Introdução a Teste de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Introdução a Algoritmos
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Estratégias de Teste de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Engenharia de Software
Teste de Software.
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Teste de software Professor: Sílder Lamas Vecchi.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Professora: Aline Vasconcelos
Teste de Software Geórgenes Zapalaglio
Reliability verification of Digital Systems Design based on mutation Analysis Samuel S. Marczak.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Técnicas de Teste de Software
Abordagem Estratégica ao Teste de Software
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Testes – visão geral Vanilson Burégio.
Engenharia de Software
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
Orientações sobre usabilidade
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Introdução a Computação Trabalho Final PUC Minas – São gabriel
Teste dos Caminhos Básico
Ferramentas para Automatização de testes
Prof. Alexandre Vasconcelos
Planejamento e Projeto de Testes
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte I
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
TESTES DE SOFTWARE Qualidade de software Professores: Juliano Bedin Juliano Bedin Sara Priscila Dutkwicz Leandro Bovi.
Levantamento de Requisitos
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Levantamento de Requisitos
Teste de Software Conceitos iniciais.
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
Automação de Testes de Software
Teste de Sistemas de Software
Base de Conhecimento em Teste de Software Gestão de Defeitos
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
PROCESSO DE TESTES Thivial Clinic.
Desenvolvimento de Sistemas - Fluxo de Testes
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte II Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro.
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
18/04/2017.
Qualidade de Produtos de Software
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
PROCESSOS DE TESTES Thivial Clinic. Processos O processo de Teste está dividido da Seguinte Maneira. 1.Plano de Teste 2.Projeto de Teste 3.Procedimento.
Teste de Unidade. Originalmente esse termo é definido como um teste capaz de analisar uma unidade de trabalho, que a IEEE define como: “Atividade capaz.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Matheus Stigger Sistemas operacionais em carros. Eletrônica Embarcada A eletrônica embarcada consiste da eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Teste de Software Prof. Wolley W. Silva Prof. Hederson V. Ramos

Agenda Definições de Teste de software Conceitos básicos associados a Teste de Software Níveis de teste de Software

Por que Testar Software? Os Estados Unidos estimam que bugs de software lhes custam aproximadamente 60 bilhões de dólares por ano. http://www.computerworld.com/s/article/72245/Study_Buggy_software_costs_users_vendors_nearly_60B_annually O foguete Ariane 5 explodiu por um erro de software. http://www.sbmac.org.br/bol/bol-2/artigos/ariane5.html Erro de software provoca a morte de 21 pacientes em tratamento de câncer. http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/31796/mod_resource/content/1/casoICancerPanama.pdf

Definições Teste de Software É o processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado; Verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado;

Definições Objetivo de todo teste: Revelar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final. Revelar o número máximo de falhas dispondo do mínimo de esforço.

Conceitos básicos associados a Teste de Software A atividade de teste é composta por alguns elementos essenciais que auxiliam na formalização desta atividade: Caso de Teste: descreve uma condição particular a ser testada e é composta por valores de entrada, restrições para sua execução e um resultado ou comportamento esperado.

Conceitos básicos associados a Teste de Software Procedimentos de Teste: é uma descrição dos passos necessários para executar um caso (ou um grupo de casos) de teste; Critérios de Teste: serve para selecionar e avaliar casos de teste de formar a aumentar as possibilidades de provocar falhar: Critérios de Cobertura dos Teste.

Níveis de teste de Software O planejamento dos teste deve ocorrer em diferentes níveis e em paralelo ao desenvolvimento.

Níveis de teste de Software Os principais níveis de teste são: Teste de Unidade Teste de Integração Teste de Sistema Teste de Aceitação Teste de Regressão

Níveis de teste de Software Teste de Unidade ou Unitário: Explora a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo, separadamente. Uma ferramenta muito utilizada é o Junit.

Níveis de teste de Software Teste de Integração: Visa provocar falhas associadas às interfaces entre os módulos quando esses são interligados para construir a estrutura do software.

Níveis de teste de Software Teste de Sistema: Avalia o software em busca de falhas por meio da utilização do mesmo, como se fosse um usuário final. Os testes são executados nos mesmos ambientes, com as mesmas condições e com os mesmos dados de entrada que um usuário utilizaria no seu dia-a-dia de manipulação do software.

Níveis de teste de Software Teste de Aceitação: São realizados geralmente por um restrito grupo de usuários finais do sistema. Esses simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.

Níveis de teste de Software Teste de Regressão: É uma estratégia importante para redução de “efeitos colaterais”. Consiste em se aplicar, a cada nova versão do software ou a cada ciclo, todos os testes que já foram aplicados nas versões ou ciclos de teste anteriores do sistema.

Níveis de teste de Software O planejamento e projeto dos testes devem ocorrer de cima para baixo, porem a execução no sentido inverso

Técnicas de Teste de Software Técnica Estrutural – Teste de Caixa Branca Técnica Funcional – Teste de Caixa Preta

Técnicas de Teste de Software Caixa Branca Essa técnica trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos (PRESSMAN, 2005).

Técnicas de Teste de Software Caixa Preta Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido. Ex. Testes em Interfaces Web com Selenium IDE.

Técnicas de Teste de Software Outras técnicas de teste podem e devem ser utilizadas de acordo com necessidades de negócio ou restrições tecnológicas: Teste de desempenho, Teste de usabilidade, Teste de carga, Teste de stress, Teste de confiabilidade, Teste de recuperação,

Conclusões O teste de software é uma das atividades mais custosas do processo de desenvolvimento de software, pois pode envolver uma quantidade significativa dos recursos de um projeto. O rigor e o custo associado a esta atividade dependem principalmente da criticilidade da aplicação a ser desenvolvida.

Conclusões Apoio ferramental para qualquer atividade do processo de teste é importante como mecanismo para redução de esforço associado à tarefa em questão, seja ela planejamento, projeto ou execução dos testes.