EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias sobre Origem da Vida (página 52 a 57)
Advertisements

CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
Cenário evolutivo.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma e permaneciam indefinidamente com essa.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Adaptação, seleção natural,
História do pensamento evolutivo
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ADAPTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
Análises moleculares do material genético
DARWINISMO E LAMARKISMO
Evolucionismo Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
ADAPTAÇÃO.
Biologia – 8ª Série (Profª.: Daniela Benaion Barroso)
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
A origem da vida.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Seleção Natural.
Evolução Profa. Daniela.
Evolução.
EVOLUÇÃO.
EVOLUÇÃO.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
150 anos de Darwinismo Profa. Karla Yotoko Departamento de Biologia Geral.
Biologia/Geologia II Unidade 7 – Evolução Biológica Magda Charrua BG II 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
FIXISMO E TRANSIÇÃO PARA O EVOLUCIONISMO
Profº Aleksandro Rodrigues
Aleksandro Rodrigues.
DISCUSSÃO E RESULTADOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Evolução dos seres vivos
Evolução.
Evolução e Sistemática
Evolução.
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Emanuelle Grace Kelly.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
Darwin e o fim da adaptação perfeita dos seres: a superação da visão teológica de Paley e o princípio da divergência.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Entra no Beagle… Vem investigar com o Mr. Darwin!.
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Profª Cacyra Seleção natural 9º ano. LAMARCK X DARWIN Embora as teorias sejam bastante diferentes, as duas buscam pela explicação da modificação das espécies.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores?

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Descendência comum As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores? 2º Teoria – Novas espécies surgem de espécies pré-existentes. Darwin trata de um mecanismo de evolução que estabelece elos de parentesco usando a metáfora “árvore da vida”, enfatizando a ideia principal de sua teoria. Descendência comum

“PARÊNTESES”

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. LAMARCK  DARWIN

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. A evolução é um processo cumulativo, pois as diferenças que tornam as populações heterogêneas, operando em grandes escalas de tempo, resultaram nas diferentes espécies. Em uma escala de tempo ainda maior, o resultado é a imensa biodiversidade do planeta Terra.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, “a natureza não dá saltos”.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, “a natureza não dá saltos”. O gradualismo do processo evolutivo foi alvo de críticas: há lacunas na diversidade do mundo natural; nem sempre os intermediários que explicam transições entre espécies são efetivamente encontrados. Para Darwin, trata-se de uma falha do registro fóssil.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: Darwin e Wallace propuseram, de forma independente, o mecanismo da seleção natural, o qual, já na época, gerou pouca controvérsia. Ambos observavam os fatos do mundo natural atentamente e, deles, criavam suas hipóteses e conclusões:

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo. CONCLUSÃO: A CADA GERAÇÃO MORRE GRANDE NÚMERO DE INDIVÍDUOS, MUITOS SEM DEIXAR DESCENDENTES.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 3º Fato – os indivíduos de uma população diferem em vários aspectos, incluindo aqueles que permitem explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. CONCLUSÃO: OS INDIVÍDUOS QUE SOBREVIVEM E SE REPRODUZEM SÃO PREFERENCIALMENTE OS QUE APRESENTAM CERTAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS COM A ADAPTABILIDADE ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS – LUTA PELA SOBREVIVÊNVIA (COMPETICÃO).

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 4º Fato – grande parte das características dos indivíduos de uma geração é passada para a descendência. CONCLUSÃO: OS QUE SOBREVIVEM A CADA GERAÇÃO TENDEM A TRANSMITIR AOS DESCENDENTES AS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A SUA MAIOR ADAPTABILIDADE. COM ISSO, A SELEÇÃO NATURAL FAVORECE A PERMANÊNCIA E O APRIMORAMENTO DESSAS CARACTERÍSTICAS

FIM