SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Principais Aspectos da Avaliação
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA EM UM MESMO DIA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CÔJA ESCOLA E.B. 2,3 PROF. MENDES FERRÃO
1ª REUNIÃO DE PAIS RADEANE 2012.
Encontro com Pais e Educadores Ensino Médio
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Responsáveis: Elsa Pereira Timoteo e Cinira P. Prado
Língua Portuguesa - 05/05/2010 Matemática – 07/05/2010 Agrupamento Vertical das Escolas de Pernes 28/04/2010.
Rede Romano de Educação
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2013
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Principais Aspectos da Avaliação
Lembretes importantes
Práticas Investigativas
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
Tema: Características do Saresp 2011
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
IBGE Cuidados para aplicação. DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL Distribuir Material com atenção Transportar provas somente dentro do saco lacrado Não contar as.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
TREINAMENTO PROVA RIO ALFABETIZA RIO
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
* CONSELHOS ESCOLARES * PROJETO IMIGRAÇÃO ITALIANA * PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO Profª. Josimarie Júlio – Supervisora de Ensino DER ITU - 12/03/2012.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
Transcrição da apresentação:

SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA

Data Prova Anos / Séries 27/11/2012 Língua Portuguesa 3º e 5º anos EF Redação (amostra) 5º anos EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos (6ª e 8ª séries) EF e 3ª série EM 28/11/2012 Matemática Ciências 7º e 9º anos (6ª e 8ª séries) EF Biologia, Física e Química 3 série EM

Horário das provas: de acordo com o período – manhã/tarde/noite- Duração das provas: 3 horas + 1 hora para redação + 1 hora para aluno com NEEs (haverá prova em braile e ampliada) Permanência do aluno: mínimo de 2 horas

Cadernos de prova: 3º ano EF: questões abertas: 8 para Língua Portuguesa 17 para Matemática provas diferentes 5º;7º;9º anos do EF e 3ª série EM: questões de múltipla escolha (4 e 5 alternativas). - provas diferentes identificados com o nome de cada aluno + folhas de respostas (Gabarito – marcar com X)

5º ano EF: 24 questões de Língua Portuguesa e 24 questões de Matemática. 7º e 9º anos EF: caderno de 48 questões (24 de Língua Portuguesa e 24 de Matemática) e 24 questões de Ciências. 3ª série do EM: caderno de 48 questões (24 de Língua Portuguesa e 24 de Matemática) e 24 questões de Ciências da Natureza ( 8 de Biologia, 8 de Física e 8 de Química).

Cadernos de Redação: Carta de Leitor: 5º ano EF Narrativa de Aventura: 7º ano EF Artigo de Opinião – 9º ano EF e 3ª série EM

Instrumentos de Orientação e Controle Equipe da escola: Gestores, professores, pais de alunos, aplicador e fiscal Diretor: organizar a escola; informar sobre interrupção do atendimento ao público em geral; assegurar a presença dos alunos; indicar, junto com o Conselho, 5 representantes de pais por período; dar ciência aos professores do local em que aplicarão as provas; garantir segurança, sigilo e inviolabilidade das provas; promover reunião com professores e pais, treinar aplicadores; atestar a atividade do fiscal e dos aplicadores; responder o questionário de acompanhamento e controle da aplicação. Material para os alunos: caneta de tinta azul ou preta.Material para o aplicador. Entregar carta de Apresentação

Treinamento dos aplicadores: Supervisão e/ou PCNPs presentes Ler todo o manual do aplicador Sugestão: escola se reunirem; treinar um professor a mais Sala de aula: aplicador e alunos aluno com deficiência que necessita apoio. Aplicador : Participar do treinamento Estudar procedimentos de aplicação das provas. Apresentar –se na escola – antecedência de no mínimo 1 hora Entregar carta de apresentação

Estar com seu manual. Assinar termo de compromisso. Conferir os pacotes. Zelar pelo sigilo das provas. Chamar o aluno pelo nome para entregar a prova. Ler instruções constantes na folha de resposta. Preencher a lista de presença. não responder a perguntas referentes ao conteúdo e forma de responder as questões.

Estar atento aos fatos. Permanecer na unidade escolar durante o turno da respectiva turma. Cuidado especial com alunos do 5º ano Pacotes de prova identificados por folhas de rosto com cores diferentes: azul, rosa, amarela e branca. Provas reservas: 3 Cuidado para a devolução do material. Preencher formulário de Controle de Aplicação. Conferir e entregar o material para a direção. Caderno de Redação: entregar após ter recebido do aluno a folha de resposta da prova de ciências. Orientar para fazerem o rascunho e passarem depois na folha de redação.

Término das provas: Verificar e contar o material: provas e folhas de respostas. Acondicionar os instrumentos nos pacotes de devolução: Folha de respostas dos alunos código de barra visível. Folha de rosto junto com os cadernos de prova: código de barra visível. Preencher o formulário de Controle de aplicação, preencher a folha de rosto. Em caso de prova ampliada ou Braile , a folha de resposta será retirada do pacote comum (prova do aluno em sua sala ) e colocada na caixa de devolução deste aluno, após transcrever as respostas.

No dia do SARESP, diretor: Retomar o treinamento com aplicadores e fiscais. Abrir as caixas com os pacotes de prova na frente do fiscal, aplicadores e pais. O pacote de provas deve ser aberto em sala de aula. Na sala de aula deve permanecer professor aplicador e alunos.

Cuidado com celulares: de professores e alunos Atenção: cuidado com as caixas todas devem voltar. Cuidado com as folhas de identificação. Fazer uma lista de passos para fixar na mesa do professor: aplicador cumprimentar os alunos, se apresentar, explicar o que fará, explicar regras como horário, levantar a mão, não conversar, ida ao banheiro; informar sobre preencher as resposta com X; chamar o aluno pelo nome e sobrenome para entregar a prova, colocar o horário na lousa,destacar as folhas de respostas, .....organizar todo o material - código de barra visível. Até fechar o pacote de provas - Diretor e fiscal presentes /verificar.

OBS: contar o tempo após as explicações Gabarito: X Ordem dos documentos / código de barra visível Caixa Atividade para quem não vai fazer prova Ninguém faltar e revisão geral para os alunos Formulário de apresentação do fiscal, termo de compromisso, formulário de observação dos pais Questionários do Saresp 2012 destinado aos diretores, professores coordenadores e professores dos anos e disciplinas a serem avaliadas Hoje,09/11 – último dia  : http://saresp.fde.sp.gov.br/2012.

Não dispensar ninguém Atenção sempre ao link SARESP site DE PLANTÃO BOM TRABALHO! Acrescentado após reunião: organizar o intervalo e merenda; aplicador não sair da sala (direção verificar); deixar a porta aberta das salas; fiscal apresentar carta de apresentação e documento de identificação.