Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Discutindo práticas em Matemática
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Tópicos de Educação Matemática A
LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Prof. Claudio de Oliveira
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Formas de Interação.
Percepção do Espaço Pela Criança
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
O aluno elaborando conceitos
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
2.3. Aplicações das Integrais Simples
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Quem criou o LOGO? Acreditava que essa nova linguagem computacional
Investigar, ensinar e aprender
Marcelo Manuel Ferreira Pinto
Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Disciplina: MAT Laboratório de Matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Matemática e Física para Jogos
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Atividade complementar 04
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aprendizagem da matemática
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
                                                                                                                   
Transcrição da apresentação:

Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005 LOGO Ensinando e aprendendo matemática através de uma linguagem computacional Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005

O que é o LOGO*? O LOGO é uma linguagem de programação de computadores desenvolvida a partir dos anos 60 por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – www.mit.edu – * Palavra derivada do Grego “pensamento”

No que o LOGO se fundamenta ? Enquanto ambiente de aprendizagem o LOGO se fundamenta na teoria construtivista de Piaget a qual o sujeito constrói seus conhecimentos no processo de interação com o meio que vive, utilizando-se de seus próprios mecanismos e estratégias de aprendizagem.

Como se dá a aprendizagem do aluno a partir do LOGO? No LOGO a aprendizagem do aluno se dá a partir da descoberta e da exploração Isto é, o aluno planeja estratégias, toma decisões, controla a ação, e redireciona esta ação a partir de seus próprios erros. O professor passa de transmissor a motivador promovendo a aprendizagem a partir de situações-problema

De que forma isto pode ser feito ? O aluno programa a tartaruga para resolver um problema por meio de comandos A tartaruga executa estes comandos recebidos permitido ao aluno a imediata verificação da sua estratégia de resolução Se o produto esperado não ocorreu o aluno pode depurar o programa e reconfigurar seus comandos a partir do(s) erro(s) constatado(s)

Por que o LOGO na Matemática? Abordagens tradicionais de ensino da matemática privilegiam o aspecto computacional-determinístico deste saber. Formamos portanto alunos capacitados a memorizar fórmulas e a resolver exercícios de aplicação destas fórmulas. O cidadão do mundo atual precisa de uma formação crítica, participativa e que lhe propicie autonomia enquanto pessoa e aprendiz

Como o LOGO pode ser utilizado para ensinar Matemática? As potencialidades do LOGO não se restringem a algum tópico ou área de ensino, o que lhe permite trabalhar conceitos matemáticos que vão desde os níveis fundamental ao superior de ensino:

Conteúdos matemáticos que o LOGO possibilita explorar Estimativa através de distâncias e ângulos Polígonos, perímetro e áreas Álgebra, funções e probabilidades Geometria plana, espacial e analítica Trigonometria Fractais e Simetria

Conhecendo a tartaruga do LOGO A tartaruga serve como suporte de pensamento ajudando o aluno a resolver os seus problemas Ela é na verdade um cursor que se movimenta a partir de duas noções de: Translação – deslocamento Rotação – giro

Os princípios básicos É importante esclarecer os alunos, antes de terem acesso ao computador, os princípios básicos da movimentação da tartaruga

De que forma isto pode ser feito? Constrói-se a tartaruga humana: suas patinhas, cabeça, casco e rabo (opcional).

A idéia da rotação (giro)

A idéia da translação (deslocamento) Observe que a tartaruga humana, tal como a virtual, registra a trajetória percorrida no seu deslocamento

A realização dos “comandos” O aluno dá os comandos a tartaruga humana cujos “membros” devem se movimentar com sincronia e cadência

Que tal descobrir a tartaruga que há dentro de você?

Vamos montar uma tartaruga humana Quem se habilita?

Comandos básicos da tartaruga PF número - (ou para frente número) – pf 50 PT número - (ou para trás número) – pt 30 PD número - (ou para a direita número) – pd 120 PE número - (ou para a esquerda número) – pe 40 UN – Use Nada, a tartaruga caminha sem deixar rastros – un pf 100 UL – permite o uso do risco novamente – ul (somente) ou ul pf 80 UB – Use Borracha permite apagar os passos feitos – ub pt 80 repita número – faz a tartaruga repetir um procedimento de acordo com o número de vezes escolhido – repita 3 [ pf 50 pd 90 ] aprenda – permite armazenar um conjunto de comandos para posterior uso – aprenda quadrado.