Empresas Multinacionais

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Transcrição da apresentação:

Empresas Multinacionais ADM 1520 Comércio Exterior UCG Empresas Multinacionais Profª. Selma Maria da Silva

Introdução As empresas multinacionais ganharam maior importância no comércio internacional após a Segunda Guerra (1939) Inicialmente elas eram grandes exportadoras. As nações que importavam seus produtos tiveram necessidade de restringir as importações por dificuldades cambiais ou para proteger a indústria nacional Para não perder os mercados conquistados, elas instalaram fábricas nesses países

Surgimento das multinacionais A instalação de fábricas de um país para outro é que deu origem às multinacionais Multinacionais: empresa constituída no país de origem (empresa-mãe) com subsidiária em país estrangeiro Subsidiárias: unidade da empresa-mãe no país estrangeiro

Fases das multinacionais Era da economia internacional: depois da Primeira Guerra Mundial. As empresas dos países industrializados (exportadoras) procuravam encontrar matérias-primas a baixo custo Era das multinacionais: por volta de 1960. Elas procuravam driblar o protecionismo, realizando investimento nos países compradores Era da economia global: a partir de 1990. O objetivo das multinacionais passa a ser maior produtividade, “mundializando” a produção

Vantagens das multinacionais As multinacionais produzem mercadorias de alta tecnologia Geram empregos e reduzem preços Criam novos hábitos em grande parte do mundo Fácil acesso ao crédito bancário, tanto no país como no exterior Adquirir mercadorias mais barata nos mercados interno e externo Expor seus produtos com mais facilidade Ratear de forma menos onerosa os gastos com pesquisas Reduzir os custos fixos

Destino das multinacionais As multinacionais investem mais nos países do Primeiro Mundo. Os EUA tem sido destino de grandes investimentos de multinacionais de outras nações Os investimentos das multinacionais em países emergentes tem crescido nos últimos anos Os investimentos das multinacionais na China ultrapassaram os realizados nos principais países do Primeiro Mundo

Multinacional X Terceiro Mundo Quando uma multinacional se instala num país de Terceiro Mundo: Leva Know-how: veículo de difusão de tecnologia Contribui com impostos: grande arrecadação de impostos no país onde ela se instala Obriga a indústria nacional a progredir: através da concorrência Cria empregos: aumenta o emprego e qualifica a mão-de-obra Aumenta a exportação: através do escoamento dos produtos

Multinacional X País e Povo O relacionamento dos países e dos povos com as multinacionais tem sido, algumas vezes, marcado por conflitos A razão alegada pelas correntes nacionalistas tem sido o repatriamento dos lucros Alguns governos nacionalistas confiscam os bens de empresas multinacionais fixadas em seus países e as nacionalizam

O Brasil e as multinacionais A partir da década de 90 a situação do Brasil favoreceu a implantação de multinacionais no país. Os fatos que contribuíram foram: Solução do problema da dívida externa Implantação do Real Redução da inflação Discriminação constitucional ao capital estrangeiro abolida da Constituição Lei de patentes sancionada Redução da taxa de juros

Poder de mercado das multinacionais A elevada capacidade de produção, a rede mundial e a produção em escala permitiram as multinacionais adquirirem em 2000: Mais de 60% das exportações brasileiras Mais de 31% das exportações do México 48% das exportações chinesas

Manipulação de preços As multinacionais podem manipular a transferência do lucro através de uma política de preços. Ex: Se o lucro de um país A for mais tributado do que no país B, a afiliada A vende para o país B pelo preço de custo Dessa forma, não haverá imposto de renda no país A, porque todo o lucro será centralizado no país B, onde a tributação é mais conveniente

Manipulação de preços Para minimizar a manipulação de preço, vários países criaram, em sua legislação fiscal, o transfer pricing (preço de transferência), que corresponde aos preços praticados no mercado Quando uma multinacional importa ou exporta em desacordo com o transfer pricing, ela é penalizada pela diferença a título de remessa de lucro

Ranking das multinacionais Citigroup (EUA) General Eletric (EUA) AIG (EUA) Bank of América (EUA) HSBC (Reino Unido) ExxonMobil (EUA) Shel (Holanda/Reino Unido) British Petroleum (Reino Unido) ING Group (Holanda) Toyota (Japão) A revista Forbs em 2005 publicou o ranking das multinacionais (2000) As primeiras colocadas foram:

Ranking das multinacionais Multinacionais brasileiras na lista da Forbs Petrobras Bradesco Banco do Brasil Vale do Rio Doce Itaúsa Unibanco Eletrobrás CSN Usiminas Tele Norte Leste