Forma e movimentos da Terra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
Sistemas de Referenciação Geográfica
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Orientação e localização na Terra
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Sistema de representação cartográfica
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
Geografia 2011/12.
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
A Moderna Cartografia – parte 2
Orientação e localização no espaço geográfico
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Elementos geométricos do Globo Terrestre
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Introdução à Cartografia
CARTOGRAFIA.
Coordenadas Geográficas
Coordenadas geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
Coordenadas geográficas
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
AULA 1 CARTOGRAFIA – PARTE 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
GEOGRAFIA.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. processo matemático que permite representar uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
Orientação e Localização
Geografia Revisão.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

Forma e movimentos da Terra Prof º Alécio

Equinócio

Obliquidade da Eclíptica -Solstício

GPS O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata no globo terrestre, ou seja, a latitude e a longitude (coordenadas geográficas). Esse aparelho, de modo geral, disponibiliza ao usuário outras informações, como: a altitude, a direção que está sendo seguida, a distância em relação a um ponto que foi marcado anteriormente, a velocidade no percurso. A localização exata é possível graças à recepção de sinais de um sistema de satélites artificiais. É um aparelho que pode ser utilizado em várias situações: medições de propriedades rurais; fiscalização de áreas florestais para constatação, por exemplo, de desmatamento; orientação para pessoas que estão em regiões desérticas, de florestas etc; em determinadas competições esportivas automobilísticas; na aviação; na navegação; entre outras.

Como você pôde ver, o GPS é um aparelho que, entre outras funções, possibilita a determinação das coordenadas geográficas. Essas coordenadas são um sistema de paralelos e meridianos, a partir dos quais se pode determinar valores em graus: latitude, no caso dos paralelos e a longitude, no caso dos meridianos. O paralelo principal é a linha do Equador, que possui latitude 0º e divide o globo terrestre em dois hemisférios: Norte e Sul. Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º. Observe a figura a seguir.

O meridiano de Greenwich, por convenção, foi estabelecido como meridiano principal. Esse meridiano (0º) e o seu anti-meridiano (180º) dividem o globo terrestre em dois hemisférios: Leste (oriental) ou Oeste (ocidental). Assim, longitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude pode ser Leste (L) ou Oeste (O) e vai de 0º a 180º. Observe a figura a seguir.

A interseção, ou seja, o cruzamento de um paralelo e de um meridiano indica a coordenada geográfica de um ponto sobre a superfície terrestre. Temos, a partir disso, a latitude e a longitude, com os quais se pode localizar com precisão, com exatidão, algo na superfície terrestre, seja num continente, numa ilha, ou num oceano. Ouro preto, MG, por exemplo, está localizada, aproximadamente, a 20º de latitude Sul e 44º de Longitude oeste. Em tempo, o nome do meridiano de Greenwich deriva da localidade na região metropolitana de Londres, onde fica o Observatório Real de Greenwich.

Rede de satélites do GPS

Lid

Cartografia Projeções Cartográficas_ Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Projeção cartográfica é então, a representação de uma superfície esférica em um plano. Como a esfera é um sólido não planificável, obrigatoriamente sofrerá deformações quando projetada. Essas deformações podem ser em relação às distancias, às áreas ou aos ângulos, por isso cabe ao cartógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.

Quanto às propriedades_ Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são: a) Conforme – Os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas representadas são deformadas. Usa-se a escala real apenas próximo a linha do Equador, à medida que se afasta da região equatorial, a distorção é maior. b) Equivalente – Apresentam formas distorcidas, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real. Os ângulos do planisfério ficam deformados em relação aos ângulos da esfera terrestre. c) Eqüidistantes – Mantém uma igualdade nas distancias a partir de um centro determinado, mas apresenta distorções nas áreas e nas formas terrestres.

Mercator – Cilíndrica conforme

Peters - Cilíndrica equivalente

Azimutal Equidistante

Cônica

Mollweide_ Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.

Anamorfoses

Babacas