FORMAÇÃO PARA ADMINISTRADOR LOCAL DA REDE PARANÁ DIGITAL

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO PARA ADMINISTRADOR LOCAL DA REDE PARANÁ DIGITAL

ORGANOGRAMA SIMPLIFICADO DA DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

PROJETO PARANÁ DIGITAL Objetivo inicial: acesso ao Dia a dia educação, para professores e alunos; Atualmente: SERE web, Geogebra, Cmaptools, Régua e compasso, Qcad, Luz das letras e outros em fase de análise; Expresso; PDE; GTR; Senso Escolar; Sigitec

AMBIENTE PARANÁ DIGITAL Acessar internet; Enviar e receber e-mails; Utilizar as ferramentas do BROffice; Utilizar os softwares educacionais; Acessar vídeos do Portal Dia a dia; Utilizar o Sistema escola on-line;

ARQUIQUETURA DO PARANÁ DIGITAL Um servidor administrado a distância; Link COPEL; Núcleo gerencial PRD; Procedimentos automáticos; Implementação de pacotes Verificação de integridade de hardwares e softwares Coleta de dados estatísticos O servidor nunca deve ser desligado

CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE PRD Software livre; Pioneiro sistema multiterminais; COMO ACESSAR? Cadastro: Professor, funcionário, aluno, visitante Somente o ADMLOCAL, pode cadastrar usuários A senha do ADMLOCAL é definida na instalação e pode ser alterada posteriormente pelo próprio ADM.

ADM LOCAL Quem é? O Administrador Local é a pessoa escolhida pela direção da escola para gerenciar as contas dos usuários e as máquinas no Laboratório do Paraná Digital.

ATRIBUIÇÕES Cadastrar usuários; Remover contas de usuários; Alterar senhas perdidas; Cadastrar impressoras e dispositivos periféricos em geral; Zelar pela integridade física do sistema, por exemplo, garantindo acesso restrito ao rack , onde se encontra o Servidor Em conformidade com o Regimento Interno e orientações da direção do colégio, estabelecer as regras de uso do laboratório e verificar o cumprimento das mesmas. Também é de grande importância que o administrador local seja um estimulador e disseminador do uso do sistema pelos professores e alunos da escola.

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

CONEXÕES FÍSICAS DO RACK DO PARANÁ DIGITAL

ADM LOCAL Recomendações gerais: Evitar comer, beber e fumar dentro do Laboratório de Informática, pois os restos de comida, bebidas derramadas e fumaça são ameaças ao bom funcionamento do teclado e dos demais componentes dos Multiterminais.

Iniciando uma nova sessão como administrador local. Apenas um usário “admlocal”;

Como alterar a senha do Adm Local? Clicar no menu Aplicações; Escolher o submenu Sistema; Clicar em Console e a seguinte janela será aberta:

Como alterar a senha do Adm Local? “passwd” e tecle Enter. Logo em seguida, digite a senha antiga e tecle Enter. Agora, digite a nova senha e tecle Enter. Confirme a nova senha e tecle Enter. Apenas o Adm local pode carregar esta interface! Logo, é de total responsabilidade do administrador local o sigilo e proteção de sua senha.

Como acessar a interface admlocal?

Menus Opção arquivo

Menus Opção criar

Menus Opção ajuda

Abas Usuário

Abas Usuários

Abas Impressoras

Abas Cotas de Impressão

Abas Relatórios

Como cadastrar um usuário?

Como cadastrar um usuário?

Como cadastrar uma lista de usuários? usuario01,prof,Renato Martins usuario02,aluno,Leonardo Sales usuario03,aluno,Sarah Oliveira

Como remover um usuário?

Como remover um usuário? A remoção de um usuário é uma tarefa que exige muita atenção, pois quando um usuário é removido do sistema, todos os seus diretórios e arquivos são juntamente excluídos.

Como remover uma lista de usuários?

Como alterar a senha de um usuário?

Como visualizar os multiterminais cadastrados? Como remover multiterminais cadastrados?

Como desligar um multiterminal cadastrado?

Como cadastrar uma impressora? Acessar a interface admlocal; Clique na aba Impressoras; Clique no botão “Cadastrar” para inserir o “mac address” da impressora a ser cadastrada

Como visualizar impressoras cadastradas?

Como visualizar impressoras cadastradas? Selecione a aba Impressoras; Selecione a linha correspondente à impressora a ser removida; Clique no botão “Remover”.

Cotas de impressão Visualizar situação Retornar Padrão Bloquear e desbloquear cota de usuário

Relatórios Usuários adicionados Vcom/Xsem sucesso; Usuários removidos Vcom/Xsem sucesso; Senhas alteradas Vcom/Xsem sucesso.

Estouro de cota

Cota estourada 1- Entrar no sistema (logar) na conta de outro usuário 2- que esteja acessando normalmente o Paraná Digital; 3- No menu “Aplicações” / “Sistema”, acessar “Console”; 4- Digitar o comando: ssh usuarioqueestorou@localhost (login do usuário com cota estourada); 5- Caso apareça uma mensagem em inglês que tenha no final da frase as opções (yes/no) digitar yes (por extenso); 6- Caso apareça uma mensagem em inglês que tenha no corpo do texto algo parecido com (.ssh/know_hosts), teclar enter para retornar ao console e executar o seginte comando: 7- usuario@servidora:~$ rm –r .ssh/know_hosts

8- Digitar o comando: ssh usuarioqueestorou@localhost (login do usuário com cota estourada); 9- Digitar a senha deste usuário; 10- Após este procedimento você verá na tela do terminal o nome do usuário acompanhado do @. Neste momento você acessou a conta do usuário que estourou a cota; 11- usuarioqueestourou@servidora:~$ 12- Digitar o comando du -sh e verificar se o espaço utilizado é maior que o permitido pela quota (2000MB professores – 50MB alunos); 13- Executar o comando: rm –r .* para remover os arquivos ocultos e limpar a lixeira;

14- No terminal ao lado tentar fazer login com o usário que está com a cota estourada, para verificar se o problema foi resolvido. 15- Caso a cota ainda esteja estourada; 16- Digitar novamente o comando: ssh usuarioqueestorou@localhost (login do usuário com cota estourada); 17- Digitar a senha deste usuário; 18- Após este procedimento você verá na tela do terminal o nome do usuário acompanhado do @. Neste momento você acessou a conta do usuário que estourou a cota; 19- usuarioqueestourou@servidora:~$ 20- Digitar o comando du -sh e verificar se o espaço utilizado é maior que o permitido pela quota (2000MB professores – 50MB alunos); Executar o comando: ls –l para visualizar a lista de arquivos deste usuário;

21- Digitar o comando du -sh e verificar se o espaço utilizado é maior que o permitido pela quota (2000MB professores – 50MB alunos); 22-Executar o comando: ls –l para visualizar a lista de arquivos deste usuário; 23- Digite o comando: rm -f nome do_arquivo que deseja apagar. Caso seja um diretório, a cor da fonte poderá ser azul e você deverá entrar no diretório digitando o comando: cd nome do diretório. Se não for possível excluir algum arquivo devido as permissões, digite o comando: chmod 777 nome do arquivo. 24- Depois de excluir os arquivos indesejáveis, digite: rm –rf .Trash para limpar a lixeira.

Problemas mais comuns Os terminais não carregam o sistema operacional Positivo: PXE-M0F: Exiting Intel PXE ROM. Boot from CD : DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER Itautec: PXE-E61: Media test failure, check cable PXE-M0F: Exiting Intel Boot Agent. Solução Reconfigurar a BIOS conforme orientações da pag.24

Problemas mais comuns O terminal não carrega o sistema operacional e a BIOS está configurada corretamente

Solução Certificar-se que o servidor esteja ligado; Verificar as conexões dos cabos de rede, atrás da CPU,no ponto lógico da parede, no patch panel e no switch estão corretas; A luz verde acesa atrás da cpu indica que está tudo certo até no switch;

Teclado não funciona: F1, F2, F3, F4 Solução 1º-Desligar o terminal; 2º- Retirar e colocar os cabos usb 5 vezes cada, persistindo o problema trocar com outra ilha.

Mouse não funciona: Solução 1º- Desligar o terminal; 2º- Retirar e colocar os cabos usb do mini hub 5 vezes cada, trocando as portas persistindo o problema trocar com outra ilha; 3º- Trocar o mini hub, caso o problema esteja nos mouses usb.

Terminal não liga: Solução 1º- Verificar se há energia no cabo da cpu 2º- Caso não haja energia, verificar a tomada da mesa e na parede; 3º- Verificar os disjuntores no QDI; 4º- Se houver energia no cabo e mesmo assim a cpu não ligar avisar os técnicos da CRTE. (possível fonte queimada)

Servidor não liga: Solução 1º- Verificar se o nobreak está ligado 2º- Verificar se o cabo de energia do servidor está ligado no nobreak

Problemas de internet via fibra ótica: Solução Verificar se as 6/5 luzes do transceiver estão acesas; Verificar se o cabo de alimentação do transiver está na tomada.

Problemas de internet via satélite: Solução Verificar se as 5 luzes do modem IDU estão acesas; - a luz “TX” está acesa/piscando (COPEL) - a luz “Rx” está acesa/piscando (COPEL) - a luz “System” está acesa/piscando (COPEL) - a luz “power” está acesa (Interno) - a luz “lan” está ligada/piscando (interno)

Problemas de internet : Equipamentos funcionando, mas não consegue navegar Solução Teste de ping Para fazê-lo siga os seguintes passos: No menu “Aplicativos” / “Sistema”, acessar o “console”; Aberto o console, observa-se: “admlocal@servidora:~$” Digitar o comando: ping prdproxy.prd; Caso o proxy não esteja respondendo ligar para os técnicos da CRTE

Conectar cabo de rede no nobreak:

Problemas que o ADM LOCAL não conseguir resolver: Solução Solicitar ajuda dos técnicos da CRTE - Paulo Waltrick (qualquer horário) 41-3351-6641 41-9925-7691 - Odair Godoi (de segunda até sexta, 08:00 - 17:00) 41-8483-0442

Controle para visitas de empresas terceirizadas O admlocal ou outro funcionário da escola, indicado pela direção, deverá acompanhar os trabalhos de empresas terceirizadas; Seguir as orientações da direção da escola Elaborar um formulário de registro da visita ou utilizar o sugerido na página 54 do manual.

Conforme critérios estabelecidos pela SEED-PR, os estabelecimentos estaduais de educação adotam PROINFO URBANO, que é composto de: dez computadores, uma impressora laser e, para os laboratórios novos, roteador wireless (2 anos de garantia); Para os laboratórios PROINFO URBANO (adotados pela SEED-PR), o mobiliário (mesas e cadeiras) não é fornecido pelo MEC, nem deve ser adquirido pela escola, pois a aquisição será feita exclusivamente por Sistema de Registro de Preços pela SEED-PR e distribuído aos estabelecimentos;

No caso de problemas com equipamentos PROINFO, o Admlocal deve comunicar ao técnico da CRTE e este realizará os procedimentos necessários; Na necessidade de visita dos técnicos da Assistência Técnica Autorizada quando for o caso da necessidade de reinstalação do Sistema Operacional (S.O.), será instalado o Linux Educacional, independentemente de que S.O. estava instalado anteriormente na máquina, ficando a escola responsável pela restauração de back- ups; Havendo necessidade de retirada de equipamentos para manutenção pela Assistência Técnica Autorizada, esta deve deixar um termo de retirada do bem;

O Linux Educacional é desenvolvido por uma equipe de programadores do MEC. A seguir, relacionamos alguns sites úteis para quem utiliza o Linux Educacional: http://repositorio.mec.gov.br/pool/3.0/ http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/pagn s/down_isos.php

ADSL MEC: A linha telefônica deverá ficar próxima ao rack do paraná digital; Não poderá ser cobrada fatura mensal nem de instalação o serviço é totalmente gratuito; Apenas o primeiro modem é gratuito, caso este venha a queimar a escola terá que adquirir um novo; O técnico que fizer a instalação deverá informar o número da linha, bem como a senha do modem e o login e senha do provedor, bem como o telefone para abrir chamados. O ADSL MEC não está vinculado ao PROINFO Escolas rurais serão atendidas pelo programa GESAC

Obrigado pela atenção e paciência!