VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
Oportunidades e Desafios de MS
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Uma Base Económica para o Desenvolvimento Raízes no Passado, Olhos no Futuro Câmara Municipal de Mértola Jorge Pulido Valente.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
SNV Moçambique.
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
CONSULTORIA EMPRESARIAL

Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
INOVAGRO PROJECT ( ).
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Outubro de 2009 A Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste: Oportunidades e Desafios.
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Que Prioridades para Portugal?
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
África um continente explorado.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
MÉXICO.
GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA GRANDE VANCOUVER GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA GRANDE VANCOUVER Projeto Novos Consórcios Públicos Abril 23-26, 2007 Hugh.
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Abel Mateus, Diretor por Portugal/Grécia no BERD Lisboa | 23 de março de 2012 O financiamento de projetos no sector da água nos países de operação do BERD.
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Seminário: Financiamento do Desenvolvimento
Índia. Continente asiático Cerca 4,5 milhões de km² 1,21 bilhão de habitantes 300 hab. /km² 991 hab./km².
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
Moçambique-Maláui 1. O Corredor de Nacala 2 Sistema Nacala 900 km no total 230 km novos 682 km reabilitados Porto de águas profundas Sistema Beira 600.
INVISTA NO CANADÁ.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
Projectos e Áreas de Acção/Actuação
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Banana – Oportunidade de investimento Análise da Cadeia de Valor Infraestrutura Produção Manuseamento pós - colheita Transporte e Marketing Cadeia de Valor.
Transcrição da apresentação:

VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de 2013

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO SOBRE O VALE DO ZAMBEZE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO BASEADO NAS PPP Cadeias de valor promissórias Eixos e Instrumentos de Intervenção Financiamento PAPEL DA AGÊNCIA DO ZAMBEZE

1. SOBRE O VALE DO ZAMBEZE 34 distritos, cobrindo as províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia. área de 225 000 Km2 (cerca de 27,7% da superfície do país). População de 4,9 milhões de habitantes (25% da população moçambicana, 56% da população das 4 Províncias do Centro).

… SUAS POTENCIALIDADES Alto potencial agrário, em termos de vastidão de terras e de qualidade; Na região concentram-se os recursos mais variados de solo, subsolo e energéticos; Ao nível da África Austral: Maior reserva de água do sub-continente; Maior reserva de energia renovável. Maior reserva de carvão de coque, de alta qualidade; e também de ferro?

… E PROJECTOS ÂNCORA Projectos agroindustriais de grande dimensão (florestais, açúcar, algodão, tabaco) Produção de energia eléctrica; Exploração dos recursos minerais No futuro breve: Novos sistemas de transporte: de energia, de produtos agrários e de minérios; Indústrias processadoras de energia e de recursos minerais.

Energia Eléctrica

Acesso ao mercado: linhas férreas projectadas

2. DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO BASEADO NAS PPPP Cadeias de Valor mais promissórias: E também Trigo Hortícolas Gado bovino e caprino Piscicultura Rice Banana Maize Soybeans

... Eixos estratégicos de intervenção Intervenção por POLOS no Vale do Zambeze. HUBs prioritários: Planalto de Angónia Mocuba Bárue Caia Através de Centros de Desenvolvimento de Negócios (one-stop shops locais)

Hubs no vale

... Instrumentos de Intervenção: Compacto de Projectos Prioritários (Públicos e PPP) Finalizando o Compacto 2013-2016 Instrumentos financeiros para projectos privados e PPPs: Fundos Catalíticos Fundos de Garantia Linhas de Crédito Especiais Facilidades para Desenvolvimento de Competências

FONTE DE FINANCIAMENTO FINALIDADE TOTAL (MIL USD)  FIN. INTERNO (OE) Infraestruturas e PPP 15,0  FIN.TO EXTERNO   BM - Polos de Crescimento Integrado Infraestruturas e Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração 40,0 BM – DPO Agricultura 150,0 HOLANDA Planeamento estratégico, facilitação de investimento, desenvolvimento de capacidades e acesso a finanças 20,0 GdM/USAID Fundo de Agronegócios Investimentos até USD 100,0 mil 3,0

3. Papel da Agência do Zambeze Instrumento do Governo (Central e Local) no Vale do Zambeze que apoia, incentiva e estimula o desenvolvimento integrado da região; Parceiro do sector privado, das Comunidades e outros intervenientes do desenvolvimento do Vale do Zambeze; Centro de informação e conhecimento de excelência; Mobilizador de recursos (financeiros, humanos e materiais) para o desenvolvimento do Vale do Zambeze; Promotora de ligações e intercambios empresariais nacionais e internacionais; Não é mais um stop-shop para o investidor

FORJANDO PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ACELERADO, INTEGRADO E INCLUSIVO DO VALE DO ZAMBEZE