O que é Rito?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Advertisements

Bíblia e (é!) comunicação
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
EPIFANIA Sentido Teológico... “Vimos sua estrela no Oriente e viemos
CULTURA ORGANIZACIONAL
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Sagrado X Profano.
CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Preletores 2010 sobre Cerimonias LIVRO TEXTO MEDITANDO SOBRE A VIDA
Quantas tribos africanas
Já no Grego: quer dizer decreto, prescrição.
Conversando sobre memória
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
Prof. Everton da silva correa
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
RELIGIÕES ORIENTAIS.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
CULTO CULTO CRISTÃO.
Emile Durkheim e o fato social
Liturgia A palavra compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se.
Sobrevivência e sua relação com as demais ciências
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Hinduísmo.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Uma igreja viva para um Deus vivo
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Hebreus 9 A Superioridade de Cristo a 1ª aliança
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Batismo de Jesus.
Celebrar com SÍMBOLOS O que é Símbolo? E como funciona?
Olhando para o Céu Ascensão.
Hoje comemoramos a Páscoa, momento de renascimento, de renovação, momento do despertar, é este o sentido filosófico deixado por Jesus para a humanidade,
Amou-nos até o fim.
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Religião na colônia Sagrado X profano.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Como explicar o mundo?.
A S FUNÇÕES DOS R ITOS E R ITUAIS. A primeira função é difundir a própria tradição religiosa e garantir-lhe sobrevivência - PROPAGAR.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
A prece: importância, eficácia e ação.
Transcrição da apresentação:

O que é Rito?

Por que seguimos Ritos?

Ritos segundo as DCEs: São celebrações das tradições e manifestações religiosas que possibilitam um encontro interpessoal. Podem ser compreendidas como a recapitulação de um acontecimento sagrado anterior. Servem à memória e à preservação da identidade de diferentes tradições e manifestações religiosas. Os ritos são um dos itens responsáveis pela construção dos espaços sagrados.

Segundo o Caderno Pedagógico Os ritos vêm para dar movimento e sentido prático à ideia de Sagrado. Mantêm integrada a união dos seguidores de uma tradição ou organização religiosa. Os rituais são imagens refletidas das tradições culturais e religiosas. Ou seja, o ritual é um sistema cultural de comunicação simbólica, constituído de sequências ordenadas e padronizadas de palavras e atos, em geral expressos por múltiplos meios que possuem conteúdo e arranjo caracterizados por graus variados de formalidade (convencionalidade), estereotipia (rigidez), condensação (fusão) e redundância (repetição).

A palavra rito é originada do latim ritus, equivalente ao grego thesmós, cujo significado no plural é “tradições ancestrais, regras, ritos”. O rito é o aspecto mais característico da religião. O ritual por meio de seus gestos, manipulação de objetos e recitação de fórmulas e relatos, por partes de pajés, xamãs e sacerdotes, trata de conservar e recuperar a situação original íntegra que abrange a conduta, o pensamento e a vontade dos deuses. O rito carrega a sacralidade e põe em ação o sentimento de fé ao Sagrado e seu sentido de condução do espírito humano.

Os ritos podem ser caracterizados como: Ritos de passagem (nascimento, puberdade, casamento, morte); Ritos de participação da vida divina (oração, sacrifício, consagração de pessoas ou lugares); Ritos de propiciação (que podem ser agrários, purificatórios ou expiatórios). Há também os ritos de ambulatórios, cuja função é tirar a comunidade e os instrumentos sagrados ou símbolos de adoração dos templos. Incluem peregrinações, procissões, entre outras manifestações do sagrado em vias públicas.

Na estrutura teológica Resumindo, o rito é uma sequência temporal de ações, compostas por diversas partes. Na estrutura teológica O rito comporta os valores, comportamentos e hábitos éticos para sua eficácia e realização. Com meio simbólico O rito comporta a transformação de locais e objetos em imagens, que darão sentido aos atos que, com a sensibilidade, transformar-se-ão nos objetos da realidade sagrada ao qual se referem. Como sistema de comunicação A estrutura do rito comporta as mensagens e sinais transmitidos através de códigos estabelecidos, sobre o significado de cada um dos objetos presentes.

Quais ritos você conhece?

TIPOLOGIA DOS RITOS

Ritos Apotropaicos Criam afastamento das forças sobrenaturais. Têm sentido de proteção. Defumações Incensos Bênçãos

Ritos Eliminatórios Ritos de Purificação São a comprovação de que já houve a “infestação” do mal. Portanto, sua função clara é se utilizar do poder da divindade para “mandar embora o mal ou o pecado”. Ritos de Purificação Partem do princípio que a pessoa faltou com alguma responsabilidade com o sagrado ou tem alguma culpa ou “mancha”, da qual precisa se libertar.

Ritos de Repetição do Drama Divino Buscam o resgate dos mitos divinos e sua atualização, com o efeito de identificação e participação do homem no evento divino de forma atemporal. Encenação da Via Sacra

Ritos de transmissão de força sagrada Englobam os ritos de consagração e a imposição de mãos, como modo de receber força e energia divinas.

Ritos ligados ao ciclo da vida São chamados Ritos de Passagem Causam grande modificação do status do indivíduo perante a sociedade, pois é capaz de integrá-lo (nascimento, adolescência) ou separá-lo da mesma (morte). Também englobam os ritos cíclicos, cuja importância é essencial em todas as religiões, e em torno dos quais se organizam os calendários. Incluem as festas da natureza (passagem das estações, colheita, plantio, entre outros) e também as festas de salvação, como Natal e Páscoa.

Ritos de fundo sociocultural e religioso Ritos com conotação mística Incluem os ritos de gracejo e rebelião. São tentativas de se ridicularizar e contestar, a sociedade e suas condutas culturais e tradições. São os ritos de meditação e transe, com ampla utilização em religiões mais primitivas, como a Santeria, o Vodu, o Xamanismo, entre outros.

Ritos de Passagem Remete a uma mudança de estado de consciência. Os ritos se tornam um espécie de código de acesso a nova fase da vida. É preciso se submeter às condições para que o indivíduo demonstre simbolicamente sua intenção e merecimento sobre a passagem requerida, esperada ou necessitada.

Ritos mortuários O enfoque dos ritos varia: Se concentra em “ensinar” o caminho da salvação ao morto, em direção a algum paraíso (como os egípcios); Se preocupa em mantê-lo junto de seus descendentes (nações indígenas); Busca os aconselhamentos dos mortos (tradições africanas); Procura afastar os mortos, como fantasmas ou seres indesejáveis no curso da vida (crenças que praticam o exorcismo)

Ritos modernos Os ritos que simbolizam passagem foram perdendo seu sentido, outros foram simplesmente ressignificados, ou esquecidos. Exemplo é o Trote dos Calouros, representa uma porta de entrada do calouro na sociedade fechada do grupo de veteranos (tem as características da iniciação religiosa de diversas religiões e seitas antigas): O calouro é testado em sua força e capacidade física, mental e psíquica, e precisa passar por diversas provações para demonstrar que merece um lugar naquela sociedade.

Os ritos presentes na vida O rito pode ser entendido como um conjunto de gestos preestabelecidos, que são repetidos tendo em vista a realização de um objetivo ou tarefa. Quando levantamos de manhã realizamos um conjunto de ritos: despertamos, vestimos nossa roupa, realizamos nossa higiene, alimentamo-nos, etc.

Os Rituais Religiosos Têm o objetivo de tornar presente ou de relembrar um acontecimento sagrado original. O sacerdote católico consagra o pão e o vinho, tornando-os corpo e sangue de Jesus; O rabino faz as orações e proclama as santas palavras de seu livro sagrado; Um religioso hindu celebra o amor e a beleza da vida com a dança especial; Um monge budista, através da meditação, contempla o mistério da natureza;

Nas religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda), nas quais os rituais são profundamente solidários, todos podem participar com igualdade, ao som dos tambores e atabaques, ou quando realizam suas cerimônias de oferenda na virada para um novo ano indo à praia para apresentá-la à Iemanjá, um dos Orixás do candomblé; Entre as tradições indígenas, o xamã, feiticeiro encarregado de celebrar a vida e a morte, “reza” pedindo chuva; também realiza as cerimônias espirituais e aconselha sobre os destinos da tribo; Entre os índios que vivem no Brasil, o pajé, que desempenha praticamente as mesmas funções do feiticeiro xamã, exerce a liderança e o governo da tribo, guiando-a espiritualmente.