PROJETO CERRADO GEOART

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA SÉRIE- 2ª ou 2º ano.
Advertisements

Biomas brasileiros.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
A faura e a floura do pantanal
Vegetação Nativa A Região Centro-Sul possui vários ecossistemas diferentes. Se destacam a Floresta Atlântica , onde possui alguns pequenos trechos preservados.
BIOMAS.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
Recuperação Trimestral de Geografia
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
Gestão Ambiental Aplicada
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
O mundo em nossas mãos 6ºA.
As Plantas.
A importância da Biodiversidade
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS...
Biografias virtuais Robson de Assis
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
O PANTANAL É um ecossistema único no mundo que cobre uma grande área como que metade da França. A palavra Pantanal pode se traduzir como Pântano, em.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
4º Ano Professora Alessandra Stock
Processo de formação da Terra
WebQuest Mensagem ambiental no Paint
N A T U R E Z A M Ã E.
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Flora.
MATA ATLÂNTICA JULIA PURCINO SIMÕES - 14MA3.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Le Grand Canyon Avanço manual.
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Projeto de Física Grupo:Iuna,Larissa,Ana,Mariana e Beatriz.
Rodrigo Vanderlan do Nascimento
Sugestão de Atividade:
Biomas brasileiros 4º ano
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
CEARÁ VEGETAÇÃO.
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Ciências Biológicas.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Conservação e Preservação
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
A Fauna da Mata Atlântica
Brincadeiras Indígenas
Floresta Tropical.
Composição e interação entre os elementos da paisagem
Professor: Warley Ferreira
Maria Eduarda Stefani Araújo
Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
BIOMAS DO BRASIL.
Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até.
É O HABITAT DE VÁRIOS SERES VIVOS
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Transcrição da apresentação:

PROJETO CERRADO GEOART

INDICE Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos

INTRODUÇÂO O cerrado é o segundo maior ecossistema brasileiro e está em risco de extinção;cobria cerca de 2 milhões de km quadrados,hoje 40% está destruído. Conhece-lo é deparar ,com grandes riquezas naturais, que valem a pena valorizar e preservar. Este projeto é um desafio para os alunos do 3º Ano do ensino Médio do Colégio Polivalente “Dr. Tharsis Campos” além de conhecer,preservar e valorizar o Cerrado brasileiro e suas riquezas , vão transforma-lo em arte,poesia, teatro, música e paródias.

TAREFA O projeto inicia com pesquisas em livros e site específico sobre os assunto. Cada grupo irá escolher uma espécie da fauna e da flora para ampliar as pesquisas. Trabalho de campo em uma fazenda do município com coleta de recursos naturais Registro através de fotos e filmagens. Trabalho escrito e apresentação por grupos Trabalhos manuais de artesanato com frutos e sementes do cerrado na oficina de artes. Apresentação do trabalho com painéis, fotos, trabalhos escritos e os objetos de arte serão expostos na semana cultural. No Geofest e Biofest os grupos serão responsáveis pela produção de músicas, poemas,paródias e teatros sobre o cerrado. Este projeto será interdisciplinar com a biologia,arte e português. Montagem de um mostruário com diferentes tipos de folhas do cerrado para o laboratório de biologia.

PROCESSO 1º-Pesquisa sobre cerrado em livros, revistas e na Web. 2º-Formar grupos de 5 alunos ,que vão pesquisar sobre as características da fauna, flora, solo e o ecossistema do cerrado.Após cada grupo vai escolher 5 espécies de animais e vegetação para aprofundar seus conhecimentos. 3º-Trabalho de campo em uma fazenda da região para reconhecimento, das característica físicas do cerrado e para adquirir amostras( Semente, flores, frutos e outros) de recursos naturais do ecossistema goiano, sem nenhum prejuízo ambiental.Após haverá uma confraternização. 4º-Utilizando a oficina de arte, irão montar artesanatos e pintura em tela com as amostras do cerrado. 5º-Exposição durante a semana cultural do Projeto Cerrado e exposição das obras de arte. 6º-Durante o Geofest e o Biofest as turmas de 3º Ano apresentaram músicas ,teatros, paródias e poesias sobre o Cerrado. 7º-Montagem de uma carboteca

RECURSOS As pesquisas serão realizadas em livros revistas e no seguintes sites: http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm http://www.arvores.brasil.com eco.ib.usp.br/cerrado http://www.mre.gov.br/cabrasil/itamaraty/web/port/meioamb/ecossist/cerrado/apresent.htm

AVALIAÇÃO O MB B R F MF AVALIAÇÂO Trabalho em equipe Apresentação no Geofest e Biofest Trabalhos artesanais Trabalho de campo e pesquisa Auto-avaliação mostruário Semana cultural

CONCLUÇÃO Novas descobertas sobre o cerrado foram feitas por vocês, descobrimos a adaptação dessa vegetação ao nosso clima e solo.Sabemos que é o principal local de nascente de água do país, conhecemos seus diferente tipos de formações ,Observamos que é uma paisagem que a primeira vista, não revela essa grande riqueza,por isso é tão pouco defendido.Não possui a beleza e o deslumbramento das florestas tropicais, mas é um dos mais ricos ecossistemas do planeta.Possui cerca de 2500 espécies de plantas, 250 espécies de orquídeas,várias espécies de animais,nele nascem rios que equilibram outros ecossistemas, possui frutas como : a mangaba, o murici,o caju ,o araticum e madeiras como o jatobá, angico, sucupira, a aroeira( ameaçada de extinção),o ipê e outros.Tem uma grande quantidade de plantas medicinais.Passe a frente seus conhecimentos e ajude a defender o nosso Cerrado antes que ocorra a sua extinção. E não pare por aqui suas pesquisas,amplie cada vez mais seus conhecimentos sobre este e outros assuntos.A busca pelo conhecimento é sempre uma viagem é nunca uma chegada.

CRÉDITOS COLÉGIO POLIVALENTE “DR. THARSIS CAMPOS.” PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Geografia:Kélida Mara Artes:Meire Mercês Biologia professores do laboratório: Vânia Avelar e Klayton Marcelino. Pesquisa realizada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, do período Matutino, Turma de 2006.