O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho wladmir-coelho@ig.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Advertisements

Os governos de Jânio Quadros e João Goulart – 1961/64
1 - Diferentes projetos republicanos:
MÓDULO 13 – REPÚBLICA POPULISTA( )
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
ERA VARGAS ( ).
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
REPÚBLICA VELHA ( ).
6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961):
REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA DO PERÍODO:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Prof. Ms. Wladmir Coelho A DITADURA MILITAR Prof. Ms. Wladmir Coelho
Solução de Compromisso Plebiscito
General Eurico Gaspar Dutra ( )
MÓDULO 12 – DA CRISE DO POPULISMO À DITADURA( )
ERA VARGAS ( ).
MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II )
VITA, ALVARO, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CAP.5
História do Sindicalismo no Brasil Republicano
1 - A REVOLUÇÃO MEXICANA (1911):
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
A PRESIDÊNCIA DO GENERAL DUTRA.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A DECADÊNCIA DO POPULISMO.
Estrutura fundiária brasileira
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
João Goulart ( ) Prof. Altamiro.
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
JOÃO GOULART – 1961 a 1964 Crise política: os militares e político udenistas não queriam deixar Jango assumir a presidência, acusando-o de ligações com.
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Oferecer elementos que induzam à reflexão sobre a crise institucional de 1964 e a ruptura da ordem constitucional. Objetivo da aula 1/11.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Os governos de Jânio Quadros e João Goulart – 1961/64
A INDUSRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Era Vargas HB.12.
DITADURA MILITAR ( ).
O ILUMINISMO.
DITADURA MILITAR NO BRASIL HISTÓRIA – PROFESSORA LISIANE 8ª SÉRIE
O Populismo na América Latina
Guerra Fria.
A República Populista se inicia após o Estado Novo , comandado por Getúlio Vargas. Que era um governo totalitário, ditatorial, e que já não possuía mais.
TERCEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA LIBERAL 1946/1964
República Oligárquica
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Revolução Russa Rússia.
A experiência democrática no Brasil ( )
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
o interregno democrático e o golpe de 1964
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Era Vargas História 9º’s.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
PROF. DR. SILVIO R M MACHADO GOVERNO JOÃO GOULART – PRESIDENCIALISMO 1963/64.
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
A experiência democrática no Brasil ( )
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL ( ) Parte 2  Governo JK  Governo Jânio Quadros  Governo João Goulart (Jango) Capítulo 43Capítulo 49 e 54.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
1964 – Golpe ou Revolução? Renúncia de Jânio Quadros Vice- João Goulart do PTB. Ligado ao trabalhismo varguista e acusado pelos setores conservadores.
 Foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz;
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1. A Posse de João Goulart Tentativa de golpe da direita
Transcrição da apresentação:

O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho wladmir-coelho@ig.com.br

REFORMAS DE BASE COMÍCIO DA CENTRAL DO BRASIL 13 de março de 1964: O presidente João Goulart ( apoiado por setores nacionalistas e sindicatos) discursa em defesa das reformas de base. A intenção do governo era promover a reforma agrária, bancária, universitária.

PROGRAMA DE REFORMA DE BASE Trata-se de uma decorrência do PLANO TRIENAL O governo brasileiro adota o modelo francês de planejamento considerando como principal objetivo o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. A idéia de uma economia planejada implica no principio de intervenção do estado na economia. Ao crescer economicamente o Brasil procurou diversificar a sua produção interna através da industrialização. Entretanto, as condições de distribuição da riqueza continuavam concentradas reduzindo a possibilidade de desenvolvimento. A reforma de base seria a forma de intervenção econômica necessária para: distribuição da terra gerando condições para um modelo agrícola voltado para o abastecimento interno, criação de uma elite intelectual nacional a partir da ampliação ao ensino superior dentre outros aspectos.

A REFORMA AGRÁRIA A tradição agro-exportadora brasileira resultou na concentração da propriedade agrícola nas mãos dos chamados “latifundiários”. Ao assinar a lei da REFORMA AGRÁRIA Jango cria um conflito com este setor econômico e abala o fundamento liberal de PROPRIEDADE PRIVADA ABSOLUTA. Em Pernambuco pequenos agricultores organizam um movimento de distribuição de terras: AS LIGAS CAMPONESAS. O advogado Francisco Julião torna-se o seu principal líder.

LEI DA REMESSA DE LUCROS Não devemos esquecer o contexto internacional (Guerra Fria) que incluía o Brasil na periferia econômica dos EUA. Desta forma uma intervenção do governo no faturamento das empresas multinacionais teria repercussão imediata naquele país e seria entendido como “ato de agressão”. Além disso a reforma agrária era “confundida”com uma tentativa de “coletivizar” a propriedade privada ao modo da URSS. A reforma eleitoral, por sua vez, anunciava a presença de novos eleitores civis e atendia uma reivindicação dos praças contra a vontade dos setores militares conservadores. A REFORMA AGRÁRIA (1964) Desapropriação das terras as margens de ferrovias federais e açudes LEI DA REMESSA DE LUCROS Limitava o valor da remessa das empresas internacionais presentes no Brasil para os países de origem. REFORMA ELEITORAL Amplia a participação política da sociedade ao permitir o voto do analfabeto, dos praças e também o direito destes disputarem cargos eletivos.

O GOLPE MILITAR DE 1964 O descontentamento dos setores conservadores com o governo Jango efetiva-se a partir de manifestações contra “o perigo comunista” e ganha o apoio da grande imprensa, Igreja Católica e embaixada dos EUA. Organizam-se as MARCHAS COM DEUS PELA FAMÍLIA nas quais a classe média acredita defender a democracia.

GOLPE MILITAR DE 1964 Reação dos setores conservadores da sociedade brasileira as chamadas reformas do governo João Goulart Encontraremos nas classes médias urbanas o seu apelo “popular” e sua legitimação. O governo dos EUA atua diretamente na elaboração dos planos golpistas financiando a eleição, para o legislativo, de opositores ao governo brasileiro além de oferecer o apoio militar estratégico com o envio de navios de guerra para o litoral do Brasil.