UNIMINAS Diario de Bordo Ludmilla Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
experiências INESQUECÍVEIS!
Programa aluno pesquisador
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Tente ler sem chorar!!!.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Ah! O amor... Mario Quintana.
Uma linda idéia á ser imitada......
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
A BONECA.
Observação da sala de aula
Formas de Interação.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Verbo Língua Portuguesa.
Ah! O amor... Mario Quintana.
Jogos de Empresas Aula 2.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Planear a mudança Tomar controle.
Oficina de Motivação.
SOBRE O CORAÇÃO.
MARIA EUNICE GENNARI SILVA
Ug0Lin1.
Aprendi Clique.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Convidando e Recebendo Participantes.
Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Ah! O amor... Mario Quintana.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Equipe responsável pela produção
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
AMANHECER.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Os sentimentos de cada um
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

UNIMINAS Diario de Bordo Ludmilla Martins Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diario de Bordo Ludmilla Martins Junho,2006

Introdução Vivências Música Marcante Fato Significativo Considerações Finais

Vivências vistas em sala de aula. Introdução Este trabalho foi uma proposta interdisciplinar dos conteúdos de Informática e Estudos Independentes III para realização de um relato informatizado das Vivências vistas em sala de aula. A proposta aliou as importantes dinâmicas desenvolvidas nas aulas com uma elaborada apresentação no Power Point. Voltar

Competências e Carências Projeção de Sentimentos Vivências Perdas & Ganhos Comunicação Competências e Carências Tiro o chapéu para... Dinâmica da Paisagem Projeção de Sentimentos

Considerações Pessoais Dinâmica da Paisagem Descrição Metodologia Considerações Pessoais

CD: sons da Natureza aparelho de som. DESCRIÇÃO Objetivos: Sondagem, Diagnóstico para conhecimento do grupo. Como o grupo está chegando. Retrato do grupo. Recursos Materiais: papel sulfite, giz de cera, lápis de cor, canetinhas hidrocor, tinta guache e pincéis, 1m e meio de papel craft (pardo). CD: sons da Natureza aparelho de som. VOLTAR

Metodologia 1° momento: Aquecimento: Ao som da música fechar os olhos e entrar no imaginário, visualize uma paisagem da natureza, um lugar onde você gostaria de estar agora, veja bem este lugar, o que ele tem (pausa) tem água? Como ela está? Tem mato? Plantas? Flores? Relva? Cachoeira? É no campo? É numa praia? Numa Região Montanhosa? O que mais você está visualizando nesta paisagem? (pausa) Tem animais? Construções? Está um dia de sol? Chuvoso? Quente ou frio? PRÓXIMO

2° momento: Distribuir uma folha sulfite para cada um e pedir que represente na folha a imagem que visualizaram com todos os detalhes e elementos da natureza que perceberam.; podem utilizar os gizes de cera, lápis de cor, canetinhas (tempo). Após terminarem pedir: observem os elementos da natureza que estão presentes na sua paisagem e selecione um que você mais se identifica com as suas características. Vire a folha e escreva que características aquele elemento tem e que você tem em comum. PRÓXIMO

3° momento: Colocar no centro da sala o papel craft e dizer esse é o nosso grupo nele vamos construir a imagem da paisagem do grupo onde cada um irá se fazer presente nesta paisagem através do elemento que escolheu, e que se identificou procurando estabelecer relação com os demais elementos buscando integrar. Obs: Não importa repetir o elemento lembre-se que temos diferentes árvores, tipos de água, de montanhas etc; cada qual tem sua própria característica. Aí está a beleza da natureza na diversidade (tempo). Usar giz de cera, canetinhas, lápis de cor e as tintas busquem preencher todos os espaços. PROXIMO

Socialização – Conversar com o grupo: 4° momento: Socialização – Conversar com o grupo: O que vocês Sentem ao olhar para essa imagem? O que vocês Percebem nesta representação? O que vocês Imaginam que possa estar acontecendo neste grupo? O que vocês Pensam que pode ser feito ou precisa ser feito neste ou por este grupo? 5° momento: Processamento – estabelecer relação da vivência com a teoria – PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL. E com as visões em que se basearam a dinâmica. PRÓXIMO

Fechamento: Convidar todos para fazerem um círculo em volta da imagem do grupo, acender uma vela e dizer que cada um que receber a vela deverá dizer qual é o elemento da natureza que se identificou; dizer as características positivas e qual a característica negativa deste elemento que quer queimar e assim ao dizer, escolha um colega e passe a vela até que todos recebam a vela e a mesma volte a quem iniciou , no caso o coordenador para fechar com uma mensagem construtiva para o grupo. VOLTAR

Considerações Pessoais Esta dinâmica foi muito legal, pois tivemos um momento de introspecção que nos fez refletir sobre o que estamos sentindo neste momento não só no que diz respeito ao curso, mas sobre nos mesmos. Pudemos avaliar também o entrosamento do grupo. VOLTAR

Considerações Pessoais COMUNICAÇÃO Descrição Metodologia Considerações Pessoais

Vivência :Comunicação DESCRIÇÃO Vivência :Comunicação Objetivo: Propor ao grupo a repensar como está a sua própria comunicação nas situações em que se encontra como comunicador e receptor. Tempo: 35 minutos Material: folha de sulfite em branco e uma outra contendo um desenho de boneco em formas geométricas. VOLTAR

Solicitar que prestem atenção nas instruções que serão dadas. Metodologia Organizar a sala em duplas de forma que um dos participantes ficará sentado de costa um para outro, sendo que somente um deles terá como escrever. Distribuir uma folha de sulfite em branco para os participantes que irão escrever. E para o outro a folha que contém o desenho do boneco. Solicitar que prestem atenção nas instruções que serão dadas. - Os que receberam a folha com desenho terão o desafio de passar para o colega de costas instruções, através da fala, para que ele possa reproduzir o mesmo desenho na folha em branco. PROXIMO

- É proibido contar ao colega qual é o desenho. - Utilizar apenas palavras como: faça um traço, apontar as formas, os lados e etc. - É proibido contar ao colega qual é o desenho. - O tempo para concluir a tarefa é de 8 minutos. Após a contagem do tempo, troca as posições e distribui outro desenho para o outro participante fazer o mesmo com o colega. PRÓXIMO

Fechamento: Colocar o grupo sentado em círculo Fechamento: Colocar o grupo sentado em círculo. Sugerir para que compartilhem sobre as vivências propostas. Intercalar nas falas do grupo situações como: falas e gestos dos participantes observadas pelos facilitadores no decorrer das vivências. Resgatar reflexões com indagações de: como está a nossa comunicação nos diversos ambientes em que vivemos? A importância do saber ouvir e se estamos fazendo? A importância da busca na habilidade de perceber a comunicação não verbal das pessoas que nos cercam, o quanto fazemos este exercício de busca? VOLTAR

Considerações Pessoais Esta “Vivencia” foi importante para que pudéssemos testar o saber ouvir e saber falar. Tenho certeza que hoje em dia, um dos temas mais discutidos nas organizações e sem duvida nenhuma a comunicação e também um dos elementos responsáveis pelo sucesso de nossas relações. Por isso, foi fundamental passar por esta experiência que permitiu nos colocarmos no lugar do outro, para que possamos aperfeiçoar nosso modo de nos comunicar. VOLTAR

Considerações Pessoais PROJEÇÃO DE SENTIMENTOS Descrição Metodologia Considerações Pessoais

Vivência: Projeção de sentimentos DESCRIÇÃO Vivência: Projeção de sentimentos Objetivo geral: promover a integração e o entrosamento do grupo e o conhecimento mais profundo entre as pessoas. Despertar no grupo uma auto-avaliação em relação às necessidades pessoais. VOLTAR

METODOLOGIA 1° passo: Aquecimento: Procedimentos: Formar um círculo em pé. Colocar uma música instrumental suave. Entregar um boneco para um dos participantes e pedir que ele faça qualquer coisa com o boneco. Passar o boneco para o vizinho da direita que repetirá, da sua forma, o gesto. Recolher o boneco. Comunicar que cada pessoa deverá, agora, repetir no seu vizinho da direita o mesmo que fez com o boneco. PRÓXIMO

METODOLOGIA 2° passo – Integração: Dinâmica: Revelações Procedimentos: Elaborar cartelas contendo em cada uma pelo menos três “questionamentos”. Dividir o grupo em subgrupos pequenos. Encaminhar duas ou três cartelas a cada grupo. Orientar que os grupos respondam a vontade aos questionamentos contidos nas cartelas. Ao final, deixar que os grupos exponham suas opiniões, sentimentos, contestações, etc. PROXIMO

3° passo: - Socialização e encerramento: METODOLOGIA 3° passo: - Socialização e encerramento: Apresentação de PowerPoint com uma mensagem que fala sobre necessidades. Em seguida promover a socialização onde cada pessoa poderá expor seus sentimentos em relação à vivência. VOLTAR

Considerações Finais Nesta “ Vivencia” discutimos um pouco sobre as atividades que realizamos no dia-a-dia e a importância que cada uma delas tem para nós. Foi bom poder conversar com a turma e descobrir que temos medos e anseios parecidos que são mais comuns do que pensamos. VOLTAR

PERDAS E GANHOS Descrição Metodologia Considerações Finais

Vivência:Perdas e ganhos Objetivos: DESCRIÇÃO Vivência:Perdas e ganhos Objetivos: Refletir sobre a forma de tratamento a pessoas queridas, nível da qualidade do desempenho dos papéis de cada um, no dia-a-dia. Material: 1/4 de folha de papel A4 por participante. VOLTAR

METODOLOGIA É uma vivência muito forte, aparentemente simples, no entanto o facilitador deve instigar as pessoas a REALMENTE VIVENCIAR, cada passo do que for orientado. Explicar que todos temos IDENTIDADE. O que caracteriza a nossa identidade?É aquilo que não podemos mudar em nós,aquelas características que nos pertencem ,queiramos ou não-local e data de nascimento, filiação, impressão digital, DNA, etc. São atividades circunstanciais, que ora desempenhamos, ora deixamos em substituição a outras - papel de professor, estudante, amigo,dona de casa, pai, filho,esposa, esposo, namorado,profissional ,etc. PRÓXIMO

Distribuir os papéis para cada participante. Refletir com o grupo sobre IDENTIDADE E PAPÉIS - perguntar o que caracteriza a nossa identidade...Quais os papéis mais comuns e imprescindíveis que desempenhamos no dia-a-dia. Solicitar que cada pessoa escreva no seu papel seus CINCO PRINCIPAIS papéis, que exerce naquele momento. Conceder cinco minutos para essa tarefa. Esclarecer que honesto, criativo, sincero...Não são papéis,são características. Pedir que todos relessem o que escreveram e verifique se aqueles são papéis mais importantes da sua vida. PRÓXIMO

METODOLOGIA “Elimine um desses papéis da sua lista e, ao fazê-lo,pense como ficaria a sua vida se,nesse momento,você deixasse de desempenhar ,de fato,esse papel,essa atividade” Dar um tempo de um minuto e continuar o mesmo procedimento com os demais papéis, até o último. Quando todos tiverem terminando, dar oportunidade para o “recomeço”.”Qual desses papéis você resgataria,se tivesse que recomeçar? PRÓXIMO

Como anda a qualidade de vida com a minha família? METODOLOGIA Para concluir essa vivência,expomos as seguintes reflexões numa apresentação no Power Point. Se, ao deixar de ser mãe, me fez perder a razão de viver...que tipo de mãe tenho sido? Como anda a qualidade de vida com a minha família? Perder o meu emprego me fez perder o referencial de vida...Que tipo de profissional eu tenho sido? Ao final, o facilitador deverá abrir espaço para os comentários: Qual foi a sua sensação, ao vivenciar esse momento? O que foi difícil de “cortar”? VOLTAR

Considerações Finais Acredito que esta tenha sido a dinâmica mais simples, que se utilizou de menos recursos materiais, mas que com certeza a que mais mexeu com o grupo. Percebi o quanto somos apegados aos papeis que exercemos diariamente em nossas vidas, e o quanto e difícil nos imaginarmos abrindo mão deles. Foi um trabalho de intensa reflexão e que pudemos juntos descobrir um pouquinho mais de cada um da turma que participou da discussão. VOLTAR

Considerações Pessoais COMPETÊNCIAS E CARÊNCIAS Descrição Metodologia Considerações Pessoais

Vivência “Competências e Carências” Descrição Vivência “Competências e Carências” Objetivo: Facilitar o auto-conhecimento, assim como a integração e o conhecimento grupal. Duração: Aproximadamente 45 min. Materiais: duas folhas de papel A4 para cada participantes, lápis ou caneta. N° participantes: de 20 a 30 pessoas. VOLTAR

Metodologia 1° momento: A facilitadora (Sávia) inicia dizendo que todos nós temos competências, aquelas qualidades que nos fazem alavancar na vida e que são responsáveis pelo que cada um conseguiu até hoje. Simultaneamente os outros facilitadores (Liliane e Taís) entrega a todos os participantes duas folhas de papel. Então a facilitadora Sávia solicitará que cada participante desenhe sua mão direita e escreva dentro de cada dedo suas cinco principais características positivas. Para isso destina-se aproximadamente 10 min. PRÓXIMO

2º MOMENTO A facilitadora Taís diz que apesar de cada um possuir competências, também temos carências, aquelas características que nos impedem de sermos melhores do que somos e que atrasam nosso crescimento. E solicitará que cada participante desenhe sua mão esquerda na outra folha de papel sulfite e escreva dentro de cada dedo suas cinco principais características negativas. Para isso destina-se aproximadamente 10min. PRÓXIMO

3ºMOMENTO A facilitadora Liliane, pedirá para os integrantes se sentarem de dupla e apresentar para o outro suas características positivas e negativas para que assim haja interação entre os componentes. Depois, cada dupla irá expor aos demais participantes as características positivas e negativas (sendo que a pessoa irá apresentar as características da pessoa com quem fez dupla). PRÓXIMO

Socialização: conversar com o grupo: 4º MOMENTO Socialização: conversar com o grupo: O que vocês sentiram ao pensar e expor as suas características positivas de negativas? Sentiram alguma dificuldade em expor as características do outro? E outros questionamentos que os facilitadores julgarem necessário 5° momento: Fechamento: Apresentaremos uma mensagem no PowerPoint para finalização da dinâmica. VOLTAR

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Nesta dinâmica pudemos conhecer mais sobre as competências de nossos colegas de sala, foi um bata-papo interessante onde nos descobrimos um pouco mais sobre nos e conhecemos características de nossos colegas que Não eram evidentes. VOLTAR

Considerações Pessoais Você Tira o Chapéu para.... Descrição Metodologia Considerações Pessoais

Vivência “Tiro o chapéu para... “ Descrição Vivência “Tiro o chapéu para... “ Facilitadores: Ludmila, Marcelo, Renata, Sabrina Objetivos: Possibilitar o reconhecimento e valorização do outro, através das pequenas coisas que nos acontecem no dia-a-dia. Duração: 15 min. A quem se destina: Grupos de qualquer tamanho. Material: Chapéu ou boné Som Apresentação do Datashow VOLTAR

METODOLOGIA “Para o quê ou para quem você tira o chapéu hoje?” Com essa pergunta, o facilitador coloca o chapéu na cabeça de qualquer pessoa do grupo e inicia a vivência: Quem recebeu o chapéu, deve tira-lo e dizer o que aconteceu no seu dia, que tiraria o chapéu ou oferece-lo a alguém do grupo, fazendo referência a um fato, um gesto, ou uma atitude.A pessoa que recebeu o chapéu reinicia : “Eu tiro o chapéu para...” Quando todos ou os que quiserem tiverem tirado o chapéu, encerrar a vivência. VOLTAR

Considerações Pessoais A dinâmica do chapéu foi adaptada de um programa de televisão que todos nós já vimos ao menos uma vez. Achei que ela funcionou bem em sala, foi bastante emocionante e aflorou o sentimento de todos. Foi fundamental para trazer alguns desabafos do grupo e com isso a aproximação Em um momento difícil que é a conclusão do semestre. VOLTAR

Considerações Finais Acho que fazendo um balanço de todo o conteúdo trabalhado em Estudos Independentes posso dizer que o saldo foi bastante positivo. Pudemos associar a teoria vista em sala com o desenvolvimento do nosso Projeto de Intervenção que abriu as cortinas para as possibilidades que surgirão nos próximos semestres. Encerramos, trabalhando as “ Vivências” que aconteceram num momento excelente,pois a correria do final do semestre vinha causando alguns conflitos no grupo ... PROXIMO

dificuldades que enfrentaremos na nossa prática de trabalho. Não quero dizer que as “Vivências” foram capazes de saná-los, mas sem dúvida conseguiram amenizar as dificuldades porque os assuntos trabalhados vieram de encontro com os nossos anseios. Esta disciplina como nos períodos anteriores mostrou-se de fundamental importância para mim, porque acho que nos traz uma noção real das dificuldades que enfrentaremos na nossa prática de trabalho. Estou feliz por encerrar mais este ciclo e aguardando ansiosa as cenas dos próximos capítulos. Voltar

Fato Significativo Este inicio de ano teve um valor especial para mim porque consegui retomar minha faculdade. Depois de ter ficado parada um semestre , por razões realmente sérias,tive medo de não conseguir retomar. No começo foi bastante difícil, uma nova turma, outro ritmo, reconstruir as relações de coleguismo e confiança não foi nada simples, mas posso dizer que estou conseguindo... Espero que até o final de 2007 nenhum novo sobressalto me tire deste caminho, porque meu maior desejo (depois de tantas tentavas) é poder me formar. Voltar