FERRAMENTA 14 AS 8 ÁREAS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DE UM NEGÓCIO 1 - GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO -Viabilizar a integração harmônica entre as 7 subáreas do negócio.

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Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA 14 AS 8 ÁREAS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DE UM NEGÓCIO 1 - GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO -Viabilizar a integração harmônica entre as 7 subáreas do negócio. Geralmente essa gerência é praticada pelo dono do negócio. 2 - GERÊNCIA DO ESCOPO -Obediência total aos OBJETIVOS, CARACTERÍRTICAS, FUNÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DO PRODUTO DO NEGÓCIO).Aconselhamos que essa gerência fica a cargo ao dono do negócio.

3 - GESTÃO DO TEMPO -Acompanhamento do cronograma. -Outra missão do dono do projeto. 4 - GESTÃO DO CUSTO -Estimativa dos Custos -Orçamento dos Custos – despesas versus capital existente -Controle dos Custos – compra de acordo com a verba. -Aqui é necessário um “Contador” gabaritado

5 - GESTÃO DA QUALIDADE -Planejamento da Qualidade. Primeira linha ou segunda linha? Quem define esses itens é o dono do negócio 6 – Gestão de RH -Montagem da Equipe: cargos. -Salários, -Carga horária, -Direitos,etc -Aconselhamos um profissional de RH capacitado

7 - GESTÃO DE MKT -Aconselhamos uma terceirizada 8 - GESTÃO DOS RISCOS -Identificação dos Riscos. -Quantificar os Riscos. Quantos? -Desenvolvimento das Respostas aos Riscos. São ameaças? -Controle das Respostas aos Riscos. Tem poder de combate?

Concluindo: Áreas de Conhecimento Grupos de Processos de Monitoramento e Controle Integração Monitorar e controlar o ambiente de trabalho pessoal entre os subgerentes Escopo não deixar o negócio perder o foco Tempo Controlar cronograma Custos Controlar custos Qualidade Verificar a obediência da qualidade ComunicaçãoMkt Riscos Monitorar e controlar riscos RH Administrar o quadro de funcionários

Frango assado: Subgerentes de: 1-RH 2-Custos 3-Marketing As outras gerências ficaram por conta do gestor do negócio

- 15 -Payback Payback consiste em obter o período de tempo para o retorno do investimento inicial Quanto menor a quantidade de períodos melhor para a organização, que recupera mais rapidamente o capital inicial investido.

Nosso exemplo Receita mensal =R$48 mil Investimento inicial = R$100 mil Payback = 2,2 meses O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

16-Ponto de equilíbrio= meta a ser feita que produza lucro líquido zero Pq é importante o Ponto de Equilíbrio em um negócio? Receita=despesas Fórmulas básicas: Lucro líquido = receita – custos Receita=meta x preço ao consumidor Custos = custo fixo + custo variável Custo variável = meta x preço de custo

Nosso exemplo: 19x = x 19x – 9x = x=22000 X=22000/10= 2200 frangos O que levar em consideração para inviabilizar o negócio considerando essa ferramenta?

17-Terceirizações Alugar ou comprar? Listar todas as terceirizadas com seus custos.

Frango assado : São 3: Abatedouro; Marketing; Transportadora.

18.CRONOGRAMA(PERT) exemplo Atividades Compra de Matéria prima XXXXXXX Compra de Embalagem XXXXXXX Industrialização XXXXX Embalagem XXXX Venda e distribuição XXXXXXXXXXXXXX

Frango assado: Nosso caso só aos fds CRONOGRAMA AOS FDS quinta sexta sab dom Comprar x Temperar x Produzir x x Vender x x

19-O uso da capacidade efetiva/máxima de pessoal e maquinário Ex1: pessoal Efetivo :8 horas de trabalho diário Máximo:: 2 horas extras por dia Ex2:máquinas Efetivo: 3 horas seguidas de uso das máquinas Máximo: 4 horas seguidas sem prejuízos ao equipamento

Frango assado: Nosso horário de 9:00 as 17:00 De pessoal: Capacidade efetiva Sem necessidade de capacidade máxima De maquinário: Freezer 24 horas ligado de quinta a domingo –capacidade efetiva

Desafio da hoje: Valor 0,5 ponto e a presença Faça um parecer dos casos a seguir: Algum problema de produção ou serviços?

“Apontador” de lâminas criado para revolucionar o mercado através de uma tecnologia simples capaz de limpar e afiar as lâminas de barbear, prolongando a vida útil em 150 vezes.

1.PESQUISA DE MERCADO  Estimativa de homens acima de 15 anos: ;  Público-Alvo: Classes A, B e C = 75% = ; Excluindo os que usam barbeador elétrico,usam barbearias,etc, cerca 5.065, obtemos um público-alvo real: (Homens acima de 15 anos classes A,B e C)

1.PESQUISA DE MERCADO Perguntas filtro Pesquisa realizada no Shopping com o propósito de filtrar o público-alvo pela classe econômica.  Você tem o hábito de se barbear em casa?  98% dos entrevistados responderam SIM  Você usa lâminas de barbear descartáveis?  95% dos entrevistados responderam SIM  Você compraria um produto que pudesse aumentar em até 90% a vida útil da sua lâmina de barbear?  100% dos entrevistados responderam SIM

2.META MENSAL  Meta mensal  Produção de itens A consultoria prevê que cada homem faz a barba, em média, 20 vezes por mês. A previsão é que cada consumidor compre 1 unidade por mês e faça uma nova compra a cada 5 meses.

3.CUSTO UNITÁRIO DO PRODUTO

4.DENSIDADE D = 4,5 (KM) O produto será disponibilizado nas Farmácias, Mercados e Supermercados de todos os bairros da cidade.

5.ÁRVORE DE RISCOS Somatório(AxB): 185 Risco Total: 185/9 = 20,56% ok

6.ÁRVORE DE RETORNO Preço = Custo + (custo x % retorno) Preço = 5,00 + (5,00 x 220%) Preço = 16,00 Reais

7.QUALIDADE

Produção mensal: 5 mil itens Sobras: 0% Perdas: 0,05% Vendas: O produto é fabricado através da injeção de moldes. Caso apresente qualquer defeito, o material poderá ser moído e reutilizado, provocando apenas a perda de matéria-prima de 0,05%. 8.JIT (PROJEÇÕES)

O transporte do produto para os pontos de venda será terceirizado – R$ 1600,00 Realizaremos a compra com operação triangular conta a ordem, sendo assim a matéria será entregue direto a empresa terceirizada que irá injetar o produto. 9.TRANSPORTES

Boca a boca Zero Redes sociais Zero TV/Jornal local R$ 2.500,00 Posicionamento do produto no PDV.R$ 500,00 10.PROPAGANDA

11.LUCRO LIQUIDO / Custos Fixos ITEMR$ ALUGUEL DO GALPÃOR$ 1.000,00 AGUA E LUZR$ 300,00 TRANSPORTER$ FOLHA DE PAGAMENTOR$ 6.000,00 TOTALR$ 8.900,00

11.LUCRO LIQUIDO Capital inicial R$ 100 mil 43% de lucro

12.LUCRO LIQUIDO Ao alcançar a maturidade, criar cor específica para o público feminino, trocando apenas a cor do ABS de parte da produção sem gasto adicional.

Na compra de 2 Sharpen Maxx você ganha 4 aparelhos de barbear. 13.CRM

Iremos contratar o subgerente de RH. As outras subgerências ficarão por conta do gestor do negócio. 14-Subgerenciais

Com cerca de 43% de lucro no primeiro mês e mantendo essa meta podemos obter o retorno do capital investido em 2 meses e meio. 15-Payback

16x = x 16x - 5x = x = 8900 X = 8900/11 = 809 Nossa meta é vender 4997 itens/mês 16-Ponto de Equilíbrio

Embalagem – Arte Vinil Transporte – Expresso Europeu Industrialização – IBT 17-Terceirizações

18.CRONOGRAMA Atividades Compra de Matéria prima XXXXXXX Compra de Embalagem XXXXXXX Industrialização XXXXX Embalagem XXXX Venda e distribuição XXXXXXXXXXXXXXXXX

Nosso horário é de 07h às 17h de segunda a quinta e na sexta de 07h as 16h; capacidade efetiva, sem a necessidade de capacidade máxima. Não teremos maquinário já que a industrialização é terceirizada. 19-Capacidades

Caso 2 Negócio - Mesa de Sinuca em Madeira

1 – Análise de mercado e público alvo Local: habitantes Classes A e B: 60% da população: Habitantes de 18 a 60 anos: (-) (-) não jogam ,00 habilitados Produto familiar (-75%)- 4 pessoas em média Público alvo final: famílias continua

Perguntas Filtros para: Usar 2% do público alvo :150 pessoas Classe A / B Entre 18 e 60 anos E jogam sinuca 1) Tem espaço em casa para uma mesa de sinuca? 98% 2) Gostariam de ter em sua casa/estabelecimento? 100%

2- Meta 20 mesas por mês. Nossa capacidade máxima hoje.

3- Custo unitário do produto Material/ServiçosCusto MadeiraR$ 340,00 BorrachaR$ 56,00 PanoR$ 30,00 Jogo de redeR$ 20,00 ArdósiaR$ 125,00 Mão de obra R$ 150,00 (Dois funcionários por unidade confeccionada) TotalR$ 721,00

4 – Densidade (Entrega do produto) D= 3 (x 10 Km)

5- Arvore de risco: Concorrentes40% (2)80 Mão de Obra15% (3)45 Preço15% (1)15 PDV único30% (2)60 Total100% (8)200 = 25 %

6 – Árvore de retorno / Precificação Fácil acesso a loja- 50% Entrega em domicílio – 10% Manutenção na garantia – 10% Propaganda – 20% Qualidade – 20% Total = 110% Preço = 721,00 x 110% = 1.514,20 Arredondado para R$ 1.500,00

7 – Qualidade ( B 1ª linha) MesaB BorrachaB PanoB Jogo de redesB ArdósiaB AcabamentoB

8 – JIT = 100% Sem sobras.Vendemos as 20 mesas todo mês. Perdas 2% referente ao pano. Não há perdas de madeira, pois o que resta de uma mesa, serve para fazer sapata de outra.

9 – Transporte Terceirizado: R$ 350 de frete e o carro leva até 5 mesas por viagem. Total por mês R$ 14500,00

10 – Propaganda TipoCusto Outdor (1)R$ 1.000,00 Boca a BocaZero Redes sociaisZero JornalR$ 500,00 Google ad words R$ 800,00 Total= R$ 2.300,00

11 - Lucro líquido Custo FixoR$Custo VariávelR$ Aluguel da loja2.000,00721,00 x ,00 Água / Luz1.500,00 Par de Tacos (14,00 * 20) 280,00 Transporte1.400,00 Total4.900,00Total14.700,00 Custos fixos e variáveis: Custos fixos + variáveis = ,00

Lucro LíquidoR$ Receita (1.500 x20)30.000,00 Custos (fixos + Variáveis) ,00 Propaganda2.300,00 Total8.100,00 Lucro Líquido:

12 – CICLO DE VIDA Quando chegar a maturidade lançaremos a Linha kid’s, para captar mais vendas e aumentar a receita.

13- CRM 1-Cartão fidelidade – Na compra da mesa leve 2 tacos de brindes. O custo de cada taco é R$ 7,00. 2-Serão dadas mais duas manutenções no primeiro ano após a compra. Uma a cada semestre.

14- As subgerências Contratadas – Só a de custos. R$ / 8.100,00= Aproximadamente 3 meses. 15- Payback

16- Ponto de equilíbrio 1500,00*x = 4.900,00 + x* x – 735x = x= 4900 X = 4900/765 X = 6 mesas Ponto de equilíbrio são 6 mesas

17- As terceirizações Transporte Brindes (Tacos) Marketing

18- Cronograma - Rotina Semanal SegundaTerçaQuarta QuintaSexta COMPRA X PRODUÇÃOXXX X DISTRIBUIÇÃO X VENDASXXX XX

19- Capacidades 8 horas efetivas – 5 vezes na semana

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