Fases da Transformação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
Caracterização de um projeto didático
Currículo : Noções introdutórias
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Educação no contexto do Trabalho
Funções e Atribuições do Diretor
1.
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Oficina de Apropriação de Resultados
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Aprendizagem Dialógica
Comunidade de Aprendizagem
Tertúlia Dialógica.
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Participação Educativa
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Ginásio Experimental Epitácio Pessoa. Direção: Marly Vice direção: Carla Endereço: Rua Ernesto de Sousa, 153 – Rio de Janeiro - RJ.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Uma escola como comunidade de aprendizagem
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Professor Coordenador de Apoio
O Professor como Sujeito de Transformação
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Revisita ao PPP.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

Fases da Transformação

Transformação Sensibilização Tomada de Decisão Sonho Seleção de Prioridades Planejamento

Sensibilização

Sensibilização O que é: Formação de 16 horas com a equipe pedagógica + 4 horas com a comunidade escolar (alunos, familiares e comunidade do entorno) Objetivo: Apresentar das bases teóricas e científica do projeto. As Atuações Educativas de êxito e as fases de transformação da escola.

Tomada de Decisão

Famílias, Comunidade e Estudantes Tomada de Decisão Equipe Pedagógica Famílias, Comunidade e Estudantes As famílias, a comunidade e os estudantes (fundamental II e Médio) decidem se querem que a escola inicie ou não a transformação Decide conjuntamente se a maioria está ou não de acordo em iniciar a transformação Normalmente, se realizam assembleias em dias e horários adequados à participação do maior número de pessoas.

Tomada de Decisão Concordância por parte da equipe gestora da escola; É recomendável que a maioria dos professores esteja de acordo com a transformação (80%); Aprovação pelo Conselho Escolar; Aprovação pelos alunos e familiares

Sonho

Sonho A educação, na verdade, necessita tanto de formação técnica, científica e profissional como de sonhos e de utopia. (Freire, 1997 p.34)

Sonho A aprendizagem que queremos para nossas filhas e filhos ao alcance de todas as crianças e jovens. Convite a comunidade para sonhar com a escola. Participação de alunos, professores e funcionários.

Sonho de meninos e meninas Meu sonho é que na minha escola não tenha mais desigualdade com as pessoas e alunos… Meu sonho é ser médica Meu sonho é que os professores fossem mais pacientes com os alunos!”

Sonho dos familiares A Escola dos meus sonhos... É aquela sem falta de professores, com ensino e atividades adequadas, ensinando o alunos sempre a respeitar o próximo. Deveria ter atividades extracurriculares, esportivas procurando manter o máximo de atenção do aluno. Com professores responsáveis e uma boa educação. Onde meu filho possa aprender a ser alguém na vida sem preconceito com boa educação.

Sonho de meninos e meninas Criar estratégias para que todos possam sonhar: Mural dos sonhos Árvore dos sonhos

Sonho Sonhos realizados Novos sonhos

Seleção de Prioridades

Seleção de Prioridades Como fazer? Agrupar e organizar os sonhos por temáticas e priorizar de acordo com as atuações educativas de êxito e outras ações que possam melhorar a aprendizagem de todos. Em comissão mista (professorado, equipe pedagógica, familiares, vizinhos, estudantes, etc.)

Seleção de Prioridades O que fazer? Atuações educativas de êxito Sonho Grupos Interativos Formação de familiares Tertúlias literárias dialógicas Ampliação do tempo de aprendizagem: Biblioteca tutorada Participação educativa da comunidade Modelo dialógico de prevenção e resolução de conflitos Formação pedagógica dialógica

Planejamento

Onde queremos chegar - SONHOS Planejamento Já temos: Onde queremos chegar - SONHOS PRIORIDADES PLANO DE TRANSFORMAÇÃO BASE DA AÇÃO

Planejamento Assembleia de planejamento Com a sugestão de priorização em mãos, a comissão organiza uma assembleia, chamando familiares, vizinhos, estudantes, professores Na assembleia, analisa-se e valida-se a sugestão de priorização Em pequenos grupos, cada qual com um tema ou grupo de prioridades, se elabora um plano de ação, indicando-se o que será realizado a médio, curto ou longo prazo e o que se tem de fazer.

www.comunidadedeaprendizagem.com