U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGIÕES BRASILEIRAS..
Advertisements

Biomas brasileiros.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
O império Persa.
Independência da América Latina
Escola Estadual Maria José
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
Projeto:Países da América do Sul
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
URUGUAI ANTIGA COLÔNIA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Complexo regional do Centro-Sul
Cabanagem Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2
CENTRO SUL.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Professores: Raquel e Henry
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA DO BRASIL: Localização Geográfica.
As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
A GUERRA DO PARAGUAI.
Estados Unidos da América
Ensino Médio 3ª Série..
América.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Jefferson Geografia.
Paraguai Felipe saito nº06 Leonardo viana nº20.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Causas e consequências
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
Fluxos Migratórios.
PAÍSES PLATINOS São chamados de países platinos as nações banhadas pela bacia do Prata, formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Esses países tem.
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
O Continente Europeu.
América Platina.
Independência da América Espanhola
Agricultura Uruguai Economia do Uruguai. A agricultura (trigo, milho, girassol, linho, algodão, beterraba açúcar) e pecuária (bovinos, ovinos) são os recursos.
Componentes: Andreza Gleison Luana teles Lucas Costa Lucas Rocha fatima.
Terras Indígenas.
América latina América Platina.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
RIO GRANDE DO SUL.
Honduras ....
Estados Unidos FATOS HISTÓRICOS.
 Montevidéu parece um mix no ponto certo de cidade pequena e todas suas coisas gostosas, com uma cidade grande e todas suas opções.
Luta pela emancipação política nas Américas
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Geografia Revisão.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
América Porções Central e Sul
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
E.E.M. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO “B” ESTADOS UNIDOS: Da Colonização à Independência EQUIPE: Thalyneide Josiane Renata Thays.
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
Transcrição da apresentação:

U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°

H ISTÓRIA Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516, os habitantes daquela terra eram os índios charruas, chanaés e guaranis, entre outros. Dos milhares de índios que lá habitavam, a maioria era da tribo charrua.

A primeira colônia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Os colonizadores eram espanhóis. Em 1860, um grupo de portugueses fundou a colônia de Sacramento. Logo os espanhóis expulsaram os portugueses. A época da colonização do Uruguai foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses.

A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis entre 1724 e Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios, o que levou o militar uruguaio José Gervasio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a Em 1817, Artigas foi derrotado. Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina. Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas. Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia na mesma ocasião, o que só foi reconhecido por brasileiros e argentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu.

Durante todo esse período da colonização e de disputas entre os europeus, gradativamente o número de indígenas foi diminuindo devido a doenças e as desavenças com os brancos que resultavam em morte. Em 1832, a nação indígena charruas foi dizimada. Os políticos uruguaios se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenças levaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e Na Guerra do Paraguai, em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Tríplice Aliança, aliado, portanto a Argentina e ao Brasil.

O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio do século XX, levou o país a uma democracia estável e implantou um sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaio maior qualidade de vida. Nesse período, o país ficou conhecido como a “Suíça Americana”, fato que durou até por volta de 1960, mesmo no período entre 1951 e 1966, quando o presidencialismo foi substituído por um Conselho de Administração. Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foi promulgada uma nova constituição. O presidente eleito foi Oscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada a ditadura no país. Nos anos 80 a democracia foi consolidada no território uruguaio. O Uruguai aderiu ao Mercosul em 1994

A superfície terrestre do Uruguai se estende por km². A República Oriental do Uruguai é o segundo menor país da América do Sul. As fronteiras do país são:América do Sul Sul – Rio da Prata. Leste e Sudeste – Oceano Atlântico. Norte e Nordeste – Brasil. Oeste e Sudoeste – Argentina.RioOceano AtlânticoArgentina GEOGRAFIA

A paisagem do país é composta principalmente por planícies levemente onduladas, as pradarias, nas quais as maiores elevações oscilam entre altitudes de 200 e 500 metros, chamadas "cuchillas". A região é ideal para a criação de bovinos e ovinos, com 75% do território uruguaio coberto por terrenos de pastos. O restante, 25% do território, são bosques, embora sejam crescentes os desmatamentos nessas áreas. O ponto mais elevado do Uruguai é o cerro Catedral, 514 metros acima do nível do mar. Algumas regiões são muito semelhantes aos pampas argentinos.pradariasdesmatamentospampas

As grandes planícies favorecem as bruscas mudanças no clima. O vento pampeiro sopra do Norte em direção aos Pampas Argentinos é frio e às vezes intenso. Os rios mais importantes do Uruguai são: Uruguai, Rio Negro (no qual existem hidrelétricas) e seus afluentes. Montevidéu, a capital do país, fica na região leste do Uruguai, às margens do Rio da Prata. Considerando sua região metropolitana, na grande Montevidéu vivem aproximadamente 50% da população do país. Embora a capital esteja enfrentando os problemas comuns as grandes metrópoles, Montevidéu ainda é considerada a cidade latino americana com a melhor qualidade de vida.