Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação & organizações
Advertisements

Português Brasileiro: Questões atuais
Prof. Richard Brunel Matias
Introdução aos Estudos Linguísticos
A linguagem nos meios de Comunicação Social
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Comunicação.
Linguagem e comunicação
A língua e suas realizações
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Conceitos e preconceitos
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Caracterização dos ciclos
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Variedade Lingüística
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Variações Linguísticas
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Leitura e Produção de Textos
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Profa. Karen Neves Olivan
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
i TIC 7/8 Comunicação e colaboração 8
BARROS, L. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004, págs
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
A Comunicação Escrita.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Concepções de linguagem e ensino de português
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Capítulo 3 Níveis de linguagem.
Variações Linguísticas
Novo programa Língua Portuguesa
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
ASPECTOS LINGUÍSTICOS E ESTILÍSTICOS
Conceitos Introdutórios
Linguística Aprofundamentos
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Introdução à Comunicação
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Elementos da comunicação
NOÇÕES BÁSICAS DO ESTUDO DA LINGUAGEM. VAMOS RECORDAR... Assim, uma argumentação é tipicamente constituída por uma inferência ou por uma série de inferências.
Aula sobre níveis de linguagem
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.
Ensino Fundamental , 9º ano
Variações da Linguagem
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Variação Linguística Funções da Linguagem.
LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
Introdução à sintaxe Estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e que as orações da língua estabelecem entre si nos períodos.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º Registos de Língua

Os enunciados, orais e escritos, dependem das situações de comunicação Os enunciados, orais e escritos, dependem das situações de comunicação. Para transmitir a mesma informação, o mesmo indivíduo utilizará registos de língua diferentes em função do seu interlocutor, do local e das circunstâncias em que se encontra e da natureza da mensagem.   Embora não havendo uma demarcação rígida entre eles, os registos de língua podem ser reunidos em três grupos: o registo corrente, registo cuidado e registo familiar.

Registo corrente   O registo corrente corresponde à norma (o uso correcto da língua que funciona como modelo dentro de uma comunidade linguística) e é utilizado pela maioria dos membros da comunidade linguística. É caracterizado pelo emprego de palavras, expressões e construções gramaticais simples. Registo cuidado É pouco utilizado na oralidade, excepto em ocasiões solenes (discursos políticos, conferências científicas, sermões) ou quando uma grande distância social separa os interlocutores. Este registo caracteriza-se por um vocabulário rebuscado, por uma construção gramatical complexa.

Registo familiar   É utilizado em situações caracterizadas pela informalidade, em família, entre amigos. Emprega um vocabulário muito simples e pouco variado; a frase é muito simplificada gramaticalmente. É o registo usado nas cartas para amigos ou familiares.

Registo de língua popular: utilizam este registo as camadas menos alfabetizadas da população.   Gíria: é um conjunto de vocábulos e expressões adoptados em certas profissões ou actividades. Existe a gíria dos jornalistas, dos pescadores, dos estudantes, etc. Calão: é um registo de língua que abrange dois tipos de palavras: as que são usadas por quase todos os falantes da língua portuguesa: bestial, chatice; por outro lado, as que são usadas por um número restritivo de falantes, os marginais: naifa (navalha), ostra (montra de ourivesaria). Linguagem técnico-científica: aqui estão inseridos os dicionários, e enciclopédias especializados, assim como os livros técnicos. Registos Especiais

Estas variações são conhecidas como níveis de língua, e são usadas por cada indivíduo de acordo com o seu nível social e/ou cultural, as suas intenções assim como a situação discursiva em que se encontra. A linguagem corrente corresponde à norma, ou seja, é o nível de língua mais acessível e usado. Apresenta uma linguagem simples, fazendo uso de palavras, expressões e construções mais usuais de uma língua. A linguagem cuidada faz uso de vocabulário e sintaxe elaborados, sendo aquela que mais se identifica com o ideal de correcção numa língua - a Língua Padrão.

A linguagem familiar faz uso de vocabulário e sintaxe simples e pouco variadas. A linguagem literária faz uso de vocabulário e sintaxe muito elaborados e complexos, sendo extremamente rica e sugestiva. A linguagem popular faz uso de um vocabulário muito próprio, recorrendo por vezes a regionalismos, gíria e calão. Em termos gramaticais, é muitas vezes incorrecta