Estrelas de Nêutrons.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva
Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Processos de Eletrização
Origem do Universo.
Física Moderna Do Átomo ao LHC
SLC0597 – Estrutura da Matéria Marcelo Pereira
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Teoria atômica da matéria
TEORIAATÔMICA AULA GUIA COFOP 2008 – TURMA 23 GLAUCO TRINDADE GLAUCO TRINDADE MERILIN BERTOL MERILIN BERTOL SANDRA ALVES TAVARES SANDRA ALVES TAVARES GLAUCO.
Química Geral Estrutura atômica.
Introdução ao Eletromagnetismo
SOIS DISTANTES Por: Ronaldo Garcia ESCALAS 270 KM !!! ONDE ESTARIA A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DO SOL? DF SÓIS DISTANTES DF HSTSci ESCALAS SOL TERRA PLUTÃO.

A bertura do Setor de Astronomia - CDCC
Observatório do CDCC - USP/SC
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Assimetria do Universo
Origem dos raios cósmicos Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares,
Elisabete M. de Gouveia Dal Pino
VIDA E MORTE DAS ESTRELAS Elisabete M. de Gouveia Dal Pino
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
Estrutura Atômica Aula 1.
PARTÍCULAS ELEMENTARES
A vida das estrelas Dr. Jim Lochner, NASA/GSFC
2012 EDITION.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Os aceleradores e detectores de partículas
o sol Nomes: Filipi, Deivid , Jhonatha e Dieison . Serie: 5ª fase
Universo História térmica.
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
A TERRA NO UNIVERSO.
Magnetosfera e cinturões de Van Allen
Física I (FIS130) Prof. José Garcia Vivas Miranda
Por Marina Trevisan Estrela. Objeto celeste em geral de forma esferoidal, no interior do qual reinam temperaturas e pressões elevadas, particularmente.
Ondas.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Universidade de São Paulo Instituto de Física
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Introdução à Radiação Eletromagnética
Universidade Federal de Itajubá
Teorias, modelos atômicos e estrutura atômica dos átomos:
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
Os Modelos Atômicos.
Postulados de Dalton: Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas e indivisíveis, os átomos. 2- O número de átomos diferentes que.
Evolução Estelar Aline Tiara Mota
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
Explicando o universo Denise Godoy.
Ana Cecília Soja Maio Mecanismos de Transporte de Energia - Principais Mecanismos: - condução; - convecção; - radiação. Todos eles são dependentes.
Cesar H. Siqueira Mello Jr.
REAÇÕES NUCLEARES NO INTERIOR DAS ESTRELAS
Fonte: Escola João XXIII Átomo Professora Janice Fonte:
MATÉRIA ESCURA. Origens Idealização Jan Oort e Fritz Zwiky estudo da Via Láctea e em aglomerados de galáxias. Parte em buracos negros, planetas, anãs.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
QMC 331 Módulos 02 e 03 Modelos atômicos II, distribuição eletrônica;
O planeta Terra Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
Estrelas de Nêutrons.
Estrelas de Nêutrons.
Transcrição da apresentação:

Estrelas de Nêutrons

ORIGEM

(https://www.youtube.com/watch?v=ewCApzryDho ) Estrelas de 8 a 25Msol ejetam, ao fim de sua vida, a maior parte de sua massa em uma explosão de supernova e deixa, como resquício, uma estrela com massa de 1,4Msol. Matéria condensa e é comprimida até algumas dezenas de km estabilizando-se na forma de uma estrela de nêutrons. Descoberta em 1967 receberam o nome de pulsar devido à sua detecção via radiotelescópio como pulsos altamente regulares. Acreditou-se, a princípio, que poderiam ser sinais enviados por uma civilização alienígena. (http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap24-estrelas-neutrons/estrelas-neutrons.html ) (https://www.youtube.com/watch?v=ewCApzryDho )

PROPRIEDADES

Apesar de seu nome, uma estrela de nêutrons não é formada apenas por nêutrons, há alguns metais em sua parte mais externa, prótons e elétrons livres. Sua densidade chega a incríveis 10¹⁸ kg/m³ em seu núcleo e o campo magnético varia de 10¹⁰ a 10¹³ Gauss! Acredita-se que seu núcleo seja formado de quarks.

Uma colher de chá equivaleria a 100 milhões de toneladas Uma colher de chá equivaleria a 100 milhões de toneladas. Isso são cerca de 1.000 navios de carga!!!

Essa alta rotação é devida à conservação do momento angular. As estrelas de nêutrons têm um período de rotação curto, em alguns casos, milésimos de segundo, ou seja, giram muito rapidamente. O nome Pulsar vem exatamente devido a essa rotação: são detectadas emissões de radiação periódicas, altamente precisas, como se fossem pulsos. Essa alta rotação é devida à conservação do momento angular. (https://www.youtube.com/watch?v=fHUdaD0phT4 ) Existem dois tipos de pulsares: os de raio X (quando num sistema binário) e os rádio.

O eixo de rotação não coincide com o eixo magnético O eixo de rotação não coincide com o eixo magnético. O campo magnético combinado com as partículas carregadas livres emitem energia na forma de fótons que só detectamos se estiverem em nossa direção.

Quando ocorre em um sistema binário, a estrela de nêutrons possui um disco de acreção ao seu redor onde a matéria de sua companheira fica orbitando a estrela de nêutrons (presa em sua gravidade). (http://chandra.harvard.edu/photo/2013/vela/ )

Além de pulsar, as estrelas de nêutrons podem ser conhecidas, quanto as suas propriedades, como magnetars. Essas estrelas possuem campos magnéticos que variam de 10¹⁴ a 10¹⁵ Gauss! (http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Descoberto_o_elo_perdido_na_evolucao_dos_pulsares ) Apesar de sua temperatura ser incrivelmente alta (50.000 graus) possuem baixa luminosidade devido a sua pequena dimensão (10 a 30km).

Priscila da Silva Mendes Email: priscila.silva.mendes@usp.br CDA