Estrutura das Comunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Ecologia
Advertisements

~ , `.
ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Ecossistema: histórico
Ecologia.
CAPÍTULO 02 - NOÇÕES DE ECOLOGIA BÁSICA
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
A vida no planeta Terra Capítulo 08.
~ , `.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Gestão Ambiental Aplicada
Dinâmica das Populações:
Fatores ecológicos.
ECOLOGIA I.
APRESENTAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROF. BRUNO CACIQUE
Ecossistemas Naturais
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Dinâmica das populações
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Migração e Dispersão no Espaço e no Tempo
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
ECOLOGIA Conceitos básicos.
A. Termos e Conceitos em Ecologia
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
DINÂMICA POPULACIONAL
Introdução ao Estudo de Ecologia
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
ALGUNS CONCEITOS ÚTEIS DA ECOLOGIA
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
CONCEITOS ECOLÓGICOS Conceito Ecológicos.
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Composição e interação entre os elementos da paisagem
ECOLOGIA Laís Souto-Maior 05/09/2014.
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
Ciclos Biogeoquímicos
Profª Adriana Braz Moreira
~ , `.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
Ecossistemas.
ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE.
Interações Ecológicas
Adaptações das presas e predadores.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Ecologia de Populações
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Maria Aparecida Salles Franco
Distribuição individual de espécies
Dinâmica de Populações
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
BIOGEOGRAFIA Conceitos básicos.
Transcrição da apresentação:

Estrutura das Comunidades Formas de Estudo: pelas espécies que as compõem pelas contribuições que dão ao conjunto pelo modo como contribuem para a formação da estrutura qual importância das espécies o que determina o número de espécies em dada comunidade Objetivo do estudo: entender como as comunidades interagem no meio abiótico.

Comunidade = Unidade Complexa Para o estudo das comunidades é necessário fazer simplificações para que se possa compreendê-las. Comunidade é parte do ambiente total ! O que determina o perfil das comunidades no ambiente terrestre é a estrutura da vegetação.

Definições Espécie = estrutura básica da comunidade Composição específica = quantidade e qualidade das espécies que formam a comunidade Estrutura Vertical = estratificação vertical (no solo, abaixo do solo, nas copas, nos caules, na água ou sob a água) = qualidade e quantidade de luz que entra e é absorvida pelos diferentes estratos  gradiente de luz, é o que determina a estratificação, a absorção e o aproveitamento da luz solar conforme a posição do organismo no estrato.

Exemplo - estratificação em um lago Luz solar ao entrar no lago sofre refração (muda seu percurso ao longo da massa de água) Isso determina que: algas verdes clorofiladas (fixas ao substrato) fiquem nas porções superiores (menor profundidade) - o que favorece um tipo de fauna associada algas com pigmentos acessórios (fixas ao substrato) fiquem nas porções inferiores (maior profundidade) - o que favorece outro tipo de fauna associada Gradiente de Luz determina a posição no estrato dadas as características do organismo !

Também é conhecida pelo nome de padrões de distribuição. Estratificação Horizontal (quase sempre ocorre associada à estratificação vertical) Também é conhecida pelo nome de padrões de distribuição. Padrões de distribuição: Ao acaso - quando não existe relação de dependência na distribuição de um indivíduo com outro da mesma espécie  igual possibilidades de ocorrência (ex. serpentes e todos os predadores) tem rara ocorrência na natureza. Uniforme ou regular - quando a distância entre os indivíduos é relativamente regular (ex. bosques de Pinus sp e todas as aves que demarcam território pelo canto) tem rara ocorrência na natureza.

Estratificação Horizontal (II) (quase sempre ocorre associada à estratificação vertical) Agregada ou contagiosa - quando os organismos ocorrem formando grupos agregados. É a forma mais comum de distribuição encontrado na natureza. Motivos manchas de microambientes favoráveis e sua distribuição no espaço (umidade do solo, sol, alimento, abrigo) tipo de reprodução dos organismos (sexuada ou assexuada) relações ecológicas intra-específicas (relacionamento social)

Relações Temporais São determinantes os ciclos (diários e/ou anuais) - determinando a estratificação e as adaptações dos organismos e sua flexibilidade ao ambiente e padrão de reprodução biológica: da luz (dia e noite) e temperatura (sol) da umidade (chuva) marés (salinidade ou não) A estratificação e sua estabilidade é o que determina o ritmo da sucessão ecológica e a evolução as paisagem !

Conceito do Hipervolume - Hutchinson (1957) Nicho ecológico Posição temporal e espacial na natureza Conceito do Hipervolume - Hutchinson (1957) Soma de todas as interações de um organismo em seu ambiente (fatores bióticos e abióticos)

Exemplo Volume Ambiental (ou abiótico) Para temperatura = devem ser considerados os valores máximos e mínimos Para pluviosidade = idem Umidade do Ar Luminosidade Volume Biótico Relações Ecológicas Alimento Ecofisiologia do organismo Problema: manejo impossível para tantas variáveis !

Nicho e Biodiversidade = Manejo Nicho fundamental = abióticos = conjunto de recursos que podem ser fisiologicamente utilizados pelo organismo Nicho Realizado = bióticos = relações ecológicas, fontes de alimento  se combinam e podem operar em uma área oferecendo a posição real do organismo dando condições de sobrevivência Nicho Trófico = capacidade, variedade ou especialização alimentar O nicho é delimitado pelas limitações fisiológicas do organismo em questão

Biodiversidade Diversidade Biológica diz respeito à variabilidade de organismos existentes dentro da comunidade número de comunidades no espaço número de espécies dentro da comunidade número de indivíduos dentro da espécie É um instrumento de controle e monitoramento de populações e comunidades de água (cálculos matemáticos)

Exemplo Espécie A B C D E Comunidade A’ 41 1 1 1 1 B’ 5 5 5 5 5

Diversidade Biológica - Conceito A diversidade biológica depende da quantidade de nichos, que por sua vez dependem da estrutura espacial e da sazonalidade (ritmo temporal do ambiente e da natureza) Diversidade é o produto da formação de novas espécies que tentam se especializar cada vez mais, para melhor ocupar os espaços disponíveis

Conclusões Para manejo é necessário o estudo de populações Deve-se conhecer os fatores limitantes Alta Diversidade = baixa dominância No clímax as populações mantêm densidade populacional equilibrada