EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Português Professora: Pollyanna Mattos.
O modelo morfossintático
Concordância Nominal.
Classes Gramaticais.
COMPLEMENTO NOMINAL.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Classe Gramatical da palavra QUE
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
O que eu também não entendo
Trabalho de Português ENTRE.
O modelo morfossintático
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Atividade de Recuperação
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Pronomes anotações.
Classes fechadas de palavras
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
Artigo Gramática – Aula 4.
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Classe de palavras.
Pronomes.
EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER
Determinante, quantificador e pronome
EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E SÍLABAS
EXERCÍCIOS SOBRE VOZ PASSIVA
EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
CLASSES GRAMATICAIS DAS PALAVRAS
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL
PRONOME RELATIVO.
EXERCÍCIOS SOBRE O USO DO “PORQUÊ”
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Jogo do Mickey Iniciar Nome: Laurah Valeton e Laura Dias
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Prof.ª irlane Araújo.
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Indefinidos- Demonstrativos – Interrogativos Professora: Irlane Alves.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Análise sintática e classe gramatical
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS Professora Cristiane Orzil

TJMG - 2010 – FUNDEP 1. Considerando a correlação entre os termos grifados e as indicações dos parênteses, assinale a alternativa que NÃO ESTÁ CORRETA. A) ―[...] graças aos meios de comunicação são as pessoas, em suas casas, as que estão presentes a ela.‖ (linhas 16-17) - (pronome adjetivo possessivo, pronome demonstrativo, pronome relativo, pronome pessoal) B) ―E as crianças? Elas estão assistindo a tudo isso.‖ (linha 43) - (pronome pessoal, pronome indefinido, pronome demonstrativo) C) ―Ninguém aguenta tensões prolongadas. A humanidade está podendo se ver em cada dia.‖ (linhas 35-36) - (pronome indefinido, pronome reflexivo, pronome demonstrativo) D) ―Hoje ninguém idealiza nada.‖ (linha 20) - (pronome substantivo indefinido, pronome substantivo indefinido)

“ O que é real para uns pode não ser para outros”. 2. FUNDEP - 2007   “ O que é real para uns pode não ser para outros”. As palavras em destaque possuem sentido de: a) Definição b) Indeterminação c) Qualificação d) Quantificação

Nessa frase, as palavras que indicam qualificação são em número de: 3.Fundep – CBM/2011 Fizemos a opção pelo imediatismo, pela concentração, pela industrialização rápida, pela urbanização apressada, com infraestrutura incompleta”. Nessa frase, as palavras que indicam qualificação são em número de: Duas b) Três c) Quatro d) Mais de quatro

4. Fundep – Pref. De Oliveira – 2011 “(...) dividia a vida tolamente entre humanos e animais”. Nessa frase, a palavra sublinhada pode ser adequadamente analisada como: a) advérbio de companhia b) advérbio de modo c) substantivo comum d) substantivo próprio

5. Fundep 2012 – MPE “Ufa! Você, caro leitor, percebeu que, de acordo com o texto, existe apenas um Toyota Hilux na cidade em que ocorreu o acidente?” (linhas 27-28) A interjeição sublinhada passa, sobretudo, a ideia de A) deboche. B) dúvida. C) interrogação. D) alívio.

6. IBFC (Hemominas – 2013 – Superior) Assinale a alternativa que representa corretamente a classe gramatical da palavra grifada. “Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas (...)” a) Substantivo. c) Advérbio. b) Adjetivo. d) Verbo

GABARITO C B D