ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DAS Micro e pequenas empresas CATARINENSES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Junho de Objetivo do Programa Capacitar o empresário em planejamento empresarial; Estimular o empresário à reflexão sobre ambientes; Definição de.
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 02.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nivel de Serviço ANO III – Nº 2.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Indicadores do Mercado
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada CONDUTA AUXILIAR ANO IV – Nº 09.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 05.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 03.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO III – Nº 09.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Transcrição da apresentação:

ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DAS Micro e pequenas empresas CATARINENSES

Ficha Técnica Coordenação geral Unidade de Gestão Estratégica – SEBRAE/SC Marcondes da Silva Cândido – Assessor da Unidade de Gestão Estratégica Claudio Ferreira – Analista Técnico    Coordenação Executiva Cleisimara Salvador Diretora Executiva – Foco Opinião Mercado Rejane Roecker Gerente de Projetos e Analista – Foco Opinião e Mercado Welinton Lucas dos Santos Gerente de Projetos – Foco Opinião e Mercado

O SENSOR DAS MPE Instrumento de avaliação da competitividade empresarial criado para as micro e pequenas empresas, a partir de um modelo de indicadores que servirão de aporte para um diagnóstico da gestão e desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio. São abordadas 9 (nove) dimensões distribuídas em 44 (quarenta e quatro) questões, que norteiam a análise e diagnóstico propostos. Com um painel de 500 empresas participantes em todas as regiões do estado, nos setores do agronegócio, comércio, serviços e indústria, o Sensor das MPE’s deverá permitir a visualização dos resultados de cada empresa participante e o posicionamento desta frente ao seu setor, sua região e ao quadro geral das MPE, além de abordar os pontos de fragilidade identificados na gestão.

DIMENSÕES: Prêmio MPE BRASIL Desempenho no Período

METODOLOGIA Público-alvo: MPE sediadas no estado de Santa Catarina, em situação formal, inscritas no CNPJ, que possuem localização, setor de atuação e atividade compatível com o estabelecido pelo plano amostral e atendem a definição de filtro adotada pelo Prêmio MPE Brasil. Tipo de pesquisa: A pesquisa tem caráter quantitativo, realizada pela técnica de survey, por painel longitudinal. Tipo de coleta e instrumento de pesquisa: a) Implantação: - Localização de empresas que atendem o critério amostral, - Convite para a participação no painel, - Oferta do estímulo e incentivo, - Realização da 1ª medição de variáveis através da aplicação de questionário presencial, composto por perguntas abertas e fechadas, - Treinamento e preparação para o preenchimento da medição subsequente. b) Medições periódicas: A partir da construção do painel de empresas, as medições subsequentes serão realizadas por coleta via telefone e/ou internet, através de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas.

METODOLOGIA Frequência das medições: As medições serão realizadas a cada 6(seis) meses, de maneira que os indicadores de desempenho terão periodicidade semestral.   Reposição amostral e substituição de empresas no painel: Para que o painel mantenha sua representatividade ao longo do tempo, o plano amostral será revisto anualmente a luz de novos dados secundários oriundos de fontes confiáveis, entre as quais IBGE, RAIS e outros órgãos que divulguem dados referentes às MPE. Recorte amostral selecionado para intervenção Sebrae: Além da possibilidade de participação no Prêmio MPE Brasil de Competitividade e recebimento do diagnóstico situacional da organização pelos participantes do painel, 10% da amostra, que representa um total de 50 micro e pequenas empresas serão selecionadas para receber uma intervenção do Sebrae de acordo com a necessidade mais urgente apontada em seu diagnóstico.

amostra Regional Setor ME PE Total % Amostra Foz do Itajaí Agronegócios 625 68 700 0,19% 1 65 Comércio 19451 991 20531 5,48% 28 Indústria 7624 578 8303 2,22% 11 Serviços 17773 1070 19025 5,08% 25 Grande Florianópolis 300 13 319 0,09% 74 20738 1286 22176 5,92% 30 5203 5552 1,48% 7 25612 1787 27789 7,42% 37 Extremo Oeste 426 24 453 0,12% 22 5452 170 5632 1,50% 8 1885 109 2015 0,54% 3 7581 136 7762 2,07% 10 Meio Oeste 1561 178 1772 0,47% 2 31 8531 359 8917 2,38% 12 2380 162 2597 0,69% 10221 349 10659 2,85% 14 Norte 1491 93 1591 0,42% 87 25231 1231 26568 7,09% 35 8698 843 9759 2,60% 25817 1418 27510 7,34% Oeste 1429 105 1552 0,41% 57 15165 684 15902 4,24% 21 4391 391 4852 1,30% 6 19184 622 19952 5,33% 27 Serra 2189 176 2398 0,64% 7955 381 8365 2,23% 2169 140 2346 0,63% 7727 336 8137 2,17% Sul 601 40 646 0,17% 66 20479 974 21526 5,75% 29 8342 693 9168 2,45% 16857 769 17799 4,75% Vale do Itajaí 20 707 70 18390 944 19415 5,18% 26 10540 910 11659 3,11% 16 19443 929 20575 5,49%  TOTAL 352145 19279 374629 100,00% 500 amostra

CÁLCULO DO ÍNDICE Perguntas de numeração 30 a 66 (dimensões: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas e Processos): Correspondem a 70% do valor do índice. Cada questão vale a pontuação de 1,891891, sendo que esta é resultado da opção informada (0% para opção A, 30% para opção B, 70% para opção C e 100% para opção D). Perguntas 68, 69, 71, 72, 73, 75 e 77 (dimensão Desempenho por Período): Correspondem a 30% do índice, sendo que cada questão vale a pontuação de até 4,2857142, com o mesmo critério informado anteriormente, segundo opção informada (0% para opção A, 30% para opção B, 70% para opção C e 100% para opção D). O índice final é resultado do somatório da pontuação gerada pelas das questões.

RESULTADOS Índice de competitividade das MPE Catarinenses; Desempenho das micro e pequenas empresas; Desempenho por setor; Desempenho por regional; Desempenho pelo critério atendimento SEBRAE; Desempenho por dimensão; Panorama Geral.

Parte I: Índice de Competitividade das MPE Catarinenses Estimativas Valores Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55 Desvio Padrão 14,55 Mediana 49,18 Menor índice 11,32 Maior índice 91,18

Parte II: Desempenho das micro e pequenas empresas Porte Média Desvio Padrão Menor Índice Maior Índice Microempresa 48,91 14,56 11,32 91,19 Pequena Empresa 52,51 14,25 20,45 89,22 Índice de Competitividade das MPE Catarinenses - 49,55 14,55 91,18

Parte III: Desempenho por Setor Índice de competitividade Desvio Padrão Menor índice Maior índice Comércio 49,39 14,55 15,57 91,18 Indústria 49,15 14,97 21,99 89,21 Serviço 49,60 14,51 11,32 87,03 Agronegócio 53,85 13,76 23,41 70,57 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55 Índice de competitividade das MPE Catarinenses: 49,55

Parte IV: Desempenho por Regional Índice de competitividade das MPE Catarinenses: 49,55 Microrregional Índice de competitividade Desvio Padrão Menor índice Maior índice Grande Florianópolis 52,52 12,48 28,49 91,18 Vale do Itajaí 47,60 16,22 15,57 80,80 Norte 44,84 13,07 16,13 77,99 Sul 51,34 14,12 11,32 82,57 Foz do Itajaí 39,38 12,54 16,10 72,92 Meio Oeste 55,16 11,59 30,10 83,10 Oeste 58,18 13,61 34,16 90,30 Extremo Oeste 58,17 12,62 26,92 81,76 Serra 50,12 12,49 15,37 69,20 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55 14,55

Parte V: Desempenho pelo Critério Atendimento SEBRAE Serviço SEBRAE Média Desvio Padrão Menor índice Maior Índice Sim 53,82 13,63 23,66 91,18 Não 48,42 14,60 11,32 90,30 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55 14,55

Parte VI: Desempenho por Dimensão Índice de competitividade Desvio Padrão Menor índice Maior índice Liderança 53,74 21,69 100 Estratégia e Planos 43,44 14,37 Clientes 50,97 13,78 Sociedade 57,26 9,28 Informação e conhecimento 45,23 10,10 Pessoas 43,32 16,49 Processos 55,42 11,51 Controle de Resultados 26,66 21,90 Desempenho no período 57,28 17,37 10 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55 14,55 11,32 91,18

Parte VII: Panorama Geral Quesito Índice de competitividade A missão da empresa está definida e é conhecida pelos colaboradores? 41,28 O comportamento ético é incentivado pelos dirigentes nas relações internas e externas? 43,38 O desempenho da empresa é analisado pelos dirigentes? 61,96 Os dirigentes compartilham informações com os colaboradores? 59,00 Os dirigentes investem em seu desenvolvimento gerencial e aplicam os conhecimentos adquiridos na empresa? 53,44 As atividades da empresa são controladas com base em padrões de execução definidos? 59,16 É promovida a melhoria dos produtos, dos serviços, dos processos e dos métodos de Gestão da empresa? 58,00 Índice de competitividade na dimensão LIDERANÇA 53,74 A visão da empresa está definida e é conhecida pelos colaboradores? 39,95 As estratégias que permitem alcançar os objetivos da empresa estão definidas? 47,04 Os indicadores e metas relacionados às estratégias estão estabelecidos? 42,96 Os planos de ação, visando alcançar as metas da empresa relacionadas às estratégias, estão definidos? 43,92 Índice de competitividade na dimensão ESTRATÉGIA E PLANOS 43,44 Os Clientes são conhecidos e agrupados? 49,34 As necessidades e expectativas dos clientes são conhecidas? 55,20 Os produtos e serviços são divulgados aos clientes? 43,58 As reclamações dos clientes são registradas e tratadas? 64,24 A satisfação dos clientes é avaliada? 42,47 Índice de competitividade na dimensão CLIENTES 50,97 As exigências legais necessárias para o funcionamento da empresa são conhecidas e mantidas atualizadas? 84,86 Os impactos negativos que podem causar danos ao meio ambiente são conhecidos e tratados? 57,78 A empresa demonstra seu comprometimento com a comunidade por meio de ações ou projetos sociais? 29,14 Índice de competitividade na dimensão SOCIEDADE 57,26 As informações necessárias para o planejamento, execução e análise das atividades para a tomada de decisão estão definidas? 46,96 As informações necessárias para a condução adequada do negócio são disponibilizadas para os colaboradores? 53,76 O Compartilhamento do conhecimento é promovido? 34,97 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55

Parte VII: Panorama Geral Quesito Índice de competitividade Índice de competitividade na dimensão INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 45,23 As funções e responsabilidades das pessoas (dirigentes e colaboradores) estão definidas? 47,22 A seleção dos colaboradores é feita segundo padrões definidos e considera os requisitos da função? 37,35 Os colaboradores são capacitados nas suas funções? 46,16 Os perigos e riscos relacionados à saúde e segurança no trabalho são identificados e tratados? 46,40 O bem-estar e a satisfação dos colaboradores são promovidos? 39,43 Índice de competitividade na dimensão PESSOAS 43,32 Os processos principais do negócio são executados de forma padronizada, com padrões documentados? 46,33 Os processos principais do negócio são controlados para garantir a satisfação das necessidades dos clientes? 45,56 Os fornecedores da empresa são selecionados e avaliados segundo critérios definidos? 68,98 As finanças da empresa são controladas a fim de otimizar a utilização dos recursos? 60,80 Índice de competitividade na dimensão PROCESSOS 55,42 Existem resultados relativos à satisfação dos clientes? 27,32 Existem resultados relativos a reclamações de clientes? 19,44 Existem resultados relativos às capacitações ministradas para os colaboradores? 19,84 Existem resultados relativos a acidentes com colaboradores? 12,24 Existem resultados relativos à produtividade no trabalho? 30,80 Existem resultados relativos à margem de lucro? 50,32 Índice de competitividade na dimensão RESULTADOS 26,66 Em relação ao mesmo período do ano anterior, descontada a inflação, seu faturamento foi menor, igual, maior em até 10% ou maior em mais de 10%? 42,90 Sua empresa pegou empréstimos para capital de giro neste período (janeiro a junho 2011)? 87,20 Com relação aos investimentos realizados neste período, você diria que o montante foi maior que a média do mesmo período do ano anterior? 66,06 Os investimentos da sua empresa neste período foram realizados com recursos próprios ou de terceiros? 75,86 Os funcionários da sua empresa foram substituídos em menor número que no mesmo período do ano anterior? 71,10 As inovações realizadas por sua empresa impactaram positivamente no seu negócio? 45,78 As ações de acesso a novos mercados resultaram em aumento de vendas? 12,08 Índice de competitividade na dimensão DESEMPENHO NO PERÍODO 57,28 Índice de competitividade das MPE Catarinenses 49,55

CONCLUSÕES A partir da análise da mediana, observa-se que praticamente 50% das empresas pontuam acima da média, ou seja, com índice individual acima dos 49,55 registrados para o total de MPE do estado. O menor desempenho registrado entre as pesquisadas é de 11,32 pontos e o melhor índice registra 91,18 pontos. No que tange a estratificação por porte, as pequenas empresas apresentaram o índice maior (52,51%) do que o das microempresas (48,91%), considerando-se a média. Entre os setores, o setor de agronegócios (53,85%) foi o que obteve maior índice de competitividade, enquanto a industria apresentou menor índice (49,15%). Este resultado pode ser explicado em virtude do peso das questões, onde a dimensão desempenho do período tem maior representatividade e coincide com os resultados de faturamento para os setores supracitados. Condizente com o resultado por setores, as microrregiões Oeste (58,18) e Extremo Oeste (58,17) apresentaram um maior índice de competitividade, enquanto as microrregiões Norte (44,84) e Foz do Itajaí (39,38) apresentaram os menores índices.

CONCLUSÕES Analisando-se o critério atendimento SEBRAE, observa-se um maior índice médio para as empresas que utilizam os serviços SEBRAE (53,82%). Observa-se, ainda, um melhor índice para este grupo (91,18%) em um valor maior para o menor índice (23,66%). A partir do panorama geral, identifica-se que nas dimensões liderança e informações/conhecimento todos os quesitos apresentaram valores inferiores ao valor do índice geral. No quesito resultado em aumento de vendas em consequencia de ações de acesso a novos mercados aparece o pior índice (12,08), em relação ao resultado geral, enquanto no quesito empréstimos para capital de giro no período aparece o maior índice (87,20). Salienta-se que os resultados do Índice de Competitividade das MPE é o marco inicial para uma análise evolutiva longintudinal entre as micro e pequenas empresas catarinenses, não sendo possível tecer comparações com outros índices e/ou estados, em virtude da metodologia única.