SPEM / EPF Composer Audrey Bezerra de Vasconcelos Qualidade de Software Prof. Alexandre Vasconcelos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RUP – Rational Unified Process
Advertisements

O Processo Praxis 3.0 Processos de Software 25/03/2017
EPF Composer Eclipse Process Framework Composer
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
Rafael Espinha Process Institutionalization Tools (PIT) - Ferramentas de apoio à Institucionalização de processos Rafael Espinha.
Projeto de Sistemas de Software
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
MO409 / Engenharia de Software I - 1º Semestre / Prof. Eliane 1 1ª Apresentação (A1) Modelos de Processos de Software RA: / Edson Amorina.
Engenharia de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
dbCheck! uma ferramenta para teste de banco de dados
RUP Prof.ª Elaine B. Figueiredo.
1/22 Introdução aos Processos de Software © Alexandre Vasconcelos Centro de Informática da UFPE/ Qualiti Software.
Rational Unified Process
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
RUPinho Qualidade de Software
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Visão Geral PRO.NET.
Projeto de Sistemas de Software
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
CMMI – Gerência de Configuração
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
CORBA e Desenvolvimento Baseado em Componentes
Prof. Alexandre Vasconcelos
Ferramenta: E extrair para c:\Temp
18/09/2008.
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Modelagem de Negócio no RUP
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
1 1.
Heron Vieira Aguiar “Seminário da disciplina MDA” Julho de 2006
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
(Open Unified Process)
Treinamento de Ms-Project
CORBA Commom Object Request Broker Architecture Conhecendo o Padrão da OMG 3º Engenharia da Computação Vitor C. Tamarozi Romeu L. Furlan Júnior Prof. Edson.
Ferramentas Visio + VisioCase
Especificação em Projeto de Sistemas
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Formação de Tutores a Distância
Laboratório de Programação
Introdução a um Processo de Desenvolvimento Orientado a Objeto
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
CIn/UFPE – IN1008 – Projeto Conceitual de Banco de Dados - Prof. Robson Fidalgo  1.
Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier Prof.: Jaelson Castro.
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
CIn - UFPE 1 OPEN Tiago Massoni 03/06/2003. CIn - UFPE2 Agenda Terminologia OPEN Modelagem de Processo Atividades, Tarefas e Técnicas Adaptação (Tailoring)
Unified Modeling Language
Frameworks e Componentes Daniel Fernando Pavelec.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Engenharia de Software
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
CIn/UFPE – IF696 - Integração de Dados e DW - Prof. Robson Fidalgo  1.
Uma Abordagem baseada em modelos para o gerenciamento de variações em linha de processo de software e sua execução.
SPEM (Software Process Engineering Metamodel): Uma Linguagem para Modelagem de Processos de Software.
2005 Rodrigo Cavalcante Mendes Modelagem e Avaliação do CMMI no SPEM para Definição de um Meta- Processo de Software Graduando: Rodrigo.

/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
/ de Abril de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Dissertação de Mestrado.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
DEFINIÇÃO DE PROCESSO NO PROMODELLER Conceitos Introdutórios Fernando Bione
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
15/09/2008.
Transcrição da apresentação:

SPEM / EPF Composer Audrey Bezerra de Vasconcelos Qualidade de Software Prof. Alexandre Vasconcelos

Agenda Contextualização SPEM EPF Composer Atividade Prática

Contextualização Processos de Software –Conjunto de atividades executadas para desenvolver, manter e gerenciar sistemas de software –Tais atividades são executadas por pessoas (atores) que possuem um determinado papel no processo –As atividades podem atualizar, criar e usar artefatos durante a sua execução –Elementos comuns a um processo de Software: atividades, papéis e artefatos –Como descrever o processo e a interrelação entre estes elementos? Uma opção é usar modelagem!

Contextualização SPEM (Software Process Engineering Metamodel) –É uma linguagem de modelagem, denominada de meta- modelo, ou seja, um conjunto de construtores e regras para definir e modelar processos de software, sendo mantido pela OMG. EPF (Eclipse Process Framework) –É uma iniciativa open-source do Eclipse, em parceria com organizações com grande experiência na área de elaboração de processos de desenvolvimento de software

SPEM SPEM surgiu com o propósito de criar um padrão para expressar qualquer processo de software Sua definição se baseia em uma arquitetura de 4 níveis de modelagem definida pela OMG

SPEM Estruturado como um UML profile e provê um meta-modelo baseado em MOF –UML Profile: Variação de UML que usa mecanismos de extensão de uma forma padronizada para um fim particular –MOF (Meta-Object Facility): Tecnologia adotada pela OMG para definição de metadados, que possui um conjunto de elementos de modelagem utilizados na construção dos meta-modelos; inclui regras para o seu uso

SPEM - Ferramentas Uma ferramenta que utiliza SPEM deve ser uma ferramenta de criação e customização de processos Exemplos: –Promodeller - Ferramenta de Modelagem de Processo de Software –Odyssey-CCS - Ferramenta que auxilia na realização de tarefas relacionadas ao controle de modificações de software –EPF Composer – Framework que possibilita produzir um processo de software customizado, suportando uma ampla variedade de tipos de projetos e estilos de desenvolvimento

EPF Composer Acrônimo de Eclipse Process Framework Composer Um ecossistema colaborativo e aberto para processos de desenvolvimento de software evolutivos Provê exemplos práticos e ferramentas de engenharia de processos fundamentada em um meta-modelo

EPF Composer - Arquitetura

Disciplinas x Processos Perspectiva de disciplinas (ou sub-processos) Perspectiva de execução (esforço de disciplinas ao longo do tempo)

Elementos Básicos Framework Elementos básicos de um processo (compõem as disciplinas) Perspectiva temporal (ciclos de vida, fluxos de atividades etc.)

Dúvidas?

ATIVIDADE PRÁTICA

Referências OMG ( SPEM 2.0 ( Jacinto, Shirley da Silva, “Modelagem dos processos de Gerenciamento de Tempo do PMBok utilizando SPEM e BPMN”, Centro de Informática, UFPE, Eclipse Process Framework Project ( CORDEIRO, Edson dos Santos. Modelagem de Processo de Software. Disponível em: df, Janeiro, df, Janeiro, Santos, Daniele P; Vasconcelos, Alexandre M. L, “Utilizando EPF para modelagem de processo e diminuição da curva de aprendizado numa equipe multidisciplinar”. Genvigir, Elias C; Borrego Filho, Fernando F, “Modelagem de Processos de Software Através do SPEM - Software Process Engineering Metamodel - Conceitos e Aplicação”. Disponível em: m18.sid.inpe.br/col/lac.inpe.br/worcap/2003/ /doc/artigo_worcap_elia s_2003.PDFhttp://mtc- m18.sid.inpe.br/col/lac.inpe.br/worcap/2003/ /doc/artigo_worcap_elia s_2003.PDF