Introdução aos Indicadores de Sutentabilidade. A sustentabilidade se baseia numa crença universal de que as coisas serão melhores no futuro do que no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sustentabilidade Mudança de paradigma
Advertisements

GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
PRINCÍPIOS DA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Custos ... afinal, o que é isto?
Meio ambiente.
Desenvolvimento Sustentável
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Projeto de Inclusão produtiva e social
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Ecologística: a logística da ecologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Valoração Ambiental.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ademar Ribeiro Romeiro
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Programa UFBA Ecológica
Logística e Ecologia 19Q.
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Gestão Sustentável do Uso da Energia
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Método sistêmico para abordar questões.
Álcool Etanol Combustível
Profª: Cristiane M. Zanini
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Palestra Meio Ambiente.
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Economia dos Serviços Ecossistêmicos
Especialização em Gestão de Pessoas
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Dia do Design Sustentável
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Luis Felipe G. Bevilacqua  Livro: Hora Final – Alerta de um cientista. Autor: Martin Rees O desastre ambiental ameaça o futuro da humanidade.
Nivelamento do PRODEMA
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
 Perícia Contábil Extrajudicial  A perícia extrajudicial não envolve o Estado. Normalmente, é demandada em situação amigável entre os interessados,
Mercado de Commodities – madeira nativa
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
Economia Popular Solidária
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
twitter.com/funasa.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 19/05/2008.
Ciências Naturais – 8.º ano
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.
Transcrição da apresentação:

Introdução aos Indicadores de Sutentabilidade

A sustentabilidade se baseia numa crença universal de que as coisas serão melhores no futuro do que no presente. O conceito de melhor – e quão de longe no futuro – é de preferência individual.

Métricas de Sustentabilidade

Aproximações consciente ( contrário de acaso) requerem objetivos definíveis e mensuráveis. Surgiram as métricas de sustentabilidade – tentativa de melhoria no gerenciamento de sistemas e de impactos ambientais.

- Métrica Financeira - Métrica termodinâmica - Métrica Ambiental - Métrica Ecológica - Métrica Sócio- política - Métrica Combinadas

Métrica Financeira

1. Métrica Financeira Estimam impactos ambientais ou serviços do ecossistema em moeda corrente. Os impactos são comparados com transações monetárias. Fixam preços para bens e serviços ambientais

Surge problema: Os métodos de cálculos quanto a validade do conceito de “preço dos serviços ambientais” são considerados controversos. Não há no mercado serviços similares ao serviço ambiental.

As atribuições de preço podem levar a um conceito errôneo- ou seja a exploração ambiental pode ser comparada como uma transação monetária: reversível; revogável ou reparável.

2. Métrica Termodinâmica Utilizam medidas intensivas para o cálculo de indicadores- tais como Kg de poluentes/pessoa. Em apenas alguma delas se pode associar o investimento com os recursos consumidos de maneira apropriada.

3. Métricas Ambientais Incluem saúde e segurança. Estimam o potencial de mudanças químicas ou de condições perigosas ao meio ambiente. Focaliza o que é descartado no meio ambiente- sem levar em consideração o destino após descarte.

Pode levar em consideração o potencial de fatores de impacto ambiental como toxidade, reatividade. Por exemplo: o potencial de aquecimento global; diminuição da camada de ozônio.

Estas métricas podem ser mensuradas por morte de indivíduos com câncer ou mutação. Ou uma perda da qualidade ambiental.

4. Métricas Ecológicas Estimam os efeitos da intervenção humana nos sistemas naturais no que diz às espécies nativas e às funções do ecossistemas. Espécies em extinção; perda da biodiversidade.

Diferença entre métrica ecológica e ambiental Ecológica: estão ligadas ao processo biológico Ambiental: estão ligadas ao processo químico, condições perigosas

5. Métricas Sócio-políticas Avaliam se as atividades industriais condizem com as metas políticas ou éticas (energia elétrica por exemplo) ou se existem relações de colaboração que incentivem soluções sociais parta os problemas tipicamente encontrados no domínio da sustentabilidade.

6. Métricas Combinadas Podem juntar várias métricas. Exemplo: podem ser financeiras, termodinâmicas, ambientais, ecológicas ou sócio-políticas

Todo estudo é bom, porém é complicado analisar. Ex: Catalisadores em automóveis

Os catalisadores liberam dióxido de carbono + água = menos prejudicial ao meio ambiente. Porém este benefício pode ser questionado pelo aumento do dióxido de carbono e platina – que compõe a porção química ativa do catalisador - (retirado na mineração)

No entanto há um grande apoio político e social para fabricação dos catalisadores: - Melhora o meio ambiente mediante um aumento no consumo de energia. Benefício ambiental não é sinônimo de eficiência energética.

Catalisador melhora a qualidade do meio ambiente mediante aumento de consumo de energia. Melhorias ambientais podem ser duvidosas ou difíceis de quantificar, considerando as complicadas compensações envolvidas.