Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de 2014 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Socrates Grundtvig 2 Learning Partnership
Advertisements

Por uma Europa Justa, Unida e Feliz
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
2004/05 Os Símbolos Nacionais.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.
Educação e Rendimentos Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR, IZA and CEEAPla.
Seminário Brasil sem Miséria UNICAMP
DESPESA PÚBLICA ANUAL POR ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR Departamento do Ensino Superior e Investigação FENPROF (Novembro 2013)
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
Much more than a game It´s a visual thing: audio-visual techology in education.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Unidade Crise econômica provoca revoluções políticas e diplomáticas.
Acesso livre: Que? Por quê? Como? Onde? Quando? Métricas e mandatos Stevan Harnad (Université du Québec à Montréal & University of Southampton)
WORLD RANKING OF LIFE-FRIENDLY COUNTRIES (estudo preliminar) L.BotelhoRibeiro - Universidade do Minho, Portugal Palácio da Independência, LISBOA - 23.
Futuro do ensino superior em Portugal
CARTEIRAS DIGITAIS DIGITAL DESKS O objetivo é levar tecnologia para dentro da sala de aula. A conectividade digital é um fenômeno irreversível e não se.
V IDA F ELIZ Happy Life Joanna de Ângelis. Se a tua palavra não tiver o objetivo de auxiliar, não a apresentes para criticar. If your word does not have.
O papel das Marcas na Economia AIP, Lisboa 30 de Novembro de 2005.
AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR COMPARANDO OS QUADROS LEGAIS EUROPEUS CNE Alberto Amaral
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Wage Inequality and Technology: An exploration using the Theil index and industry estimations of technology intensity Pedro Ferreira Mestrado em Engenharia.
Rio Como Vamos MAY Communication Information Civic Culture Monitoring of Public Policies Rio Como Vamos.
Energy Management and Policy 27/09/2003The Energy System – Current Situation and Market Trends M.Sc. in Engineering Policy and Management of Technology.
Meio Ambiente Emissões Reciclagem. Interação Greenhouse gases and criteria air pollutants. The majority of the CO2 in the U.S. is emitted by transportation.
Indução do trabalho de parto e cesariana por idade gestacional Internato 2010 – ESCS Alto Risco - HRAS Apresentação: Tereza I B Dias Willian Pires Oliveira.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 13 e 15/5/2003.
Orçamento de Estado 2008 Pedro Telhado Pereira Setembro 2007.
Rendibilidade da Educação
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
Promover o Desenvolvimento e o Emprego de Qualidade Pedro Telhado Pereira Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico Universidade da Madeira Economia.
Regional Systems for Innovation and Entrepneurship: Challenges and Future Roads Emídio Ferreira Gomes Porto University.
Educação e Desenvolvimento Económico Pedro Telhado Pereira.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Economia do Trabalho.
Energias renováveis Renewable energy. Americans using most renewable energy since 1930s Connie J. Spinardi | Getty Images Solar farm and wind turbines.
Energia Eólica Wind Energy Maio / May, 2015.
Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.
Orçamento da UE e as Perspectivas Financeiras
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Communicate - Trade - Culture William Barron Mobile/Cell –
A nossa região… ALGARVE Our region… ALGARVE A nossa cidade… OLHÃO Our city… OLHÃO.
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

Introductions, Sustaining a Basic Conversation, and learning about family.
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
REDES DE ENSINO SUPERIOR: CONCENTRAÇÃO OU DIVERSIFICAÇÃO Conceição Rego (CEFAGE-U.E & Dep. Economia, Univ. Évora) Forges, Apoio: FCT através do.
By Búzios Slides Sincronizado com a Música All For Love Bryan Adams & Rod Stewart.
Strategic dimensions of brazilian development Seminário internacional: Papel do Estado no Século XXI ENAP - Brasília, 3 de setembro de 2015 Mariano Francisco.
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
LA ÇARANDILHERA From Miranda do Douro (a village in the region of Tras-os-Montes, northern Portugal in the frontier with Spain, get its name from the.
They try to tell us we´re too young Tentam nos dizer que somos muito jovens Too young to really be in love Jovens demais pra amar They say that love´s.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROJETO MAIS MÉDICOS Renato Tasca, OPAS/OMS Brasil.
Soluções Completas com TICs para um Brasil Digital Inovador e Competitivo Meta Brasil no Top 20 até 2022 Análise e Reflexões sobre o Desempenho do Brasil.
© 2011 Towers Watson. All rights reserved. Desafios Jurídicos Contemporâneos As ênfases na gestão das EFPC e dos planos de previdência complementar Felinto.
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
INTRODUÇÃO O ambiente laboral segue o ritmo destas mudanças e exige adaptação do trabalhador. E este processo de mudanças e adaptações pode tornar-se gerador.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Presenter Name Date Presentation Title. HEADER Bullet Point.
GISELA JOÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO FUNDÃO Rita Almeida nº20 Sara Salvado nº21 9ºB.
Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida - Portugal Portugal Henrique Barros HIV AIDS.
Políticas de Saúde e Integração de Cuidados
Organização: projeto Segurança Digital
Transcrição da apresentação:

Mudar o Fado Pedro Telhado Pereira Dia da Universidade 6 de Maio de

Ranking das Universidades 2 Ranking of Universities (According to All Publications by Authors in the Institution) (According to Rebides of 2009) ISI Web of Knowledge Citations (March 2013) Publications between 1970 and 2011 Rank by JEL code: J-Labor and Demographic Economics PositionPointsPoints per Author 1U Madeira U Nova U Açores5427 4U Coimbra U Porto U Minho UTL UCP U Beira Interior ISCTE U Évora81.6

3 PositionPointsPoints per Author 1U Madeira U Nova U Porto UCP U Évora3015 6UTL U Minho Inst Sup Maia11 9U Beira Interior88 10U Açores105 11U Coimbra123 Publications between 1970 and 2011 Rank by JEL code: I-Health, Education, and Welfare

A educação dos Portugueses 4

No final do século passado os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução 5

Nos dados de 1999 as populações mais jovens não estavam a recuperar a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País Espanh a Grécia Irlanda Itália Portuga l

Em 2011 a situação é muito melhor Age group (1)(3)(2)(4)(5)(6) OECD Greece Ireland Italy Portugal Spain OECD average EU21 average

% da população com Ensino Superior (2011) Notes Total tertiary in thousands (13)(15)(14)(16)(17)(18)(19) OECD Greece Ireland Italy Portugal Spain OECD average OECD total (in thousands) EU21 average

Abandono Escolar Total MascFem EU < 10.0 Ireland Greece Spain Italy Portugal

Rendibilidade da Educação

Rendibilidade do Ensino Superior

Ainda em 2000 mas usando outras bases de dados Ensino SecundárioEnsino Superior Alemanha Reino Unido Grécia França Finlândia Portugal Noruega Itália Suécia

Ensino Secundário Man - SecondaryWoman - Secondary Year Net present value Internal rate of return Net present value Internal rate of return Finland ,8% ,5% France ,9% ,8% Germany ,2% ,9% Greece ,1% ,8% Ireland ,4% ,3% Italy ,1% ,4% Portugal ,2% ,1% Spain ,2% ,9% Sweden ,3% ,0% United Kingdom ,9% ,3% OECD average ,5% ,7% EU21 average ,9% ,1% 13

2009 – Ensino Superior Man - TertiaryWoman - Tertiary Year Net present value Internal rate of return Net present value Internal rate of return Finland ,9% ,8% France ,1% ,9% Germany ,2% ,8% Greece ,5% ,6% Ireland ,8% ,2% Italy ,1% ,9% Portugal ,9% ,2% Spain ,2% ,1% Sweden ,6% ,5% United Kingdom ,2% ,5% OECD average ,0% ,5% EU21 average ,8% ,1% 14

A estabilidade no Emprego

Possíveis explicações para a baixa educação 16

Alto risco do investimento em educação em Portugal 17

Razões financeiras ou familiares Table VII – Total effects on higher education completion - 25 aos 64 anos fbasfsecfsup FemaleMaleDifferenceFemaleMaleDifferenceFemaleMale Differen ce mbas 9,15%6,10%3,04%45,59% 34,83 %10,76% 51,94 %46,73%5,21% msec 35,37%45,31%-9,95%56,07% 45,32 %10,76% 64,56 %53,78%10,78% msup 37,80%46,18%-8,37%68,44% 65,49 %2,94% 72,44 %61,34%11,10% 18

Total effects on higher education completion, age 25 to 34 fbasfsecfsup FemaleMale Differen ceFemaleMale Differen ceFemaleMale Differen ce mbas 24,68%12,51%12,18%75,18%34,74%40,44%78,30%41,80%36,49% msec 78,30%62,73%15,57%76,75%56,27%20,47%73,54%68,00%5,54% msup 59,93%63,46%-3,53%54,94%71,70% - 16,76% 97,68%75,86%21,82% 19

Mudar o Fado “The early years in the lives of children are important in creating inequality and in producing skills for the workforce. Capitalizing on this knowledge requires a major refocus of public policy. Interventions that supplement the early lives of children from disadvantaged families can improve their cognitive and socioemotional skills, reduce inequality and raise productivity. Their returns are much higher returns than those of later remedial interventions applied to the same children. “ - James J. Heckman, (2012), “The Case for Investing in Disadvantaged Young Children”, EENEE POLICY BRIEF, 1/

“If society intervenes early enough in the lives of children, it can improve cognitive and socio-emotional abilities and the health of disadvantaged children. Such early interventions promote schooling, reduce crime, foster workforce productivity and reduce teenage pregnancy. They have high benefit-cost ratios and rates of return” 21

“ATTACK INEQUALITY BY SUPPLEMENTING DISADVANTAGED FAMILY ENVIRONMENTS “ “Recent research establishes the power of socioemotional abilities and an important role for environment and intervention in creating abilities. High quality early childhood interventions foster abilities. Inequality can be attacked at its source. Early interventions also boost the productivity of the economy.” 22

A experiência do EPIS – Associação dos Empresários para a Inclusão Social 23

Resumo dos Programas de Mediação A EPIS desenvolveu, desde 2007, um modelo de capacitação para o sucesso escolar baseado num conjunto claro de princípios : 24

A metodologia EPIS de capacitação para o sucesso escolar assenta em três partes fundamentais : 25

Notas Finais 26

27 Investimento em educação Deve ter como fim alargar as potencialidades Não deve ter como fim reduzir a pobreza A Educação é constitutiva do desenvolvimento “ "Vivemos um mundo de opulência sem precedentes, mas também de privação e opressão extraordinárias. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente a sua condição de cidadão" ” – Amartya Sen

A nossa Universidade tem que ter um papel fundamental na redução do abandono escolar de 29% em 2012 para 10% em 2020 na RAM, pois este objetivo muito ambicioso só será conseguido com a participação de todos os parceiros – Governo Regional, Autarquias, Investigadores, Professores e, acima de tudo, dos Alunos e das Famílias. 28

Do Fado ao “Desfado”. “ Quer o destino que eu não creia no destino. E o meu fado é nem ter fado nenhum.” – Pedro da Silva Martins (cantado por Ana Moura) 29