Noções de Toxicologia Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no trabalho Área: UFCD – 3777 – Fundamentos gerais de higiene do trabalho Formadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
Reconhecimento Avaliação Comparação L.T Controle.
MONITORIZAÇÃO O que é? Quais os tipos? Conceitos (CCE, OSHA, ACGIH):
Bioterrorismo: Realidade ou Ficção?
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Construção de modelos tridimensionais de macromoléculas
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoniaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Proteção Respiratória
Segurança e Prevenção de Perdas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
Higiene e Segurança no Trabalho
Caracterização de Águas Residuais
E.E Camilo Bonfim Tema: Importância do Iodo para o organismo.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO
O ensino da geometria no 1º ciclo
Faculdade de Medicina de Itajubá Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico CPK.
Noções de Toxicologia Sessão 2
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
Deficiência de Desempenho Muscular
Desnaturação 4ª Parte.
OFSY – Sistema de Omnifiltração
Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
“Como minimizar os riscos no Trabalho”
As enzimas são consideradas pequenas proteínas complexas, mas que apresentam longas cadeias de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Essas pequenas proteínas são.
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
Entendendo a Pressão Alta.
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Doenças do Sistema Respiratório
Agentes tóxicos e seus efeitos
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
Curso de Educação e Formação de Adultos
SISTEMA RESPIRATÓRIO - funções
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
Fabrica equipamentos de protecção individual para pessoas que se expõem ao raio X. Estes equipamentos de protecção contêm chumbo e por isso, é necessário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Toxicologia e Toxicidade
Nome:Gabriel Pereira Gomes Nº6 1ºEM 20/03/14
Já não há empregos para a vida e impera uma lógica economicista, onde a rentabilidade se sobrepõe aos recursos humanos. As novas tecnologias vieram.
Controlo de riscos Profissionais
Toxicidade Crónica Aguda.
Trabalho de conclusão de curso
AVALIAÇÃO LABORATORIAL EM UNIDADES CURRICULARES COM COMPONENTE EXPERIMENTAL: CASO PRÁTICO DA UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA-FÍSICA, FFUP Marcela Segundo, Inês.
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
TOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE RISCO FLAVIO RODRIGUES PUGA PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA CENTRO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL INSTITUTO.
Segurança e Higiene no Trabalho
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
Trabalho precário Já não há empregos para a vida e impera uma lógica economicista, onde a rentabilidade se sobrepõe aos recursos humanos. As novas.
Avaliação Nutricional
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE NUTRIÇÃO TOXICOLOGIA DE ALIMENTOS PROFª LAURA TOLEDO TOXICODINÂMICA.
Farmacologia Introdução.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
Aplicações Offline Trabalho proposto pela Formadora Alexandra Cruz ao abrigo da UFCD 0148 – Organograma e Story Board Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Fundamentos em Farmacologia
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA
NORMA REGULAMENTADORA 09
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE Aula 04 Profª Larissa Comarella Aula 04 Profª Larissa Comarella.
RISCOS QUÍMICOS.
Quando realizar monitoramento biológico de exposição Dr. José Tarcísio Penteado Buschinelli Médico Coordenador de Saúde Ocupacional Unimed - S.O.U. UNIMED.
Introdução ao Tema Monitoramento Ambiental e Biológico de Exposições Exposições consideradas excessivas representam risco à saúde dos expostos. Avaliar.
Transcrição da apresentação:

Noções de Toxicologia Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no trabalho Área: UFCD – 3777 – Fundamentos gerais de higiene do trabalho Formadora: Filipa Castanheira

Toxicologia É a ciência que estuda os efeitos prejudiciais das substâncias químicas nos seres vivos. É uma ciência multidisciplinar que abrange conhecimentos de Farmacologia, Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética e Patologia entre outros.

O que é um Tóxico ? É toda a substância que tem a capacidade de provocar alterações estruturais e /ou funcionais ao ser introduzida no organismo, quer seja danificando o seu normal funcionamento quer destruindo reversível ou irreversivelmente as suas funções essenciais.

Quais as vias de penetração dos tóxicos no organismo? Via respiratória Via percutânea Via digestiva Existem ainda outras vias, onde a penetração de tóxicos é muito invulgar, no sector laboral, como as vias hipodérmicas e intravenosas.

Via Percutânea Via digestiva Via Respiratória

Os Tóxicos podem encontrar-se nos diferentes estados físicos: Líquido Gasoso Sólido

Exemplos de Tóxicos Carvão Chumbo Lixívia Monóxido de Carbono Mercúrio sólido Carvão Chumbo gasoso Lixívia Monóxido de Carbono líquido Mercúrio Álcool Etílico

Características do Tóxico Características do Trabalhador Concentração e doses letais A Toxicidade de um Tóxico depende de diferentes factores: Características do Tóxico Trabalho efectuado Características do Trabalhador Concentração Composição química Leve Pesado Peso Idade

Características do trabalhador a ter em conta O efeito do Tóxico varia consoante o estado físico e psicológico em que o trabalhador se encontra

Valores limites de concentração para os tóxicos nos locais de trabalho Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira TLV´s (Threshold Limit Value) – Concentração média ponderada de um tóxico para um dia de 8 horas de trabalho e para uma semana de 40 horas sem afectar prejudicialmente a sua saúde. Exemplo: semana de trabalho 8 horas diárias x 5 dias = 40 horas semanais

STEL´s (short Term Exposure Limit) – Limite de exposição para um curto intervalo de tempo, ou seja, os trabalhadores não podem exceder os 15 minutos de exposição contínua com o tóxico, sendo obrigados a fazer um intervalo de uma hora, não podendo ultrapassar as 4 exposições diárias. TLV´s- Ceilling ou VLE-CM (valor-limite expresso para uma concentração máxima) - Os tóxicos com esta sigla não deverão ser expostos ao contacto humano sem protecção adequada.

Netografia http://www.angelfire.com/mt/ambienternet/toxicolo.html http://www.iesambi.org.br/apostilas2005/toxicologia1a.htm http://www.ff.up.pt/toxicologia/index.html  

Trabalho elaborado por: Miriam Marques Ana Mestre Rosa Felisberto Carlos Dimas Data inicial: 10.05.2010 Data de conclusão: 23.07.2010