Programação Linear.

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Transcrição da apresentação:

Programação Linear

Afinal o que é a Programação Linear? A Programação Linear consiste em otimizar (maximizar ou minimizar) uma dada função linear, que se chama função objetivo, definida num dado conjunto convexo, tendo em conta que as variáveis estão sujeitas a restrições.

Nota Histórica Século III a.C – Euclides Livro III – ( Procurava encontrar a maior e a menor distância de um ponto a uma circunferência) Livro IV – ( Descreveu uma forma de obter um Paralelogramo de área máxima e com um dado perímetro)

1759 – Quesnay (publica o Tableau Economique que pode ser considerado a primeira grande tentativa de modelizar a economia) 1838 - Cournot (incluiu no seu estudo a determinação do ponto de equilíbrio que origina o lucro máximo) 1874 – Walras (publica o Sistema de Equilíbrio Geral onde procura a melhor forma de interpretar a economia como um todo)

1937 – Von Neumann (publica A Model of General Economic Equilibrium onde é formulado o modelo de Programação Linear dinâmica, em que admite métodos alternativos de produção simples ou conjunta.) 1939 – Kantorovich (formulou rigorosamente um problema de Programação Linear no trabalho Métodos Matemáticos de Organização e Planeamento da Produção, mas não apresentou um algoritmo de resolução) Von Neumann O grande salto da Programação Linear é dado através das aplicações em problemas de transportes na década de 40 (em particular, pelas Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial).

1947 – Dantzig (trabalhou no Pentágono como conselheiro matemático, onde era frequentemente chamado para resolver problemas de planeamento. Como a maioria destes diziam respeito à economia aconselhou-se junto ao economista Koopmans) No entanto, contrariamente ao que Dantzig pensou, os economistas ainda não tinham métodos de resolução de tais problemas. Foi então que Dantzig propôs o Método Simplex que tornou possível a solução de problemas de otimização de vários tipos

Um ano mais tarde…

É isso! A partir de agora é esse o seu nome. Koopmans e Dantzig encontraram-se. Porque não reduzir o nome de Programação de Estruturas Lineares para Programação Linear? É isso! A partir de agora é esse o seu nome. Nasceu assim a designação de Programação Linear. Desde então, as aplicações da Programação Linear não cessaram.

George Bernard Dantzig Nasceu: Portland, 8 de Novembro de 1914 Morreu: Califórnia, 13 de maio de 2005

Foi um matemático Americano, que introduziu o método simplex e é considerado "pai da programação linear". Recebeu muitas honras, incluindo a Medalha Nacional de Ciências em 1975 e o primeiro Prêmio da Teoria John von Neumann em 1975.

O pai, Tobias Dantzig, foi um matemático russo que estudou com Henri Poincaré em Paris. Tobias casou-se com uma estudante da universidade de Sorbonne (também estudante de matemática), Anja Ourisson, e com ela imigrou para os Estados Unidos, para Oregon. Tobias acreditava que a sua pronúncia com sotaque russo o impediria de conseguir empregos manuais, tais como pintor e construção de estradas. E foi nesse meio de pobreza económica que George nasceu.

Onde se aplica? Os domínios de aplicação da Programação Linear são vastíssimos. Por exemplo: Gestão de empresas; Problemas de transportes; Estrutura financeira dos bancos; Obtenção de misturas ótimas; Planeamento agrícola; Estratégias militares, …

Exemplo 1

A Direcção de Marketing do IKEA sugere o lançamento de um novo modelo de secretária e de estante em substituição dos modelos actuais.

Aquela Direção não vê dificuldade de colocação no mercado para as estantes enquanto que aconselha que a produção mensal de secretárias não ultrapasse as 160 unidades.

Após estudos levados a cabo pela Direção de Produção, conclui-se que: A disponibilidade mensal do Departamento de Estampagem é de 720 horas-máquina; A disponibilidade mensal do Departamento de Montagem e Acabamento é de 880 horas-homem; Cada secretária necessita de 2 horas-máquina de Estampagem e 4 horas-homem de Montagem e Acabamento; Cada estante necessita de 4 horas-máquina de Estampagem e 4 horas-homem de Montagem e Acabamento.

As margens brutas unitárias estimadas são de 60 euros para as secretárias e 30 euros para as estantes. A empresa pretende determinar o plano de produção mensal para estes novos modelos que maximiza a margem bruta.

Formalização Variáveis Sejam: x, o número de secretárias; y, o número de estantes; z, a margem bruta total. Variáveis

OBJECTIVO: determinar valores para estas variáveis que maximizem z = 6x + 3y (em 10 euros) Restrições impostas pelas limitações da capacidade produtiva e do mercado.

Relativamente ao Departamento de Estampagem Linguagem corrente Linguagem Matemática Cada secretária necessita de 2 horas-máquina 2x Cada estante necessita de 4 horas-máquina 4y A disponibilidade mensal é de 720 horas-máquina 2x + 4y ≤ 720

Relativamente ao Departamento de Montagem e Acabamento Linguagem corrente Linguagem Matemática Cada secretária necessita de 4 horas-máquina 4x Cada estante necessita de 4 horas-máquina 4y A disponibilidade mensal é de 880 horas-máquina 4x + 4y ≤ 880

Linguagem corrente Linguagem Matemática A produção mensal de secretárias não pode ultrapassar as 160 unidades. x ≤ 160 O número de secretárias não pode ser negativo x ≥ 0 O número de estantes não pode ser negativo y ≥ 0

condições de não negatividade As , indicam-nos que os pares ordenados (x, y) se encontram no primeiro quadrante. condições de não negatividade As variáveis que entram na formulação do problema não podem assumir valores negativos. Por isso, em geral, a não negatividade das variáveis é considerada uma restrição natural, que acontece pelo facto de muitas das actividades só poderem ser executadas a níveis não negativos.

Em síntese O problema consiste em escolher x e y por forma a maximizar z = 6x + 3y sujeito a 2x + 4y ≤ 720 4x + 4y ≤ 880 x ≤ 160 x, y ≥ 0.

Conjunto das soluções admissíveis ou região de validez É toda a solução que satisfaz as restrições do problema e as restrições da não negatividade. Note-se que uma solução possível não precisa optimizar a função objectivo, e frequentemente há infinitas soluções possíveis.

Conclusão De acordo com esta regra, a solução é x* = 160 e y* = 60, valores que dão, respetivamente, o número de secretárias e estantes a produzir por mês pelo IKEA. Deste programa de produção resulta para a empresa uma margem bruta mensal de 11400 euros.

Exemplo 2

Uma das tarefas propostas para a “Quinta das Celebridades” consiste em determinar as quantidades de cada tipo de ração que devem ser dadas diariamente a cada animal de forma a conseguir uma certa qualidade nutritiva a um custo mínimo.

Quantidade mínima requerida Os dados relativos ao custo de cada tipo de ração, às quantidades mínimas diárias de ingredientes nutritivos básicos a fornecer a cada animal, bem como às quantidades destes existentes em cada tipo de ração (g/kg) constam no quadro seguinte: Ração Ing. Nutritivos Granulado Farinha Quantidade mínima requerida Hidratos de carbono 20 50 200 Vitaminas 10 150 Proteínas 30 210 Custo (cênts/kg) 5

Objectivo dos concorrentes: minimizar o custo total. x , a quantidade em quilogramas de granulado a fornecer diariamente a cada animal; y, a quantidade em quilogramas de farinha a fornecer diariamente a cada animal; O custo total (em cêntimos) a suportar diariamente com a alimentação de cada animal é z = 10x+5y Objectivo dos concorrentes: minimizar o custo total.

As possibilidades de escolha estão limitadas pelas seguintes restrições relativas ao regime alimentar de cada animal: 20x + 50y ≥ 200 O primeiro membro desta desigualdade exprime a quantidade (g) de hidratos de carbono a fornecer diariamente. O segundo membro exprime, por sua vez, a quantidade quotidiana mínima necessária destes nutrientes. Analogamente para as vitaminas: 50x + 10y ≥ 150 E para as proteínas: 30x + 30y ≥ 210

Sabendo que a quantidade de cada ração a fornecer diariamente é não negativa, isto é, x ≥ 0 e y ≥ 0, tem-se, finalmente, o modelo de programação linear que permite estabelecer a “dieta” dos animais: Minimizar z = 10x + 5y Sujeito a 20x + 50y ≥ 200 50x + 10y ≥ 150 30x + 30y ≥ 210 x ≥ 0, y ≥ 0

É fácil concluir que a solução pretendida é x. = 2 e y É fácil concluir que a solução pretendida é x* = 2 e y*= 5, valores que dão, respectivamente, as quantidades (em quilogramas) de granulado e farinha a fornecer diariamente a cada animal. Desta “dieta” resulta para a quinta um custo de alimentação diário com cada animal de 45 cêntimos.

O nosso exemplo

Para angariarem fundos para o Carro da “Queima das Fitas”, os alunos do 12ºano de Matemática optaram por vender 300 t-shirts e 600 esferográficas. Para tal, decidiram fazer dois tipos de lotes: tipo A: uma t-shirt e uma esferográfica; tipo B: duas t-shirts e cinco esferográficas. Os lotes do tipo A foram vendidos a 8€ e os do tipo B a 18€.

Quantos lotes de cada tipo convém formar para obter o lucro máximo com a sua venda? Há 300 t-shirts e 600 esferográficas. Comecemos por identificar as incógnitas do problema que são: x, número de lotes de tipo A y, número de lotes de tipo B Graficamente, x e y podem ser tomados, respectivamente, como coordenadas de um ponto.

Qual a função objetivo? O lucro. Como cada lote do tipo A custa 8€ e do tipo B custa 18€, a função linear (L) expressa-se por L = 8x + 18y (1) Pretende-se maximizar esta expressão. A igualdade (1) pode ainda ser expressa por: y = - 8/ 18x + L/18. Tracemos uma recta dessa família, por exemplo, fazendo L = 680 obtém-se então a recta de equação y = - 8/18x + 40.

Número de esferográficas Número de lotes Número de t-shirts Número de esferográficas Lucro Tipo A x 8x Tipo B y 2y 5y 18y Total x + y x + 2y x + 5y 8x + 18y

Restrições: O número de lotes de cada tipo é não negativo, ou seja, x ≥ 0 e y ≥ 0, com x e y inteiros. O número de t-shirts não pode ser superior a 300, isto é, x + 2y ≤ 300 y ≤ 150 – 1/2x. O número de esferográficas não pode ser superior a 600, isto é, x + 5y ≤ 600 y ≤ 120 – 1/5x.

Desta região de validez fazem parte os vértices do polígono que a limita. Esses vértices vão ser determinados algebricamente: x + 2y = 300 x = -2y + 300 x = -2y + 300 x + 5y = 600 x + 5y = 600 -2y + 300 + 5y = 600 x = -2y + 300 x = 100 3y = 300 y = 100 Os vértices do polígono são então os pontos de coordenadas: (0, 120), (100, 100), (300, 0) e (0, 0).

Como a solução (0, 0) é eliminada desde o início, decide-se analiticamente qual dos outros é a solução procurada: 8 x 0 + 18 x 120 = 2160 8 x 100 + 18 x 100 = 2600 8 x 300 + 18 x 0 = 2400 Verificamos então que (100, 100) é a solução óptima.

Os elementos do Carro concluíram, que devem ser feitos 100 lotes do tipo A e 100 lotes do tipo B, obtendo-se, assim, um lucro de 2600 euros. Está encontrada a solução do problema.

Trabalho realizado por: Flávio Rocha Tiago Moreira 12ºF Disciplina: Matemática Ano letivo: 2012/2013