A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior

2 Programação Rápida Abordagem teórica – Simulação/Gestão
Preparação para o dinâmica de simulação Leitura do manual, orientação geral sobre os parâmetros da simulação, organização das equipes, ambientação. Simulação Avaliação dos resultados Apresentação final dos grupos Premiação das equipes vencedoras Rápida Abordagem teórica – Gestão/Jogos Como parte das atividades introdutórias o professor pode, por exemplo, selecionar e aplicar alguma dinâmica de “aquecimento” para descontrair a turma e/ou com objetivo de apresentação geral dos alunos. Também seria adequada a aplicação de exercício de revisão conceitual. Neste caso, o desenvolvimento de tal atividade dependerá do tempo disponível e/ou de alguma necessidade particular identificada pelo docente, como por exemplo, avaliar, ainda que superficialmente, o grau de conhecimento da turma sobre conceitos relacionados a dinâmica de simulação que será desenvolvida. Preparação para o dinâmica de simulação Enfatizar a importância da leitura do manual; Discutir rapidamente que há critérios para definir o vencedor do jogo. Observar que os critérios são objetivos e explicitos; Observar que é fundamental que as equipes sejam constituídas antes do início da dinâmica de ambientação e que seja mantida a mesma configuração para o jogo oficial. Enfatizar para os alunos esse aspecto: manutenção da equipe formada para ambientação.

3 Origem dos jogos e simuladores

4 Origem dos jogos e simuladores
O jogo acompanha o homem desde os primórdios da humanidade. Adolescentes gregos divertiam-se arremessando uma bola cheia de ar, feita de bexiga de animais, envolta em capa de couro. O cabo de guerra já era jogado pelos meninos de Atenas, na Grécia. Os homens (a humanidade) desde a antiguidade sempre buscou construir modelos que permitissem testar suas hipóteses, suas proposições acerca de aspectos do cotidiano (vida). Uma das formas que encontrou para desenvolver tal propósito foi construindo jogos e modelos de simulação.

5 Origem dos jogos e simuladores
No século XIX os modelos de simulação com fins de treinamento começaram a ser usados na área militar. Os jogos de tabuleiro, representando exércitos, serviam de modelo para os prussianos como forma de antecipar estratégias e táticas aplicáveis em batalhas reais.

6 Origem dos jogos e simuladores
A utilização de jogos simulados como instrumento de aprendizagem na área de gestão teve seu incremento nos Estados Unidos, na década de 1950, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Devidos aos resultados positivos, seu uso estendeu-se a outras áreas, chegando ao Brasil na década de 1970/80.

7 Simuladores Empresariais
Uma simulação é um recorte parcial da realidade. Com utilização de modelagem matemática desenvolvem-se softwares que permitem modelar cenários relacionados ao ambiente empresarial, com objetivo de reproduzir, ao menos parcialmente, a dinâmica existente em determinadas situações vivenciadas pelos gestores/empreendedores. Jogos de empresas - Definições: O jogo de empresa é uma seqüência de tomadas de decisões que determinam mutações no estado patrimonial e contábil das empresas fictícias, à luz das quais os participantes tomam novas decisões, sucessivamente, repetindo um ciclo por um certo número de vezes (TANABE, 1977, p.5). Os jogos de empresas [...] podem ser definidos, também, como um exercício de tomada de decisões em forma de um modelo de operação de negócios, no qual os participantes assumem o papel de administradores de uma empresa simulada (SANTOS, 2003, p. 83). Em sua essência, os jogos de empresas computadorizados são simulações de determinados processos decisórios dentro de determinados contextos empresariais. São considerados como técnica educacional na qual os participantes, geralmente agrupados em equipes, analisam e estudam diversos problemas e situações do modelo empresarial, simulando ciclos sucessivos de decisões e resultados (LOPES, 2001, p. 59).

8 Estrutura Central de um Simulador
Bastante alinhado com o já exposto até aqui, Stumpf et al (1990) comparam a aplicação de um jogo de empresas a uma “dança”. Para eles a aplicação possui três fases: preparação, composta de: - leitura prévia do manual do participante; - aplicação do questionário de auto-avaliação dos participantes; - apresentação inicial do animador e do grupo; - esclarecimentos dos objetivos educacionais do programa; - explanação sobre o uso da simulação e seus efeitos; - alocação dos papéis e preparação individual; “dança”, que contém as seguintes atividades: - os participantes gerenciam a organização simulada; - os participantes identificam suas ações individuais e grupais; - os participantes elaboram um relatório final; análise, composta de: - revisão dos acontecimentos; - análise e compartilhamento do ocorrido durante a vivência; - identificação das implicações da experiência para a vida real. Este enfoque ressalta a necessidade do participante de andar, ou no caso “dançar” com as próprias pernas. “Não se aprende a administrar uma empresa lendo seus relatórios. Ademais, a música pode mudar e, com ela, mudam os passos do dançarino” (STUMPF et al, 1990, p. 11).

9 Objetivos dos Simuladores Empresariais
Desenvolvimento de visão estratégica, postura competitiva e visão sistêmica; Desenvolvimento de aspectos comportamentais relacionados aos processos de comunicação (formal e informal); Possibilidade de Interação e Relacionamento Intergrupal; Desenvolvimento de habilidades relacionadas a planejamento,, processo decisório, coordenação, organização e liderança; Vivência de situações que envolvam competição X cooperação; Desenvolvimento de habilidades cognitivas (cálculo, interpretação textos, etc..); Desenvolvimento do espírito e do comportamento Empreendedor.

10 Programação da Dinâmica
Preparação Conhecimento do cenário e regras da simulação Cadastramento dos participantes Discussão de conceitos relacionados à gestão empresarial Definição das equipes Discussão do Manual Planejamento das ações Simulação Seqüência de decisões e avaliação dos resultados parciais Ações planejadas e ações relativas a eventos aleatórios Encerramento Avaliação do resultado final e definição da equipe vencedora Seguência de decisões e avaliação dos resultados


Carregar ppt "Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google