Química Prof. Marcel Klug.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Oxidação através de H2O2/UV
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Velocidade das reacções químicas
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Professor Luiz Antônio Tomaz
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Cinética Química Prof. Xuxu.
Cinética Química.
A Velocidade das Reacções Químicas
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA.
CALORIMETRIA.
Fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES LÍQUIDAS
Cinética Química.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA.
Alunos: André de Souza Almeida Beatriz Amaral Misson 14388
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
16972-Luis Fernando Villa Rios
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Engenharia de Controle e Automação
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
TERMOQUÍMICA – CAP 5.
Massas atômicas médias
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Definições importantes
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Professora Cláudia Bacchi
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Transcrição da apresentação:

Química Prof. Marcel Klug

Teoria das Colisões Os átomos das moléculas dos reagentes estão sempre em movimento gerando muitas colisões (choques). Quanto mais choques com energia e geometria adequada houver, maior a velocidade da reação.

Teoria das Colisões Nem toda colisão é efetiva. Para que uma colisão resulte em uma reação química, ela precisa ter orientação e energia adequadas.

Teoria das Colisões

Efeito da Concentração O aumento da concentração provoca o aumento da velocidade de reação por provocar uma maior área de contato entre os reagentes.

Efeito da Concentração Portanto quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade de reação. Velocidade de Reação Concentração

Efeito da Temperatura O aumento da temperatura gera uma maior agitação nas moléculas de reagentes, possibilitando um maior número de colisões. Velocidade de Reação Temperatura

Efeito da Temperatura Um exemplo disso em nosso dia-a-dia é a conservação de alimentos na geladeira ou freezer.

Efeito da Temperatura No verão o bolor no pão cresce mais rápido.

Efeito da Superfície de Contato Quanto mais íntimo for o contato entre os reagentes maior a probabilidade de haver uma colisão efetiva entre os reagentes. É por isso que a reação entre gases é mais veloz que a reação entre líquidos, que por sua vez é mais rápida que a reação entre sólidos

Efeito da Superfície de Contato A queima de fogos de artifício é uma reação entre substâncias sólidas, pulverizadas para aumentar a área de contato.

Efeito da Superfície de Contato Portando, quanto maior a área de contato entre os reagentes, maior a velocidade de reação. Área de contato Velocidade de Reação

Efeito do Catalisador Um catalisador é uma substância que afeta a velocidade de uma reação, mas emerge do processo inalterada. Um catalisador normalmente muda a velocidade de reação, promovendo um caminho molecular diferente (mecanismo) para a reação.

Efeito do Catalisador Exemplo: A decomposição da água oxigenada é normalmente muito lenta. Porém na presença de dióxido de manganês essa reação acontece com uma velocidade muito maior.

Efeito do Catalisador O catalisador diminui a energia de ativação de uma reação e, portanto, aumenta a velocidade de reação.

Exercícios 1)(Fuvest - SP) Na reação representada por A + B → C + D, uma elevação de temperatura produz um aumento de velocidade da reação porque aumenta: a) a pressão do sistema em reação. b) o volume do sistema em reação. c) a concentração dos reagentes. d) a energia de ativação dos reagentes e) a frequência de colisões efetivas dos reagentes

Exercícios 2) (UFMG) Três experimentos foram realizados para investigar a velocidade de reação entre HCl aquoso diluído e ferro metálico. Para isso foram contadas, durante 30 segundos, as bolhas de gás formadas imediatamente após os reagentes serem misturados. Em cada experimento, usou-se o mesmo volume de uma mesma solução de HCl e a mesma massa de ferro, variando-se a forma de apresentação da amostra de ferro e a temperatura. Experimento Ferro (2 g) Temperatura I Prego 40 °C II 20 °C III Palha de Aço Determine em ordem crescente os experimentos que apresentaram mais bolhas.

Exercícios 3)(UFPE) Explique as seguintes observações experimentais: a) H2O2 puro no estado no estado líquido pode ser estocado sem que ocorra decomposição visível. A adição de pequena quantidade de MnO2 sólido ao H2O2 provoca decomposição rápida em H2O e O2 . b) Magnésio em pó reage com oxigênio do ar muito mais rapidamente que o magnésio na forma de lâmina.