As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fundação Roberto Marinho
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
As visões desenvolvimento e aprendizagem
Maria Aparecida Araujo Santos
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Oração do Representante
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
GIRASSÓIS E MIOSÓTIS.
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
III Encontro de Boas Práticas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Ajude – me!!.
O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Tecnologia e Educação.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo oficial de São Paulo
Plano de Trabalho Docente
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Curso de GESTÃO ESCOLAR A reflexão teórica como instrumento
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Recordando alguns pontos da aula passada...
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
GIRASSÓIS E MIOSÓTIS.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
AÇÚCAR.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
DEUS ENVIOU Deus enviou seu filho amado Pra nos salvar e perdoar Na cruz morreu por meus pecados Mas ressurgiu e vivo com o Pai está.
Açúcar.
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
Acompanhem a letra juntamente com o louvor que será ouvido nessa apresentação! Quando você foi formado no ventre de tua mãe, Eu tudo via, já te conhecia.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Prof. José Roberto Medina
Construindo a cultura educacional inclusiva
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ENCONTRO DE COORDENADORES CE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR DATA: 28/12/2015 OBJETIVOS: APRESENTAR A EQUIPE DE GESTORES ELEITA DESCONSTRUIR PRÉ-CONCEITOS APRESENTAR.
ABINV – Qualidade de aprendizagem Ensinar pelo viés da Abinv é aprender e ensinar a aprender. Gestão do Ensino– Aprender, partilhar, mobilizar recursos.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Deus é Como o Açúcar....
Transcrição da apresentação:

As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com

A sociedade apresenta diferentes desafios à Escola... Precisamos ser RADICAIS “radice” = raiz Descobrir as raízes dos desafios, para melhor enfrentá-los

Mas que “novas tarefas” seriam essas????? NOVO PAPEL DA ESCOLA NOVAS TAREFAS GESTORAS Mas que “novas tarefas” seriam essas?????

Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Não sei porque meus filhos não têm limites... Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Minha filha já é grande pra cuidar dela mesma... Pra que vocês me chamam na escola? Estava no Boletim??????? Que boletim?????????

Modelos “Tradicionais” Planejar Desenvolver Modelos “Tradicionais” Controlar Avaliar

Novos paradigmas de gestão Modelos “Contemporâneos” Articular Mediar Modelos “Contemporâneos” Coordenar Capacitar

Enfrentamento como categoria ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC

NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade

Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO

Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores

HABILIDADES RELACIONAIS HABILIDADES CONCEITUAIS EM SÍNTESE HABILIDADES TÉCNICAS HABILIDADES RELACIONAIS Por quê? HABILIDADES CONCEITUAIS Para quê? Em que bases?