Introdução Eduardo Figueiredo 04 de Março de 2010 POOAula 01 ou

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Advertisements

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
Introdução a UML.
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à organização de computadores e sistemas operacionais
APSI III Aline Vasconcelos
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Programação Banco de Dados em Java Prof. Ismael H F Santos.
Módulo III Padrões GOF: Composite
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Programação Web com Java Prof. Ismael H F Santos.
Programação OO em Java Intermediário
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Frameworks e Padrões de SW Prof. Ismael H F Santos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Programação OO em Java Básico Prof. Ismael H F Santos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo VI – J ava Standard Template Library (JSTL) Prof. Ismael H F Santos.
Módulo III Padrões GOF: Command
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II – Tópicos em Java – Relatórios Prof. Ismael H F Santos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF:FactoryMethod Professores Eduardo Bezerra –
Alexandre Parra Site: Os Pilares da OO em Java Alexandre Parra Site:
Análise e Projetos de Sistemas
Paradigmas da Programação – Semestre 1 - Aula 1
Sistemas Operacionais I
Apresentação da disciplina Programação Orientada a Objetos
Introdução a Engenharia de Software
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Análise da linguagem Java Planejamento. Objetivos Apresentar as soluções de implementação em Java para os conceitos de Orientação a Objetos introduzidos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo IVb - JSP Prof. Ismael H F Santos.
Introdução POO e Java Eduardo Figueiredo POO Aula 02
Introdução a Java: Classes, métodos e variáveis Eduardo Figueiredo 24 de Março de 2010 POOAula 05.
Implementar Primeirão em Java Eduardo Figueiredo 25 de Março de 2010 POOAula 06.
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2Aula 01
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 GEM03: Algoritmos e Programacao de ComputadoresAula 01
Modelagem de Software.
Grupo de Desenvolvimento de Software - GDS
Ferramentas para Orientação a Objetos Apresentação da Disciplina Prof. Wolley.
Tópicos Especiais em Programação 5º Período CSTA - UTP
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
BC Processamento da Informação
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Tópicos Especiais em Programação 5º Período CSTA - UTP
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
BCC221 Programação Orientada a Objetos
Apresentação da Disciplina Modelagem de Software
Ferramentas para Orientação a Objetos
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Linguagem de Programação JAVA
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 INF30: Informática para AdministraçãoAula 01
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – março de 2010 Apresentação da disciplina  Professor: Mateus Raeder  Contato:  Página.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: Singleton, Professores Eduardo Bezerra –
Programação Orientada a Objetos 2
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo IV Padrões Core J2EE Professores Eduardo Bezerra –
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: AbstractMethod Professores Eduardo Bezerra –
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: Strategy Professores Eduardo Bezerra –
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: State Professores Eduardo Bezerra –
Introdução a Informática Hardware Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010 GEM03: Algoritmos e Programação de Computadores Aula 02.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II – Tópicos em Java - Ant Prof. Ismael H F Santos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II – Tópicos em Java – Generics Prof. Ismael H F Santos.
Modelagem Orientada a Objetos Especialização em Engenharia de Software PUCPR 1999.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo V Frameworks Professores Eduardo Bezerra –
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
Programação Orientada a Objetos Plano da Disciplina Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Introdução Eduardo Figueiredo 04 de Março de 2010 POOAula 01 ou

Bibliografia Principal DEITEL, H. M.; DEITEL P. J. Java: Como Programar, 6a. Edição. Pearson, (Livro Texto).  BOOCH, G. Object-Oriented Analysis and Design with Applications, 3a Edição. Addison-Wesley,  BOOCH, G., RUMBAUGH, J., JACOBSON, I. UML, Guia do Usuário. Rio de Janeiro: Campus,  ECKEL, B. Thinking in Java, 2a Edição. Prenticel Hall,  FLANAGAN, D. Java in a Nutshell, 5a. Edição. O’Reilly Assoc. Inc  FOWLER, M. UML Essencial, 2a Edição. Bookmann,  HORSTMANN, C.; CORNELL, G. Core Java 2 - Fundamentals, 7a. Edição. Prentice Hall,  LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookmann,  RUMBAUGH, J.; BLAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2, 1a Edição. Editora Campus, 2006.

Avaliação Duas provas: 35 pts cada  Prova 1 (P1): 06/Maio  Prova 2 (P2): 08/Julho Dois trabalhos: 15 pts cada  Trabalho 1 (T1): Abril  Trabalho 2 (T2): Junho

Conteúdo Principal Introdução à programação orientada a objetos Conceitos fundamentais de programação orientada a objetos Uso de bibliotecas em linguagens orientadas a objetos

Conteúdo Principal Introdução à programação orientada a objetos Conceitos fundamentais de programação orientada a objetos Uso de bibliotecas em linguagens orientadas a objetos P1 P2

Linguagem Adotada Java (JSE)  Requisitos iniciais  Instalar o JDK (Kit de Desenvolvimento Java)  Instalar Java Doc – ou online (Documentação de Java)

Próxima Aula Java: Como Programar, 6a. Edição  “Antes de Começar” (pág. XXXIII)  Seção 1.6: Internet e WWW (pág. 5)  Seção 1.7: Linguagens de máquina (pág. 5)  Seção 1.8: C e C++ (pág. 6)  Seção 1.9: História de Java (pág. 6)  Seção 1.10: Bibliotecas Java (pág. 7)

Agenda do Curso (preliminar) 1. Apresentação do curso 2. Modelagem baseada em objetos – parte estrutural 3. Modelagem baseada em objetos – parte estrutural 4. Modelagem baseada em objetos – parte dinâmica 5. Métodos de instância e this

Agenda do Curso (preliminar) 6. Modelagem baseada em objetos – visão geral do sistema 7. Métodos construtores. Sobrecarga de métodos. 8. Pacotes e Visibilidade 9. Exercício e Revisão 10. Introdução a sistemas de tipos, herança e polimorfismo

Agenda do Curso (preliminar) 11. Sistemas de tipos, herança e polimorfismo 12. Aplicação de herança e polimorfismo 13. Aplicação de polimorfismo – ordenação polimórfica 14. Polimorfismo paramétrico 15. Aplicação de polimorfismo, construtores e herança, composição x herança

Agenda do Curso (preliminar) 16. Prova (P1) 17. Tratamento de exceções 18. Programação por contrato 19. Interface Gráfica com o Usuário – Estrutura 20. Interface Gráfica com o Usuário – Tratamento de Eventos

Agenda do Curso (preliminar) 21. Interface Gráfica com o Usuário – Padrões de projeto 22. Interface Gráfica com o Usuário – Outros componentes (JTree) 23. Introdução a arquivos 24. Introdução a arquivos – acesso seqüencial 25. Introdução a arquivos – acesso aleatório

Agenda do Curso (preliminar) 26. Introdução a acesso a comandos de bancos de dados (JDBC) 27. Gerenciamento de memória (manual x automática) – Introdução a C 28. Introdução a C Comparação entre linguagens de programação 30. Prova (P2)

Assuntos a Discutir Reposição da aula  Quarta (03/03)  Quarta (17/03)  Quinta (18/03) Eventualmente, teremos aulas em laboratório  Proposta: reposição em aulas práticas À confirmar