USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009

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Transcrição da apresentação:

USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009 Alunos: Andrea, Fábio, Fernanda e Talita

Localização A USF Jardim Peabiru localiza-se na Rua Afonso Fernandes Martins, s/n (próximo ao Educandário Joana DÁngelis) e é responsável por uma área de 10.266 habitantes (2000).

Características geográficas Presença de habitações simples, em sua maioria de alvenaria Ruas asfaltadas Presença de saneamento básico Presença de transporte público (linhas de ônibus) Alguns terrenos baldios abandonados

Fotos do bairro

Características demográficas

História Ano de criação da UBS: Mudança de sede: Maio/06: transição UBS-USF

Equipe Jardim Peabiru

Quadro de funcionários A USF Jd. Peabiru conta com 2 equipes, tendo cada uma delas: 1 médico (a); 1 enfermeira; 3 auxiliares de enfermagem; 1 dentista; 1 auxiliar odontológico; 1 auxiliar administrativo; 1 auxiliar de serviços gerais; 7 agentes comunitárias;

Detalhando as funções Médicos (formação) Dra. Romana = formada na UFRJ, especialização em pediatra; Dr. Paulo = formado pela FMB, clínico geral pela UFPR e infectologista pela FMB. Trabalham no atendimento de consultas de rotina, domiciliares, extras, assessorando o trabalho de pré-natal feito pelas enfermeiras

Funções Agentes comunitárias Todas mulheres Cada agente é responsável por cerca de 150 famílias e 650 pessoas. Realizam visitas para observação de adesão ao tratamento proposto; entrega de pedidos de exames, exames, mudança de datas de consultas, medicamentos, dentro outros.

Funções Dentistas Realizam consultas odontológicas de rotina, urgências, emergências; desenvolvem trabalhos de prevenção junto a crianças e adultos.

Funções Enfermeiras Realizam consultas de enfermagem, prevenção do câncer ginecológico, organizam o atendimento e supervisionam o trabalho das auxiliares de enfermagem.

Funções Auxiliares de enfermagem Rodiziam-se entre a farmácia, sala de vacinas, aferição de P.A. e HGT, administração de medicamentos, coleta de exames. Durante o nosso estágio houve defasagem no quadro (licença maternidade, afastamento por motivos de saúde) – sobrecarga de trabalho

Aspectos do trabalho em equipe Vivência da dificuldade do trabalho em equipe Boa relação interpessoal da equipe Funções bem divididas

Atendimento

Entrada na USF CONSULTAS EXTRAS CONSULTAS AGENDADAS

O caminho do paciente na USF Consultas Extras

Entrada da USF

Recepção e Arquivo Anotação dos procedimentos e consultas realizadas Colocação de numeração nos prontuários Anotação dos procedimentos e consultas realizadas Posso pegar um extra?

Acolhimento

Acolhimento Realizado por auxiliares de enfermagem Horário: 7:30h-8:30h, mas há flexibilidade Geralmente é em ordem de chegada Por dia: 15-35 extras/dia

Acolhimento Pontos positivos Aferição de PA e peso; “História inicial” do paciente; Vínculo com os pacientes Encaminhamento a consultas de rotina s/n

Acolhimento Pontos negativos Falta de autonomia das profissionais A grande maioria dos casos são encaminhados à consulta médica – sobrecarga Algumas vezes a “história inicial” é equivocada

Sala de Espera Confortável Possui bebedouro 2 banheiros (1 masculino e 1 feminino) Local de informação em saúde (cartazes, murais, etc)

Consultórios Possuem mesa e cadeira para médico 2 cadeiras para paciente e acompanhante Maca Armário

Principais queixas Dor, queixas respiratórias em crianças e adultos, doenças relacionadas ao trabalho; “Atestadite”.

Extras - principais problemas Sobrecarga da equipe médica Não educação da população para a prevenção “Burlar” a fila de consultas Prejuízo para com a qualidade de consultas agendadas

Farmácia

Farmácia Horário de atendimento: 9-11h e 14-16h Responsável pela pós-consulta Atendimento por auxiliar de enfermagem Recebimento de medicações e orientações sobre o tratamento Marcação de consultas de rotina, PCG, puericultura

Farmácia Aspectos negativos Não há privacidade na pós-consulta Espaço físico limitado Sistema de informática lento e de difícil manejo Falta de medicação (Ex: Cinarizina)

Sala de Inalação

Sala de curativos

Caminho do paciente na USF Consultas agendadas

Caminho do paciente agendado Recepção e arquivo; Sala de Espera; Consultório; Farmácia; Sala de inalação, de medicação (s/n).

Detalhamento do atendimento Cada médico: 14 consultas agendadas por dia, de 30 em 30 minutos Cada enfermeira: 10 consultas agendadas por dia Geralmente os retornos são intercalados médicos/enfermeiras Atendimentos programados: pré-natal, puericultura

Diagnósticos principais HAS DM DLP Lombalgia Anemia

Referência Alta resolutividade (?) , sendo necessários poucos encaminhamentos Especialidades de principal encaminhamento: Ortopedia, Dermatologia, Oftalmologia Serviços de Saúde: Unesp, Sorocabano e ARE.

Contra-Referência Muito pouca efetividade Especialidades que mais respeitam (segundo depoimento dos médicos): Endocrinologia, Reumatologia, Infectologia

Outras dependências

Consultório odontológico

Sala de medida de PA, HGT e administração de medicamentos

Sala de Vacinação As vacinas são ministradas diariamente Há doses previamente agendadas É realizada a busca ativa para pacientes faltosos

Sala de esterilização de materiais

Cozinha

Visitas domiciliares

Sala das Agentes Comunitárias

Visualização de uma nova realidade

Já estou indo realizar o exame físico!!!

Visitas domiciliares Realizadas por agentes comunitárias de saúde, com ou sem acompanhamento de enfermeira ou médico Bom vínculo das ACS com a população Aspectos negativos: Baixa resolubilidade de algumas visitas Mau preparo das profissionais Espaço físico inadequado em algumas vezes

Característica das famílias

Diabetes Mellitus 252 pessoas: 2 crianças 116 adultos 132 idosos (> 60 anos)

Hipertensão arterial 728 pessoas: 0,2% crianças, 56,5% adultos e 43% idosos)

Crianças 221 crianças

Projetos Sociais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social Terças de manhã: exercícios físicos orientados pela fisioterapeuta da USF Quintas de manhã: terapia de grupo Público-alvo: todas as pessoas da comunidade Atualmente: quase sempre apenas mulheres

CRAS

Horta Comunitária

Campanhas e atividades Hiperdia; Prevenção do Câncer de Próstata; Prevenção do Câncer de Cólo de Útero; Detecção e prevenção do DM e HAS; Câncer de boca; Grupo de bebês.

Vigilância Epidemiológica

Vigilância Diária – auxiliares de enfermagem Semanal – através de relatórios realizados pela auxiliar de enfermagem

Muito obrigado!