Minimalismo Termo designativo de uma tendência na pintura e, mais especificamente na escultura, surgida na década de 50, que pregava o uso apenas de formas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Origens da Arte contemporânea
O romantismo I – Contexto Histórico.
Arte mundial:visão artística Globalizada
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
POP ARTE.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
Século XX até os dias de hoje
ARTE POP.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Inglaterra e Estados Unidos
Renascimento Cultural
Expressionismo e Arte Pop
Estética – Siron Franco
Estética – Rubens Gerchman
Indaiatuba - Disciplina de Filosofia
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Arte Contemporânea Brasileira
Arte e representação.
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
Arte Déco.
ARTE E EDUCAÇÃO.
Pop Art.
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
Pop Art.
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO
LEITURA DE IMAGENS.
Escola de Frankfurt.
Como ler uma imagem: fotografia e arte
O QUE É ARTE?.
“PINTURA MURAL NA ESCOLA” DISCIPLINA DE ARTE
Charters d'Azevedo cd.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
3º Bimestre Queridos e queridas, neste terceiro bimestre estudaremos o impacto das artes pós-década de 1950 no Brasil e no mundo. Portanto, este período.
Metodologia do Ensino de Arte
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Como fazer a leitura de obra de arte?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Primeira geração moderna
Arte moderna e contemporânea catarinense
Formadora: Janaína Lapuente
Ecos no Porão – Vol. II Silveira de Souza Grupo Sul.
Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
Dada.
“Um novo olhar sobre a ARTE”
E. E. Francisco Piergentile
Old Postcards from Brazil
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
PRIMEIRA METADE DO SÉCULOXX
Os anos 60 - iconografia.
Vik Muniz.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Pop Art.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
Arte neoclássica – Harmonia cromática
Concretismo Arte Concreta
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
PICHAÇÃO E GRAFITE.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,
Renoir – O Almoço dos Remadores Renoir – Le Moulin de la Galette.
Transcrição da apresentação:

Minimalismo Termo designativo de uma tendência na pintura e, mais especificamente na escultura, surgida na década de 50, que pregava o uso apenas de formas geométricas mais elementares. O minimalismo está particularmente ligado aos Estados Unidos. Carl Andre, Don Judd e Tony Smith são os mais conhecidos artistas minimalistas.

Tony Smith: Die, 1962

POP ART Movimento em que os artistas usavam imagens de ícones populares como tema para suas criações artísticas.

Roy Fox Lichtenstein (1923-1997) foi um artista plástico que em suas obras procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa. LICHTENSTEIN, Roy.

LICHTENSTEIN, Roy, Moça afogada (1963), óleo e magma sobre tela, Seattle(Washington), Coleção C.B.Wright.

OLDENBURG, Claes. Hambúrguer gigante, 1962, lona estampada com enchimento de espuma, 132 x 132 cm. Galeria de Arte de Ontário, Toronto.

WARHOL, Andy.

WARHOL, Andy. Latas de Sopa Campbell (fragmento), 1962, óleo sobre tela, 50,5 x 81 cm, Museum Abteiberg, Monchengladbach.

Grupo Rex Histórico Apesar de sua breve existência - de junho de 1966 a maio de 1967 -, o Grupo Rex tem intensa atuação na cidade de São Paulo, marcada pela irreverência, humor e crítica ao sistema de arte. Os mentores da cooperativa, Wesley Duke Lee (1931-2010), Geraldo de Barros (1923-1998) e Nelson Leirner (1932) projetam um local de exposições - a Rex Gallery & Sons - além de um periódico - o Rex Time - que deveriam funcionar como espaços alternativos às galerias, museus e publicações existentes. Exposições, palestras, happenings, projeções de filmes e edições de monografias são algumas das atividades do grupo, do qual participam também José Resende (1945), Carlos Fajardo (1941) e Frederico Nasser (1945), alunos de Wesley.

Instruir e divertir são os lemas do Grupo Rex e do seu jornal; trata-se de interferir no debate artístico da época, em tom irônico e desabusado, por meio de atuações anticonvencionais. "AVISO: é a guerra", anuncia o primeiro número do Jornal Rex. Guerra ao mercado de arte, à crítica dominante nos jornais, aos museus, às Bienais e ao próprio objeto artístico, reduzido, segundo eles, à condição de mercadoria. Recuperar o espírito crítico e o caráter de intervenção da arte pela superação dos gêneros tradicionais e pela íntima articulação arte e vida, eis os princípios centrais do grupo. http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=880

Obra "O Nome do Cadeado é: As Circunstâncias e Seus Guardiões" (1966), de Wesley Duke Lee

José Roberto Aguilar (1941) é um pintor, escultor, performer e artista multimídia brasileiro, considerado o pioneiro na utilização do vídeo como linguagem artística neste país. Sua produção é voltada à vida urbana, à sexualidade e à pluralidade de códigos e signos, entre outros temas, utilizando-se de uma abordagem vibrante e expressiva.

Futebol nº1, José Roberto Aguilar

Waldemar Cordeiro. (Roma, Itália 1925 - São Paulo SP 1973) Waldemar Cordeiro. (Roma, Itália 1925 - São Paulo SP 1973). Artista plástico, designer, ilustrador, paisagista, urbanista, jornalista e crítico de arte. Começa a trabalhar como caricaturista, em 1943, para o jornal satírico Petirosso. Mesmo mantendo uma postura crítica em relação ao projeto da Bienal Internacional de São Paulo, participa da primeira mostra, em 1951, e de diversas edições subsequentes. Torna-se teórico e líder do Grupo Ruptura, de caráter concreto, fundado em 1952, com a realização de exposição homônima no MAM/SP e lançamento de um manifesto.

Cordeiro, Waldemar Sem Título , 1958 esmalte sobre compensado, 51 x 51 cm.

Nelson Leirner (São Paulo SP 1932). Artista intermídia.

Leirner, Nelson O Porco , 1966 porco empalhado em engradado de madeira 83 x 159 x 62 cm Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil Registro fotográfico Romulo Fialdini

Leirner, Nelson

Leirner, Nelson

Leirner, Nelson, da série “Cem Monas”.

"Ela sempre foi um ícone banalizado, eu mesmo a tinha usado, mas de repente vi que havia um onda de manipulação da imagem digital. Banalizei ainda mais o que já era banal", diz Leirner, entre suas Cem Monas”. "Ela estava tão impregnada tecnologicamente, e sempre na bidimensionalidade, no Photoshop. Eu pensei: vou fazer a metáfora da metáfora. Como Fellini, que para filmar num navio construiu um, em vez de gravar num navio que já existisse."