Modelagem Conceitual para Narração de Estórias

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Transcrição da apresentação:

Modelagem Conceitual para Narração de Estórias (com um Estudo de Caso)

Enredos de Estórias Níveis de composição: fábula,relato,texto Elementos da fábula: enredo,personagens,tema Enredo: seqüência de eventos funcionais Vladimir Propp: 31 funções para Contos de Fadas (Enredos  texto, animação, ...)

Gêneros de Estórias Homologia: frases estão para uma linguagem assim como enredos para um gênero Gêneros como conjuntos de enredos obedecendo determinadas convenções Exs.: ficção científica,policiais,fantasmas... Uso de gramática? – ênfase em sintaxe

Abordagem Multidisciplinar Outra homologia: gêneros estão para Literatura, como domínios de aplicação para Informática Propp + ... = Modelagem Conceitual Em vez de gramáticas, paradigma de reconhecimento/ geração de planos Aspectos: sintaxe,semântica,pragmática

Estudo de Caso: Espadas e Dragões

Que coisas entram na estória? Esquema Estático Modelo ER de BD (e Sist.Inf.) – P. Chen entidades,atributos,relacionamentos,gene-ralização/ especialização (is-a) + Roles Qualificativos ER sobre alguém: o que é? Role (papel teatral,e Softw.Eng.): como vai agir? Estado: conjunto dos fatos que valem em dado instante do tempo - (estados válidos)

Esquema Estático do Exemplo

Estado Inicial do Exemplo Brian, Hoel, Marian, Draco, Turjan Residências e locais correntes Bons, maus, neutros Fracos ou fortes Quem gosta de quem Atributos com valores numéricos Herança, mundo fechado/ negação por falha

Que eventos podem acontecer? Esquema Dinâmico Funções = operações do domínio = eventos Transições entre estados (válidas) Tipos abstratos, objetos  STRIPS Pré-, pós-condições (efeitos – semântica) Na assinatura - contribuição de Fillmore - casos dos parâmetros: entidades ou roles (agente,recipiente,paciente,objeto,etc.)

Esquema Dinâmico do Exemplo 1. go(CH,PL) 2. reduce_protection(CH,PL) 3. kidnap(CH1,CH2) 4. attack(CH,PL) 5. fight(CH1,CH2) 6. kill(CH1,CH2) 7. free(CH1,CH2) 8. marry(CH1,CH2) 9. donate(CH1,CH2) 10. bewitch(CH1,CH2)

O que vai querer cada um? Esquema Comportamental Regras Situação/Objetivo (“situation/goal”) Objetivos oportunísticos Objetivos  Planos (eventos em ordem parcial) Enredo incorporando planos - pragmática Interferências (Willensky), planos falhos Gerador de planos  gerador de enredos

Esquema Comportamental do Exemplo A vítima quer expor-se ao perigo... Herói quer ser mais forte que o vilão Proteção diminuída atrai o vilão Se a vítima é sequestrada, herói quer livrá-la Se é morta, herói quer vingá-la Os que se amam querem unir-se para sempre

Geração de Enredos Interativa em Estágios Múltiplos Tese do Angelo Ciarlini – Interactive Plot Generator (IPG) - SICSTUS Prolog+constraint programming Tese do Cesar Pozzer – Visualização Gráfica (orientação: Bruno Feijó) - Java,3D,etc. Inferência de objetivos/planejamento e simulação/parada para o usuário interagir Interação fraca ou forte a cada estágio Linearizar (ordem total),renderizar,assistir...

Continuação do Projeto Computação Afetiva – “drives”,emoções,comportamento deliberativo, orientação-para-personagens Geração de textos a partir de enredos Dramatização/Visualização - precisa métodos IPG: interferências e aplicação de estratégias Reconhecimento de planos (bib. planos típicos) Compor por adaptação,motivos folclóricos, outros gêneros,uso em simulação,treinamento...