FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
Advertisements

O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
As fontes de energia Fontes convencionais de energia: as usinas hidrelétricas, termelétricas, os combustíveis fósseis As usinas nucleares Fontes renováveis.
Fontes e formas de energia
Energias renováveis… … o futuro.
Fundamentos de Energia
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENERGIAS ALTERNATIVAS
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia
USINA HIDROELÉTRICA.
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Biomassa.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Eduardo Bonifácio de Sena Eduardo Gomes
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Energia limpa.
Estudos de Contemporaneidade
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Tópicos Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio)
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Combustíveis Luís Carlos Resnauer Luis Carlos Resnauer
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Energias renováveis e não-renováveis
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
FONTES MODERNAS DE ENERGIA
Energia Renovável Biomassa.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Energia Propriedade de um corpo ou sistema, graças à
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Nomes: Carolina de Oliveira
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia das Biomassas.
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Água – fundamental para vida.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Fontes energéticas 8º ano Professor Gustavo Macieira.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO COMBUSTÍVEL FÓSSIL RESULTANTE DA DECOMPOSIÇÃO ORGÂNICA. USO PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, GASOLINA, DIESEL, PLÁSTICO, BORRACHA SINTÉTICA, CÊRAS, TINTAS, GÁS, ÓLEOS, NAFTA, PARAFINA, QUEROSENE, DIESEL E ASFALTO. VANTAGENS DOMÍNIO DA TECNOLOGIA DE EXPLORAÇÃO, FACILIDADE DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO. DESVANTAGENS RECURSO ESGOTÁVEL. LIBERA DIÓXIDO DE CARBONO COM A SUA QUEIMA INCREMENTANDO O EFEITO ESTUFA.

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – GÁS NATURAL PODE ESTAR ASSOCIADO AO PETRÓLEO OU EM RESERVAS PRÓPRIAS. USO AQUECIMENTO, GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, VEÍCULOS, CALDEIRAS E FORNOS. VANTAGENS PODE SER LÍQUIDO E GASOSO E AINDA É ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA. DESVANTAGENS TAMBÉM É ESGOTÁVEL, SUA DISTRIBUIÇÃO POR GASODUTOS OU NAVIOS METANEIROS MAIS CAROS, INCREMENTA A CHUVA ÁCIDA E O EFEITO ESTUFA.

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – CARVÃO MINERAL RESULTA DE FLORESTAS SOTERRADAS E TRANSFORMADAS. PODE ESTAR NO SUBSOLO OU Á CÉU ABERTO EM BACIAS SEDIMENTARES. USO PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, USINAS SIDERÚRGICAS, AQUECIMENTO E MATÉRIA PRIMA PARA FERTILIZANTES. VANTAGENS DOMÍNIO DA TECNOLOGIA, FÁCIL OBTENÇÃO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO. DESVANTAGENS FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA E INCREMENTO DO EFEITO ESTUFA

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – HIDROELETRICIDADE ÁGUAS REPRESADAS MOVEM TURBINAS QUE ACIONAM UM GERADOR ELÉTRICO. USO ELETRICIDADE EM GERAL. VANTAGENS NÃO PRODUZ RESÍDUOS POLUENTES. SUA PRODUÇÃO PODE SER CONTROLADA. DESVANTAGENS INUNDAÇÃO DE GRANDES ÁREAS, REMOÇÃO DE POPULAÇÕES, DIFICULDADE NA DISTRIBUIÇÃO, CUSTO ALTO DE IMPLANTAÇÃO E DEPENDÊNCIA DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA.

Funcionamento das Usinas

Usinas Hidrelétricas Como o Brasil é um país riquíssimo em rios, possui inúmeras usinas hidroelétricas, tais como: • Companhia Eletropaulo: fornece energia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro; • Usina Urubupungá: fornece energia para os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais; • Furnas Centrais Elétricas: fornecem energia para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; • Usina Três Marias: fornece energia para Minas Gerais; • Itaipu, que é uma usina binacional construída com os recursos de dois países, Brasil e Paraguai. Utiliza as águas do Rio Paraná na fronteira entre esses dois países. É a maior usina hidroelétrica que se conhece atualmente no Brasil.

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – BIOMASSA MATÉRIA ORGÂNICA DECOMPOSTA EM CALDEIRAS OU EM BIODIGESTORES. USO AQUECIMENTO, PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E PRODUÇÃO DE BIOGÁS. VANTAGENS FONTE NATURAL E RENOVÁVEL, PODE SER CONTROLADA SUA QUEIMA POLUINDO POUCO E FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO. DESVANTAGENS PARA GANHAR ESCALA EXIGE UM INVESTIMENTO INICIAL ALTO.

BIODIGESTOR

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS - EÓLICA MOVIMENTO DOS VENTOS SÃO CAPTADOS PELAS HÉLICES QUE ACIONAM AS TURBINAS LIGADAS A UM GERADOR ELÉTRICO. USO ENERGIA ELÉTRICA E MOVIMENTAÇÃO DE MOINHOS. VANTAGENS GRANDE POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, É UMA FORMA DE ENERGIA LIMPA E PODE SER IMPLANTADA EM PEQUENAS ÁREAS. DESVANTAGENS EXIGE INVESTIMENTOS ALTOS PARA SUA DISRIBUIÇÃO, INTERFERE NAS TRANSMISSÕES DE RÁDIO E TV, PRODUZ POLUIÇÃO SONORA E DEPENDE DO REGIME DE VENTOS.

ENERGIA EÓLICA

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – NUCLEAR REATORES PRODUZEM ENERGIA PELA FISSÃO DE ÁTOMOS, ESSA ENERGIA ACIONA OS GERADORES ELÉTRICOS. USO ENERGIA ELÉTRICA E BOMBAS ATÔMICAS. VANTAGENS AS USINAS PODEM SER INSTALADAS EM PONTOS ESTRATÉGICOS PARA DISTRIBUIÇÃO E NÃO EMITE POLUENTES QUE INTERFIRAM NA COMUNIDADE LOCAL. DESVANTAGENS DIFICULDADE DE DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS RADIOATIVOS, CONSTRUÇÃO CARA E DEMORADA E RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR ACIDENTES.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – SOLAR O SOL INCIDE EM LÂMINAS OU PAINÉIS CONDUTORES QUE CAPTAM A ENERGIA E GERAM ELETRICIDADE (CÉLULAS FOTOVOLTÁICAS, ESPELHOS REFLETORES OU TORRES. USO AQUECIMENTO E ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS ENERGIA LIMPA, NÃO NECESSITA DE TURBINAS E GERADORES E PODE SER INSTALADA NO PRÓPRIO LOCAL DE UTILIZAÇÃO. DESVANTAGENS ALTO CUSTO.

Células Fotovoltáicas

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – MAREMOTRIZ DESLOCAMENTO DE MASSAS DE ÁGUA OCEÂNICAS APROVEITANDO A SAZONALIDADE DAS MARÉS, A ÁGUA CIRCULA POR TURBINAS DE FLUXO REVERSÍVEL QUE ACIONAM GERADORES PRODUZINDO ENERGIA ELÉTRICA. USO ENERGIA ELÉTRICA VANTAGENS ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL COM PRODUÇÃO DIÁRIA GARANTIDA. DESVANTAGENS NECESSIDADE DE OCUPAÇÃO DE ÁREAS COSTEIRAS MUITO VALORIZADAS E ESCALA DE DISTRIBIUIÇÃO.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – ONDAS ONDAS OCEÂNICAS QUE ATRAVESSAM BARRAGENS FLUTUANTES, NA OSCILAÇÃO ESSES DISPOSITIVOS ALIMENTAM GERADORES QUE PRODUZEM ENERGIA ELÉTRICA. USO ESCALA EXPERIMENTAL EM PEQUENAS COMUNIDADES COSTEIRAS. VANTAGENS ENERGIA LIMPA E DE DISTRIBUIÇÃO LOCAL. DEVANTAGENS POUCA PRODUÇÃO E DEPENDE DA SAZONALIDADE DAS ONDAS.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – GEOTÉRMICA AFLORAMENTO DE ÁGUA QUENTE DE BOLSÕES DE LAVAS SUBTERRÂNEAS (FONTES TERMAIS E GÊISERES). ESSES VAPORES SÃO CAPTADOS POR TUBULAÇÕES E PASSAM POR TURBINAS GERANDO ENERGIA. USO ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL. DESVANTAGENS PODEM TER SAZONALIDADE NA PRODUÇÃO.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – ÁLCOOL COMBÚSTIVEL PRODUZIDO PELA FERMENTAÇÃO DA CANA DE AÇÚCAR. USO AUTOMÓVEIS VANTAGENS FONTE RENOVÁVEL E CONTROLE NA PRODUÇÃO. DESVANTAGENS GRANDES ÁREAS PARA PLANTIO, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUA PRODUÇÃO PODE SER LIMITADA POR FATORES CLIMÁTICOS.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – BIODIESEL COMBÚSTIVEL PRODUZIDO POR PLANTAS COMO A MAMONA, DENDÊ (PALMA), GIRASSOL, BABAÇU, AMENDOIM, PINHÃO MANSO E SOJA. (AINDA EM FASE EXPERIMENTAL) USO AUTOMÓVEIS E INDÚSTRIAS VANTAGENS FONTE RENOVÁVEL E CONTROLE NA PRODUÇÃO. DESVANTAGENS GRANDES ÁREAS PARA PLANTIO, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUA PRODUÇÃO PODE SER LIMITADA POR FATORES CLIMÁTICOS.

FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS CALOR OCEÂNICO BASEADA NA DIFERENÇA DE TEMPERATURA EM PONTOS DISTINTOS DA MASSA DE ÁGUA OCEÂNICA (CONVERSÃO TERMOELÉTRICA). USO ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS BAIXO CUSTO, AUTOSUSTENTÁVEL E LIMPA. DESVANTAGENS POUCA POTENCIAL DE GERAÇÃO E GRANDE PARTE DA ENERGIA GERADA É CONSUMIDA NO PRÓPRIO SISTEMA.

FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS FUSÃO NUCLEAR CONSISTE NA FUSÃO DE NÚCLEOS ATÔMICOS COM INTENSA PRODUÇÃO DE ENERGIA. USO AINDA NÃO UTILIZADA VANTAGENS GRANDE POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA E SEM RESÍDUOS RADIOATIVOS. DESVANTAGENS AINDA NÃO CONSEGUIMOS CONTROLAR A PRODUÇÃO.

FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS CÉLULAS OU PILHAS DE COMBUSTÍVEL CONVERSÃO DE ENERGIA DO HIDROGÊNIO EM ELETRICIDADE (PROCESSO INVERSO AO DA HIDRÓLISE). USO ESTAÇÕES ESPACIAIS, GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E AUTOMÓVEIS (TODAS EXPERIMENTAIS) VANTAGENS POUCA PRODUÇÃO DE POLUENTES E ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. DESVANTAGENS PRODUÇÃO DE ALGUNS POLUENTES COMO ÓXIDOS DE NITROGÊNIO E ENXOFRE E AINDA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

CÉLULAS OU PILHAS DE COMBUSTÍVEL