SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Advertisements

Amanda - 2 Bianca - 3 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda P - 12
Mercosul Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10
Projeto de Geografia Mercosul
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de geografia.
Lucas Chisté Maria Sarah Ferraz Thadeu Messias
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Prof. Jeferson C. de Souza
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
REGIONALIZAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul)
INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: Mercosul e Alca
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Geopolítica, Regionalização e Integração
Pacto andino Carlos Augusto Hruschka n° 07 Guilherme Leme n° 13
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL)
Cícero Pereira da Silva Adjunto Secretaria Integração CITAL Congresso Internacional dos Técnicos da América Latina SANTIAGO – CHILE.
Defesa Civil, Proteção Civil
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Grupo: Thiago.Nº12 Yuma .Nº14 Rafael.Nº15 Professor: Wilson Forti.
. BLOCOS ECONÔMICOS CONTINENTE AMERICANO
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DA REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHO EM SAÚDE NO.
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Sistemática de Importação e Exportação
Mercado Comum do Sul Mercosul
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Argentina Nome oficial: República Argentina Federação de 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires) É o oitavo maior país do mundo em área territorial.
As (as)simetrias entre União Europeia e MERCOSUL
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
TRABALHO DE GEOGRAFIA BLOCOS ECONOMICOS DA AMÉRICA DO SUL
Trabalho sobre blocos econômicos
Colégio Maria imaculada
A Saúde no MERCOSUL e Integração Regional
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
A Nova Ordem Mundial.
Blocos Econômicos.
Integração Econômica.
A nova regionalização do mundo
Comércio Internacional e suas Divisões Econômicas e Geopolíticas 1 SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial CEPHRD – Centro de Educação Profissional.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL Protocolo de Ouro Preto – Decreto Legislativo – nº. 188 de Decreto – nº de Profª.
Características da economia das Américas Central e do sul
Curso “MERCOSUL e Negociações Internacionais” Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) BRASIL Aragon Érico Dasso Júnior Boa Vista, 03 a 05 de dezembro.
1985 – 1990 A REPÚBLICA NOVA: A POLÍTICA EXTERNA DE JOSÉ SARNEY.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
Transcrição da apresentação:

SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR DINY MAIKE LOPES DOS SANTOS KATIA CILENE SILVA MATOS KEILA DO SOCORRO SANTOS FERREIRA MARIA TEREZA SILVA PEREIRA RUD GERSON MACEDO DUARTE SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR Ananindeua – Pará 2010

INTRODUÇÃO O Mercado Comum do Sul – Mercosul – representa um salto qualitativo nas relações econômicas entre os quatro Estados-membros que o integram. Contudo, nos dias atuais, percebe-se que este bloco ainda não concretizou o Mercado Comum, estando na etapa de União Aduaneira. Em dezembro de 1985, o presidente brasileiro José Sarney e o presidente argentino Raúl Alfonsín assinaram a Declaração de Iguaçu, que foi a base para a integração econômica do chamado Cone Sul. Ambos acabavam de sair de um período ditatorial e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias para o mundo exterior e globalizado.

A bandeira do Mercosul é formada pelo Cruzeiro do Sul e o horizonte do qual emerge. O Cruzeiro do Sul foi escolhido porque representa o principal elemento de orientação do Hemisfério Sul, e para o Mercosul simboliza o rumo otimista de integração regional que se pretende dar aos países membros.

O Mercosul - Mercado Comum do Sul - é um processo de integração econômica entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai que foi constituído em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Sua evolução começa a partir do programa de aproximação econômica entre Brasil e Argentina, meados dos anos 80, e tem dois grandes pilares: a) a democratização política; e b) a liberalização econômico-comercial. Os idiomas oficiais do Mercosul são o potuguês, o castelhano e o guarani. A versão oficial dos documentos de trabalho tem a do idioma do país sede de cada reunião. Hoje o português é o idioma mais falado no Mercosul, entretanto o castelhano é falado em todos os estados do Mercosul, exceto o Brasil.

██ Países observadores ██ Países membros ██ Países associados ██ Países observadores Países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Países associados: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004) e o Equador (2003). Países observadores: México

ESTRUTURA INSTITUCIONAL No que toca à estrutura institucional, o Tratado de Assunção estabeleceu uma estrutura provisória que passou a ter caráter definitivo a partir de 1º de janeiro de 1995. Posteriormente, essa estrutura foi complementada pelo Protocolo de Ouro Preto, passando a determinar os órgãos institucionais e suas respectivas funções. Atualmente a estrutura compõem-se do Conselho do Mercado Comum, da Reunião de Ministros, da Comissão Parlamentar Conjunta, do Grupo Mercado Comum, dos Subgrupos de Trabalho, das Reuniões Especializadas, dos Grupos Ad hoc, dos Comitês Técnicos, da Comissão de Comércio do Mercosul e do Foro Consultivo e Econômico Social. Sede do Mercosul em Montevidéu, Uruguai.

Considerações Finais Para finalizar o assunto apresentado neste trabalho, deve-se ter em mente que o Mercosul constitui um processo de integração. Sendo um processo, está sempre acontecendo e implementando algum aspecto, seja econômico, político ou social. Cada vez mais o Mercosul vem alcançando patamares avançados de integração, tendo como paradigma a União Européia, que vem obtendo sucesso em seu processo de integração e na instituição das políticas comunitárias.