As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com
A sociedade apresenta diferentes desafios à Escola... Precisamos ser RADICAIS “radice” = raiz Descobrir as raízes dos desafios, para melhor enfrentá-los
Mas que “novas tarefas” seriam essas????? NOVO PAPEL DA ESCOLA NOVAS TAREFAS GESTORAS Mas que “novas tarefas” seriam essas?????
Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Não sei porque meus filhos não têm limites... Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Minha filha já é grande pra cuidar dela mesma... Pra que vocês me chamam na escola? Estava no Boletim??????? Que boletim?????????
Modelos “Tradicionais” Planejar Desenvolver Modelos “Tradicionais” Controlar Avaliar
Novos paradigmas de gestão Modelos “Contemporâneos” Articular Mediar Modelos “Contemporâneos” Coordenar Capacitar
Enfrentamento como categoria ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC
NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade
Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO
Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores
HABILIDADES RELACIONAIS HABILIDADES CONCEITUAIS EM SÍNTESE HABILIDADES TÉCNICAS HABILIDADES RELACIONAIS Por quê? HABILIDADES CONCEITUAIS Para quê? Em que bases?