ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano Nacional de Formação
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SEMANA PEDAGÓGICA 1° Semestre de 2011 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
Apresentação da Disciplina:
Semana Pedagógica - Julho/2011
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Reorientação curricular
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Núcleo Regional de Educação - Londrina
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Todo dia é dia de educação!
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Departamento de Educação Básica
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Orientações Curriculares para a Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Formação continuada 2º Encontro
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 04, 05 e 06/02

PROPOSTA DE TRABALHO: 1º dia - ROTEIRO 1 Retorno da sistematização da Semana Pedagógica de julho de 2008 - concepção de currículo – (opção pelo currículo disciplinar)

DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 04/02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2; Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participantes) DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

Roteiro 2 DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 05/02 Leitura das apresentação das produções curriculares realizadas pela SEED a partir dos Departamentos e Coordenações Assistir ao vídeo produzido pela DITEC; http://www.diaadia.pr.gov.br/autec /modules/conteudo/conteudo.php ?conteudo=10 - Disponível no final da página- clicar em Vídeo Cautec e baixar no pendrive Acessar o Portal dia a dia e conhecer recursos para subsidiar a prática pedagógica. Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participantes) DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

DIA ROTEIRO PARTICIPANTES 06/02 Roteiro 3 Reformular as Propostas Pedagógicas Curriculares Construir o Plano de Trabalho Docente Roteiro 4 Leitura do texto proposto; Leitura de capítulos específicos do Plano de Cargos e Salários dos Funcionários da Educação Básica Atividade 1 - realização das questões propostas Professores Funcionários DI A ROTEIRO PARTICI PANTES 04/ 02 Roteiro 1 Leitura e discussão dos Textos 1 e 2;Atividades: leitura e discussão dos exemplos 1 e 2, realização das atividades 1, 2 e 3; Todos (OBS.: Se houver mais de um grupo, mesclar os participan tes)

Textos de referência - Texto1 - “Concepção de Currículo Disciplinar: limites e avanços das escolas da Rede Estadual do Paraná” Retorno das produções Texto 2 - “A Educação Básica e a opção pelo currículo Disciplinar” Texto introdutório das DCE

- ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS EXEMPLOS 1 E 2 Exemplo 1 - Currículo Disciplinar - concepção crítica de currículo - Escola Guaicuru - Estado do Mato Grosso com consultoria de Ligia Klein Exemplo 2 - Currículo Multidisciplinar - recorte de um exemplo da Pedagogia de Projetos

Proposta de trabalho - Atividade 1 - comparação dos dois exemplos a partir de categorias que organizam o currículo. Atividade 2 - análise das produções da escola em 2008 a partir das mesmas categorias. Atividade 3 - relação entre a concepção de currículo e a organização da prática escolar com o objetivo de entender o papel dos profissionais que atuam na escola movido por esta concepção (importante situar aqui o papel dos funcionários).

2º dia - Roteiro 2 - Instrumentalização dos profissionais da educação acerca das produções curriculares da SEED. Leitura das apresentações das produções dos setores da SEED, bem como de suas ações. Busca de referenciais (textos, diretrizes, produções tecnológicas) disponibilizados em arquivo e sugeridos em links que possam subsidiar a construção da Proposta Pedagógica Curricular,Plano de Trabalho Docente e a prática pedagógica.

PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E/OU DIRETIVA) CASO A ESCOLA OPTE POR TRABALHAR EM GRUPOS, OS MESMOS DEVERÃO TER REPRESENTANTES POSSÍVEIS DE TODOS OS QUE PARTICIPARÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA (FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E/OU DIRETIVA)

- Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1. 3º dia - Roteiro 3 - REELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE COM MEDIAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Importante: - Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1. - Ler o documento que fundamenta os elementos do Plano de Trabalho Docente disponibilizado no próprio roteiro. - Garantir o papel da equipe pedagógica nesta mediação para discutir os elementos do plano e sustentar a articulação entre PPP, PPC e PTD.

Específico aos funcionários 3 DIA - ROTEIRO 4 - Específico aos funcionários segue texto de fundamentação: “Trabalho, Práticas, Culturas e Educação” com roteiro de atividades. Fonte: MEC, SEB, Capítulo 3. Vol. 3 Formação Profuncionário. Importante - estar de posse do Plano de Cargos e Salários. Mediação possível da equipe pedagógica e/ou diretiva.

ENTREGA DAS SISTEMATIZAÇÕES PELO NRE NO QUE CONSISTE: Analisar avanços de compreensão sobre a concepção de currículo possibilitada pela semana pedagógica de 2009 em relação à 2008. Só roteiro 1 e 4: Roteiro 1 - Breve análise do NRE realizada a partir da leitura das produções, seguida ou ilustrada por exemplos de compreensões da escola acerca das concepções presentes nos exemplos 1 e 2. Resumo possível das produções das escolas a partir das categorias de análise (aproveitar quadro comparativo) Breve análise do retorno da atividade 3 - situar a compreensão do papel dos profissionais da educação dentro da concepção de currículo defendida para a escola pública.

Roteiro 4 - Levantamento (resumo) dos principais apontamentos das escolas a partir do quadro de categorias de análise e das questões indicadas - seguir formato. PRAZOS - ATÉ 13 DE MARÇO Roteiros 1 e 4 para NRE/ Equipe Pedagógica – versão impressa e em CD contendo as produções da escola.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: PAPEL DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E NA METODOLOGIA DE TRABALHO TEXTOS DO ROTEIRO 1 E 2 POR TODOS : PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO ESCOLAR, CONSIDERANDO NO ROTEIRO 2 MODALIDADES ESPECÍFICAS.