Categorias da Narrativa Sistematização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Advertisements

O CONTO.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Naturalismo O discurso.
Categorias da Narrativa
Categorias da Narrativa
Categorias da narrativa
CATEGORIAS DA NARRATIVA PONTUAÇÃO
CONTO analisando a estrutura
Características da Narrativa
CATEGORIAS DA NARRATIVA
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
A Festa, … de Miguel Torga.
Vamos estudar banda desenhada!
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Um espaço, uma “estória”
O narrador.
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
Principais características do
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Professora Francisca Barros
Crônica Um gênero do cotidiano.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Categorias da narrativa
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Trindade Coelho Análise do conto
Trabalho por: Bruno Gonçalves nº4 TGPSI 1º ano Disciplina: Português Prof.: Dina Ferreira Teste de Countéudos Programáticos.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Categorias da Narrativa
Texto Narrativo.
Contando um pouco sobre CONTOS
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
O Fantasma de Canterville Oscar Wilde
Tipologia Textual: Texto Narrativo Definição Exemplo Características.
CATEGORIAS DA NARRATIVA
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
GÊNERO NARRATIVO Conto.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
A Banda Desenhada Susana Silva.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Professor: Chico Arruda
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Categorias da Narrativa Trabalho realizado por: Irina Marques nº4.
Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,
Texto narrativo.
Transcrição da apresentação:

Categorias da Narrativa Sistematização Texto Narrativo Categorias da Narrativa Sistematização

ACÇÃO é um conjunto de acontecimentos que se desenrolam num determinado espaço e num tempo mais ou menos extenso com a participação de personagens. A acção pode ser aberta, se permite ao leitor imaginar a continuação da história ou fechada se dá uma continuação definitiva à história, impedindo a sua continuação.

TIPOS DE ACÇÃO QUANTO À SUA IMPORTÂNCIA Acção principal – integra o conjunto de sequências narrativas que detém maior relevo. Acção Secundária – relata acontecimentos menos importantes relativamente à acção principal.

Organização das sequências narrativas (segmentos narrativos com princípio, meio e fim) Encadeamento – a sequência narrativa surge encadeada, segundo a sua ordem cronológica. Encaixe – uma sequência narrativa é introduzida numa outra que estava a ser narrada e que depois se retoma. Alternância – várias sequências narrativas vão sendo narradas alternadamente.

Personagens Relevo Personagem principal – desempenha um papel central na acção. Personagem secundária – assume um papel menos importante que o do protagonista, sendo, no entanto, importante no desenrolar da acção. Figurantes – têm um papel irrelevante na acção, tendo o papel de ilustrar um ambiente ou espaço social.

Personagens Composição Personagem modelada – apresenta uma dinâmica interior profunda, capaz de alterar o seu comportamento e, por isso, pode evoluir ao longo da cena. Personagem plana – comporta-se de forma previsível ao longo da sequência narrativa, mantendo a maneira de ser de forma inalterada. Personagem tipo – representa um grupo social ou profissional. Personagem colectiva – é constituída por um grupo de indivíduos que age como se fosse animado por uma só vontade.

Personagens Caracterização Física e Psicológica Autocaracterização – a própria personagem apresenta as suas características. Directa Heterocaracterização – a caracterização da personagem é-nos facultada pelo narrador ou por outra personagem. Indirecta o narrador põe a personagem em acção, cabendo ao leitor fazer a sua caracterização, a partir do seu comportamento ou das suas palavras.

Espaço Físico – é o espaço real que serve de cenário à acção. Social – é o ambiente social em que decorre a acção. Psicológico – espaço interior das personagens, abarcando as suas vivências mais íntimas, os seus pensamentos e os seus sentimentos.

Tempo Tempo histórico – refere-se à época ou momento histórico em que a acção se desenrola. Tempo psicológico – é o tempo subjectivo que é vivido e sentido pela personagem. Tempo do discurso – resulta do tratamento ou elaboração do tempo feita pelo narrador.

Narrador Presença Não participante heterodiegético Autodiegético (personagem principal) Participante - Homodiegético (personagem secundária)

Focalização Omnisciente – o narrador mostra conhecer toda a história, manipulando todas as categorias da narrativa. Interna – o narrador adopta o ponto de uma das personagens. Externa – o conhecimento do narrador limita-se ao que é observável do exterior. Nota Bem: O narrador pode apresentar uma atitude objectiva e subjectiva perante a narração.

Modos de Apresentação do discurso Narração – apresentação de acções e acontecimentos que fazem avançar a história; Descrição – caracterização de personagens, objectos e espaços que nos permitem uma melhor compreensão da história, mas que normalmente retardam o avanço da acção; Diálogo – conversa entre as personagens, ganhado a história contada maior vivacidade

O FIM FIM