MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diversidade Cultural.
Advertisements

Música Popular Brasileira
O Fenômeno da Aculturação
Povos Indígenas no Brasil: História, Cultura, Dominação,
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Trabalho de Portugues.
Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc.
Humanismo Século XV.
Cultura de Massa e Indústria cultural
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Ritmos Afro-brasileiros
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
Perfil do Profissional
ESTÉTICA Arte e realidade
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Professsora: Aíla Rodrigues
Músicas de espera com temas de astronomia e folclore
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
CONSTITUIÇÃO CONCILIAR SACROSANCTUM CONCILIUM SOBRE A SAGRADA LITURGIA
Escola de Frankfurt.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
A construção da história
Cultura Afro - Brasileira
Cultura Afro - Brasileira
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Transformações do pensamento sociológico ocidental
GÊNERO MUSICAL.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
CINCO IDEIAS EQUIVOCADAS SOBRE OS ÍNDIOS
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
9º Ano 2º Bimestre 2015– Artes - Juventino
Música brasie A música brasileira nos anos 60
Anos 60 Anos Dourados - MPB
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Primeiro passo da etapa 1 Publicidade e propaganda Conceito e categoria Daniel Carlos da Silva 1ppnoite.
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Grupos sociais.
Estética.
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
Ensino Fundamental, 9º ano
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
Arte Popular e Arte Erudita
Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Identidade e diversidade na educação musical Carlos Sandroni Fundamentos da Educação Musical I Matheus Henrique Nono Almeida
Infortúnio (Arrigo Barnabé) Professora Millena Brito.
Região Norte Trabalho de Geografia
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais.

OS GÊNEROS MUSICAIS A classificação leva em consideração quem executa a música, em que situações e, de uma maneira geral, por que ela é executada.

Dentro dessa perspectiva, consideramos como gêneros: música étnica; música folclórica; música popular; músicas criadas pela indústria cultural; música erudita.

Música tradicional ou Étnica É a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de ritual. Esse tipo de música mantém-se há séculos da mesma forma, refletindo as crenças e a vida dos povos.

Fazendo parte desse gênero, citamos a indígena, a de tribos africanas, a dos aborígines australianos, entre outras.

Música folclórica A música folclórica normalmente é aquela criada e aceita coletivamente, que mostra idéias e sentimentos comuns de um grupo.

A maioria das músicas folclóricas é transmitida por tradição oral, tem compositor desconhecido e é divulgada e transformada com o passar do tempo.

MÚSICA POPULAR É a música feita por autor conhecido e que, normalmente, alcança todas as camadas da sociedade. A maior parte das músicas populares possui grandes produções artísticas e certo apoio da mídia, e é característica dos centros urbanos.

Compositores como Raul Seixas, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina, Gilberto Gil, Roberto Carlos e outros são exemplos típicos da Música Popular Brasileira (MPB).

MÚSICA CRIADAS PELA INDÚSTRIA CULTURAL São as músicas de massa ou comerciais. Aquelas feitas para serem assimiladas por um grande número de pessoas, com estrutura de composição simples e cuja intenção é o consumo alienado da população.

Ela é estritamente ligada à moda e considerada arte de consumo. Às vezes, alguns grupos fazem muito sucesso em um ano e depois somem do mercado completamente.

MÚSICA ERUDITA É a feita normalmente por pessoas que estudaram ou estudam música formalmente. Considera-se música erudita toda música que não é popular, étnica, folclórica ou comercial.

Dentro de cada classificação, encontramos composições com uma intenção: PROFANA RELIGIOSA

MÚSICAS RELIGIOSAS Em todos os cinco gêneros de música (étnica, folclórica, popular, indústria cultural e erudita), podemos encontrar músicas religiosas, ligadas à espiritualidade e à religiosidade dos povos.

Independentemente da crença religiosa, todos os povos possuem músicas para rezar, agradecer, celebrar, abençoar ou pedir bênçãos aos seus deuses.

MÚSICAS PROFANAS Considera-se música profana toda aquela que não é religiosa: músicas de divertimento, de dança, para dormir, guerrear, trilhas sonoras, para relaxar etc. Em todos os gêneros, encontramos músicas profanas.