétricos; b) Instrução à paciente sobre a gravidez, trabalho de parto, parto, atendimento ao recém-nascido, bem como aos meios de que ela pode se valer para melhorar sua saúde.

A consulta da APN deve merecer todos cuidados técnicos PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Introdução A consulta da APN deve merecer todos cuidados técnicos previstos pelo SisPréNatal, pelo Projeto Diretrizes e pelo Manual Técnico do Ministério da Saúde para gestação de baixo e alto risco, porém deve-se aliar um conceito novo na forma de sua condução, garantindo melhores informações para a gestante.

Ter a garantia de que todas as gestantes recebam por parte PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Objetivo OBJETIVO: Ter a garantia de que todas as gestantes recebam por parte de seu pré-natalista, seja médico ou obstetriz, as informações determinadas pelo Serviço como sendo fundamentais, de forma inequívoca e com o mesmo conteúdo e que seja anotado no prontuário e no cartão.

PÍLULA DE HUMANIZAÇÃO No 1 (Deverá ser oferecida para todas as gestantes na primeira consulta, anotando que a forneceu no cartão e na ficha.) DURAÇÃO DA GRAVIDEZ A gestação dura 9 meses após o dia da última menstruação, sendo que a data provável do parto (DPP) é uma dia aproximado, podendo o bebê nascer até 3 semanas antes ou mesmo passar 2 semanas da data. Existem variações na dependência do tipo de ciclo menstrual da mulher e de outros fatores. Uma ultra-sonografia precoce auxilia na avaliação desta DPP. IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO protege o bebê de infecções pela passagem de anticorpos. é o alimento natural do bebê, provocando menos reações. não custa nada e não precisa de preparo. é importante para o desenvolvimento emocional do bebê o que irá influenciá-lo por toda vida. protege a mãe do câncer de mama. é extremamente gratificante para mãe e bebê. PÍLULA DE HUMANIZAÇÃO No 2 (Deverá ser oferecida para todas as gestantes na segunda consulta, anotando que a forneceu no cartão e na ficha.) O pré-natal deve ser feito até que ocorra o parto, com consultas mensais no início, e semanais no final, após 36 semanas, até que ocorra o parto. A gestante deverá procurar o Hospital de Referência designado em caso de: perda de água ou sangue pela vagina. contrações, isto é, a barriga endurecida de 5 em 5 minutos, acompanhada de dor, que persiste há pelo menos 30 minutos. dor de cabeça ou alterações visuais que persistam há algum tempo. A opção do tipo de parto somente poderá ser feita pela equipe do Hospital, na hora do atendimento, nunca determinada no pré-natal. A gestante deverá escolher com antecedência quem gostaria que fosse sua acompanhante no parto. Entretanto, para permanecer como acompanhante nas enfermarias é preciso que a escolha recaia sobre uma pessoa do sexo feminino. Ir pensando no nome da criança para facilitar o registro civil após o parto. IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Importância de amamentar na sala de parto é muito importante que o bebê vá para o seio da mãe logo ao nascer, caso nasça bem. não é necessário que ele mame, mas o contato pele a pele do bebe com a mãe é fundamental para o desenvolvimento emocional do bebe. este contato precoce aumenta o período de aleitamento. peça ao dar a luz que o bebê venha ficar com você . PÍLULA DE HUMANIZAÇÃO No 3 (Deverá ser oferecida para todas as gestantes na terceira consulta, anotando que a forneceu no cartão e na ficha.) IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Reforçar e avaliar o entendimento de que a mulher deve amamentar iniciando o mais precoce e o procedendo por mais longo período possível (até 2a). O tipo de parto Até provar o contrário, toda mulher pode ter parto vaginal, o que seria o melhor para ela e para o bebê. A cesárea e o fórcipe (parto ajudado) têm suas indicações, que serão determinadas na hora do parto. O fato de ter tido uma cesárea não implica em ter que fazer outra, podendo ter parto vaginal. O tempo do trabalho de parto é variável de mulher para mulher, podendo ser às vezes mais demorado, mas não implica que haja problemas. Para alívio das dores, os médicos poderão optar por medicamentos, anestesia ou procedimentos de humanização, tais como exercícios e banhos. Nas demais consultas rever as pílulas 1-2 e 3, de forma que estes conceitos básicos sejam SEMPRE TRANSMITIDOS E ENTENDIDOS POR TODAS AS GESTANTES INDISTINTAMENTE DE QUEM SEJA O PRÉ-NATALISTA. PARTE INTEGRANTE DO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO Á GESTANTE DO HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS

PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO Método MÉTODO Todos os pré-natalistas devem fornecer a pílula 1 na primeira consulta, a 2 na segunda e a 3 na terceira consulta. e após isto, rememorar. Em todos consultórios foi colocado um “cartaz plastificado” com todo texto. Após cada orientação é colocado um adesivo em forma de bolinha, que tem cores diferentes, tanto na ficha, quanto no cartão de pré-natal e é avisado à gestante o que significa. Quando a gestante passa no hospital, o nosso médico já sabe que ela recebeu as informações e fica mais fácil a condução do caso. No início do processo a enfermagem faz pós consulta e checa se o procedimento foi cumprido.

Obrigado PÍLULAS DE HUMANIZAÇÃO maurosancovski@gmail.com HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS “WALDEMAR SEISSEL ARRRELIA” Obrigado maurosancovski@gmail.com