Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro - 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática na Educação
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
MISSÃO: formar professores de educação física
Reorientação curricular
Contexto de Educação a Distância
Ministério da Educação
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
CURRICULO +.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informática no Ensino de Matemática
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Política Educacional Brasileira
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Sistema Nacional de Formação
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro

Principais projetos sobre informática no Brasil Tema

EDUCOM Criado em 1983 Seu principal objetivo foi implantar centros-pilotos em universidades públicas,voltados à pesquisa no uso de informática educacional à capacitação de recursos humanos e `a capacitação de recursos humanos e à criação de subsídios para elaboração de políticas no setor.

O MEC, UFRJ,UNICAMP E UFRGS foram as instituições que participaram desde o início. A partir do Projeto EDUCOM, criou-se e desenvolveu-se uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para a realidade das escolas públicas. EDUCOM

FORMAR Implementado em 1987 u Seu principal objetivo foi de formar profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação.

FORMAR O comitê de informática e educação do Ministério da educação ( CAIE/MEC) e UNICAMP foram as instituições que participaram

FORMAR O projeto FORMAR, possibilitou a cada participante escolher, dentre as diferentes abordagens apresentadas aquela a qual teve mais afinidade intelectual, Ampliou-se a visão no que se refere aos aspectos da informática educativa,

FORMAR O material produzido no curso, as experiências realizadas e o currículo, passaram a ser usados como referência para desenvolver-se outros cursos de formação no país, Após o projeto FORMAR 17 ACIED foram implantados em cada estado ou jurisdição.

PRONINFE Foi implantado em outubro de 1989 Seus principais objetivos foram: apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1º,2º e 3º graus e educação especial estimulando a criação de vários centros pelo país,com criação de pesquisas e capacitação contínua de professores e recursos humanos.

PRONINFE Continuação Produzir, adquirir, adaptar e avaliar softwares educativos.

PRONINFE O MEC e o PLANIN (Plano de informática e automação do Ministério de Ciência e Tecnologia) foram as instituições que participaram do projeto.

PRONINFE Os resultados apresentados foram: 44 centros de informática na educação implantados,a maioria via internet, 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos municipais, 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas,

PRONINFE Mais de profissionais para trabalhar em informática no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de doutorado Resultados: Continuação

PROINFO Lançado quase 10 anos depois do PRONINFE em Seus principais objetivos foram melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento tecnológico.

O PROINFO é praticamente uma extensão do PRONINFE e foi o projeto com maior incentivo financeiro até hoje. PROINFO O PROINFO pretende alcançar os seguintes resultados: Financiar a introdução da tecnologia de informática e telecomunicações da rede pública de ensino fundamental e médio e proporcionar educação voltada para a tecnologia.

Referência Bibliográfica OLIVEIRA,Gilka dos Santos Vilarinho. Web Quest.Disponível em acesso em 03/10/2005.

“A vocação do homem é a de ser sujeito e não objeto.” Paulo Freire