FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE

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Transcrição da apresentação:

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE O PERFIL DOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NAS DÉCADAS DE 50 X 90 EQUIPE: Ihann Muniz José Lucas Meiriele Roberta Patrícia Gonçalves Rebeka Nunes Renata Ribeiro Viviane Gondim

O CONTEXTO HISTÓRICO – ECONÔMICO DA DÉCADA DE 50 A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro. Este desenvolvimento econômico do País foi fortemente influenciado pelo vigoroso investimento público por meio dos investimentos diretos do Estado ou de empresas estatais e, de maneira menos ostensiva, pelo capital internacional e privado nacional. País de industrialização retardatária, a partir dos anos de 1930 e, sobretudo, depois da Segunda Guerra Mundial, teve um fabuloso crescimento econômico, consolidando seu setor industrial como o eixo dinâmico da economia. Este vigor é geralmente explicado pela adoção de políticas ativas de substituição de importações, marca da política econômica brasileira depois de 1945 até, seguramente, o governo João Goulart.

A INSTRUÇÃO 113 DA SUMOC A Instrução 113 da SUMOC, que autorizava a CACEX a emitir licenças de importação de equipamentos sem cobertura cambial.   Ao permitir a importação sem cobertura cambial de equipamentos na forma de investimento direto estrangeiro, o governo tinha como objetivo aumentar a importação de bens de capital, e, assim, modernizar rapidamente a indústria nacional. Tal forma de atrair capital estrangeiro também facilitava o investimento no País, ao diminuir a burocracia para sua entrada e instituir uma remuneração atraente para o mesmo. Seguramente isto contribuiu, para a internacionalização da economia do País e para o aumento da participação do capital estrangeiro no processo de industrialização nacional.

OS INVESTIMENTOS DIRETOS ATRAVÉS DA INSTRUÇÃO 113 DA SUMOC Entre 1955 e 1963, o valor dos investimentos diretos estrangeiros totalizou US$ 497,7 milhões. A sua maior concentração ocorreu entre 1957 e 1960, com 73,0% do total do período (US$ 363,1 milhões), explicado essencialmente pelo investimento direto no setor automobilístico, no contexto da implantação desta indústria no Brasil, uma das metas do plano governamental. No início dos anos de 1960, ocorreu uma queda bastante acentuada dos investimentos, que passaram de US$ 107,2 milhões em 1960 para US$ 39,2 milhões em 1961, US$ 20,1 milhões em 1962 e US$ 4,5 milhões em 1963, o último representando menos de 1% do valor total investido no período.

DE ONDE VIERAM E ONDE FORAM APLICADOS ESTES INVESTIMENTOS A leitura dos boletins da SUMOC mostra que, apesar dessa constatação, o continente que mais investiu no Brasil através da Instrução 113, entre 1955 e 1963, foi a América do Norte, com 46,5% do total, seguido de perto pela Europa Ocidental, com um investimento de 43,51% do total. Juntos representaram 90,0% do investimento total, fato esperado, já que essas regiões representavam o coração pulsante do desenvolvimento capitalista mundial. A Ásia, América Central, América do Sul e África tiveram uma pequena participação nestes investimentos diretos, contribuindo com, respectivamente, 3,26%, 2,23%, 0,75% e 0,14% do total. Na realidade, estes investimentos são ficções, pois devem ser originados nas empresa norte-americanas e europeias e aparecem aqui apenas como paraísos fiscais.

DE ONDE VIERAM E ONDE FORAM APLICADOS ESTES INVESTIMENTOS É obvio que os Estados Unidos foram o país que mais investiu. Com um total de US$ 216,5 milhões, investiram um equivalente a 43,50% do montante desses anos. A Alemanha veio em seguida com US$ 93,0 milhões, 18,69% do total. Suíça, Inglaterra, Japão, França, Canadá, Itália e Suécia, com respectivos US$ 36,2 milhões (7,27%), US$ 24,0 milhões (4,81%), US$ 16,2 milhões (3,26%), US$ 15,4 milhões (3,10%), US$ 14,4 milhões (2,9%), US$ 11,2 milhões (2,25%) e US$ 9,9 milhões (1,99%), somados aos investimentos dos Estados Unidos e da Alemanha, totalizaram 90,0% do total no período.

DE ONDE VIERAM E ONDE FORAM APLICADOS ESTES INVESTIMENTOS

O PRIVILÉGIO DA INDUSTRIA DE VEÍCULOS O setor automobilístico foi um dos que mais recebeu apoio para desenvolver-se no governo de Juscelino Kubitschek, com a decisão de se estabelecer uma indústria do setor no País. Foi criado o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), em 1956, para estudar, planejar e aprovar projetos nesta área. De acordo com Faro e Silva (2002, p. 86), a capacidade total instalada em 1960 ultrapassou em 17,2% a meta fixada de 170 mil veículos.

O CONTEXTO HISTÓRICO - ECONÔMICO DA DÉCADA DE 90 No Brasil, esta década foi marcada pela consolidação do cenário de estabilidade econômica e por reformas de inspiração liberal, tais como a abertura comercial e financeira, a desregulamentação, a internacionalização da estrutura produtiva, a disciplina fiscal e o processo de privatizações. Nesse contexto, a economia brasileira aparece como um dos principais países receptores do fluxo de capitais internacionais, sobretudo após a implementação do Plano Real. Dentre esses recursos externos, destaca-se o papel do investimento direto estrangeiro (IDE), cujo volume, a partir da segunda metade da década, supera o volume de entrada de capitais de curto prazo, constituindo uma alteração significativa na estrutura de propriedade de capital no Brasil.

O CONTEXTO HISTÓRICO - ECONÔMICO DA DÉCADA DE 90 O volume de IDE bruto aumentou consideravelmente, passando de uma média de US$ 2,4 bilhões entre 1991 e 1995 para US$ 22,3 bilhões entre 1996 e 1999. A participação do Brasil nos fluxos mundiais esteve em ascensão por quase toda a década de 1990, desde 1990 até 1998, onde os investimentos no país representaram 4,2% do total mundial. A partir de 1999 a participação brasileira inicia uma trajetória de queda, culminando em 2003 com uma participação de apenas 1,8% dos fluxos mundiais de investimentos.

O CONTEXTO HISTÓRICO - ECONÔMICO DA DÉCADA DE 90 Os principais fatores que contribuíram para o aumento desse fluxo foram, no âmbito interno, a desregulamentação, a abertura comercial e as privatizações, além do tamanho do mercado interno. Existem outros pontos, por outro lado, como o processo de reestruturação produtiva na indústria e nos serviços, as estratégias empresariais e o tamanho do mercado, aí compreendidos o nível de renda, o histórico de crescimento, o potencial de crescimento e a criação do Mercosul. As razões externas dizem respeito ao fato que não apenas o Brasil foi contemplado com o aumento expressivo dos fluxos de IDE, mas também as economias desenvolvidas e os países em desenvolvimento de renda média.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A Industrialização Brasileira nos Anos de 1950: Uma Análise da Instrução 113 da SUMOC ; Ana Cláudia Caputo E Hildete Pereira de Melo. Investimento direto estrangeiro e implicações macroeconômicas no Brasi; Antônio j. M. Lima , Frederico g. Jayme. Criação da SUMOC – Portal Brasil http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1945/criacao-da-sumoc