GENÉTICA CROMOSSOMOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula.
Advertisements

Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
COMPOSTOS NITROGENADOS DAS CÉLULAS
Estrutura do DNA.
Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 38 : Cromossomos e genes.
Biologia Professor Thomaz Nagel
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Núcleo Vera Vargas, 2012.
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
O gene: herança e evolução
Citologia - Núcleo celular
Ácidos Nucléicos.
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Cromossomos Professora Ana Luiza Milhazes
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
Aula 12 Os cromossomos.
CROMOSSOMOS.
DNA e RNA.
NÚCLEO CELULAR INTERFASE
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Célula procarionte Célula eucarionte. Aula 11 – Núcleo interfásico: membrana nuclear nucleoplasma, cromatina e nucléolo.
Núcleo, Cromossomos e Clonagem
O núcleo celular.
CROMOSSOMOS.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
CARIÓTIPO.
Alex Silva da Cruz, Msc Aula 4 Ácidos Nucleicos DNA
Prof. Regis Romero.
Núcleo Celular.
Prof. Gabriel Cestari Vilardi
Ácidos nucleicos.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Metabolismo de controle
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Sequencia de aminoácidos
Termos e nomenclaturas
Vera Regina Medeiros Andrade
Os cromossomos.
Ácidos nucléicos e síntese proteica
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Os cromossomos.
Núcleo Interfásico.
ÁCIDOS NUCLÊICOS.
Ácidos Nucléicos – DNA e RNA
A Genética Molecular em Análises Clínicas
Biologia Código Genético e Síntese Protéica Código Genético
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos.
Conceitos Básicos em Genética
Núcleo e divisão celular
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Ácidos Nucléicos – DNA e RNA
BASE CROMOSSÔMICA DA HEREDITARIEDADE Profª Giselle Moura Messias.
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Preparatório ENEM 2009.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

GENÉTICA CROMOSSOMOS

CROMOSSOMOS Os cromossomos são estruturas filamentosas localizadas no interior do núcleo das células. Os cromossomos contém os genes que são os transmissores das características hereditárias. Os cromossomos, componentes do núcleo celular, só aparecem quando a célula está em divisão, meiose ou mitose. Tem uma estrutura filiforme, em forma de cadeia linear, mais ou menos alargada, e são compostos por ácidos nucléicos e proteínas.

CROMOSSOMOS Os cromossomos contém o ácido nucléico, DNA (ácido desoxirribonucleico), o qual está formado pela união de pequenas moléculas, que se chamam nucleotídeos. No DNA só existem quatro tipos de nucleotídeos, diferenciando-se somente em um de seus componentes, as chamadas bases nitrogenadas.

NUCLEOTÍDEO NUCLEOTÍDEOS – DNA PENTOSE ( DESOXIRRIBOSE) BASES NITROGENADAS ( A,T,C,G) PENTOSE ( DESOXIRRIBOSE) GRUPAMENTOS FOSFATO

CROMOSSOMOS As bases nitrogenadas originam quatro nucleotídeos diferentes: Nucleotídeos com ADENINA , GUANINA, CITOSINA e TIMINA. Podemos representar o DNA através de sua seqüência de bases nitrogenadas, ou seja, AAACCGTATTGGGCCTT. Esta seqüência de letras representa um fragmento de DNA, que chamamos de GENES.

CROMOSSOMOS Os genes são um conjunto de bases unidas entre si, com informação para uma característica determinada. Os cromossomos são um conjunto de genes. Os genes determinam as características hereditárias de cada célula ou organismo.

O DNA

CROMOSSOMOS Os cromossomos são formados por duas cadeias de DNA repetidas que se espiralizam e se mantêm unidos, de forma que em um cromossomo se distinguem duas partes que são idênticas e recebem o nome de cromátides, que se unem por um ponto, o centrômero. O centrômero divide as cromátides em duas partes, que se denominam braços. O braço curto, é designado por p, e o braço longo por q.

CROMOSSOMOS As cadeias de DNA duplicadas surgem no final da intérfase, antes da divisão celular, a partir da replicação de uma única cadeia. Isto significa que em uma célula que não está em divisão, o núcleo contém cadeias individuais de DNA, que formam a cromatina, enquanto que quando está em divisão, estas cadeias estão duplicadas e formam os cromossomos.

CROMOSSOMOS Um cromossomo é formado por duas cromátides, que são cadeias iguais de DNA. Eles possuem os mesmos genes e os mesmos alelos. Morfologicamente os cromossomos são classificados de acordo com a posição do centrômero e do comprimento dos seus braços.

CROMOSSOMOS Eles dividem-se em metacêntricos (centrômero no centro e braços iguais), acrocêntricos ( centrômero na extremidade), submetacêntrico (centrômero está em uma posição intermediária) e telocêntrico ( centrômero em posição terminal – não é encontrado na espécie humana) .

                                                                                   TIPOS DE CROMOSSOMOS Os cromossomos são classificados em metacêntricos, submetacêntricos e acrocêntricos.