Estratégias de leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Dois modos de ler a Bíblia.
Leitura: Abordagem Discursiva
LEITURA Concepção de Leitura É histórica;
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Estudante, pesquisador, autor.
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Caderno Interfaces Curriculares
Planejamento PNAIC 2014.
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Produção Textual.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Jornal como Recurso Didático
Livro: Estratégias de leitura
2008. Resenha Segundo o dicionário é uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Métodos e técnicas para leitura
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Ponto de partida Capítulo 3
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Etapas de uma sequência didática
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Reflexões sobre Produção Textual
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
LEITURA: O QUE É? Criatividade
“Um país se faz de homens e livros”
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
FICHAMENTO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
INTRODUÇÃO À LEITURA.
Introdução à Leitura.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
Leitura e Documentação
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de leitura Segundo Isabel Solé (1988), as estratégias de leitura são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor para a importância em desenvolver um trabalho efetivo no sentido da formação do leitor independente, crítico e reflexivo. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998

Estratégias de leitura O sujeito faz uma leitura textual com todo seu ser e sua bagagem sociocultural, o leitor constitui-se, identifica-se e projeta-se no texto, aproximando-se e distanciando-se das idéias que o texto sugere, mesclando às suas idéias, as saliências textuais que lhe sobressaem, o que lhe é permitido pela incompletude do texto, pelas lacunas deixadas pelo autor. As estratégias são aplicadas ao texto que o leitor lê em um determinado momento.

Estratégias de leitura No trabalho, 1. Escolher um texto; 2. os leitores são as integrantes da dupla, então as estratégias serão identificadas a partir da leitura feita pelas duas; 3. identificar a estratégias, escrever qual parte do texto a identifica e, após, explicar a relação entre essa parte e a estratégia. 4. elaborar o trabalho em forma de um texto com início-meio-fim.

Estratégias de leitura 1. Antecipação e predição; 2. Contexto: qual é a situação das personagens? Onde foi escrito? É um texto de revista, jornal, da internet etc.? Essas informações auxiliam a entender o significado das palavras, a levantar o conhecimento prévio. 3. Seleção; 4. Inferência: quando você leu o texto, o que foi acrescentando ao sentido?

Estratégias de leitura Ao ler uma parte, descobriu uma característica da personagem, por exemplo? É mais pessoal, tem total relação com a bagagem do leitor. 5. Autocontrole: é feita durante o texto, não somente no final. 6. Autocorreção: feita no final do texto.